A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE

2 PROPOSIÇÕES CURRICULARES ENSINO FUNDAMENTAL I – MATEMÁTICA O QUE É? PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO ANUAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FLEXIBILIDADE DE AUTONOMIA PARA O FAZER PEDAGÓGICO

3 MATEMÁTICA NO CONTEXTO HISTÓRICO  MATÉRIA DIFÍCIL  PADRÃO DE AULAS NO MESMO FORMATO  ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO

4 PROCESSOS DE DESTAQUE NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATUALMENTE  DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS E METODOLOGIAS DE ENSINO;  AMPLIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;  PREOCUPAÇÃO COM CONCEITOS E CONTEÚDOS BÁSICOS.

5 PERSPECTIVA DA PROPOSIÇÃO  CENTRALIDADE DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM  CAPACIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS AO LONGO DO EF

6  Conhecimentos disciplinares que serão aprendidos  Comportamentos que serão construídos frente às situações- problema;  Modos de fazer e de pensar matematicamente que serão desenvolvidos.

7 DESENVOLVER CAPACIDADES POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS Pensar Investigar Produzir Registrar, Usar, Fazer Apreciar a Matemática

8  SITUAÇÕES PROBLEMAS - PERMITE PROBLEMATIZAÇÃO  CONCRETAS E ABSTRATAS  DISCUSSÕES E REFLEXÕES  FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA SÃO PROCESSOS LENTOS, CONTÍNUOS E INDISSOCIÁVEIS.

9 PROPOSIÇÕES PARA O 1º CICLO  ARTICULAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO - a aprendizagem de Matemática só se realiza em um ambiente que favoreça o diálogo, a troca de informações, a negociação e o respeito mútuo  NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, A AQUISIÇÃO DAS CAPACIDADES DE LER, ESCREVER E FAZER USO DAS DIVERSAS LINGUAGENS PROPICIA UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MATEMÁTICA E COM AS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.

10 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Compreender o que se lê e escrever o que se compreende a respeito das primeiras noções de lógica, de aritmética e de geometria. (DANYLUK, 1998, p. 20) A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ENVOLVE A COMPREENSÃO, A INTERPRETAÇÃO E TAMBÉM A COMUNICAÇÃO DAS IDEIAS E DOS PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS.  JOGOS E BRINCADEIRAS SÃO ESSENCIAIS NESSE PROCESSO.

11 PROPOSIÇÕES PARA O 2º CICLO  PROCESSO ARTICULADO COM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ECUCANDO  DESENVOLVER TRABALHOS COM O OUTRO  FAZER (matemática)  PERCEBER (utilidade)  RECONHECER (dimensão cultural)  APRECIAR

12  O PROFESSOR É ELEMENTO CHAVE PARA AUXILIÁ-LOS A COMPREENDER O SIGNIFICADO DAS TAREFAS E APRENDER A REALIZÁ-LAS COM CONFIANÇA, CONSISTÊNCIA E ORGANIZAÇÃO.  TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO  AMPLIAÇÃO DE DIVERSIFICAÇÃO DAS FORMAS DE SISTEMATIZAÇÃO E REGISTROS

13  No 2º ciclo é essencial que a resolução de problemas se torne um objeto de reflexão na sala de aula, propiciando um exercício coletivo de metacognição.  Mais do que perceber que um problema pode ser resolvido de várias maneiras diferentes, os educandos devem aprender que determinado modo de resolver um problema pode ser usado em muitos outros.

14 BOA NOITE E ATÉ NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...


Carregar ppt "CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google