H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
A história através dos gráficos...
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
DIRETRIZES CURRICULARES
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Movimentos Migratórios e Urbanização
Diversidade Cultural.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Brasil: Dinâmica Demográfica
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
CENTRO SUL.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Estrutura fundiária brasileira Histórico
MIGRAÇÕES.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Movimentos Migratórios
Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia
Movimentos migratórios
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
América.
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
REGIÃO CENTRO OESTE.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Histórico e Hierarquias urbanas
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Estratégia e tática A definição de objetivos estratégicos e táticos políticos exige: estudos e conhecimentos sobre a dinâmica histórica e conjuntural econômica,
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Professor Luiz Felipe Geografia
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Fluxos Migratórios.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Uma competência.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas.
História do Afro-brasileiro
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
Produção Econômica da América Latina – parte II
Fonte: Organização Internacional para Migração
IMIGRAÇÃO.
O espaço urbano e o processo de urbanização
01. A posição geográfica dos estados da região
O que é globalização ?.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Transcrição da apresentação:

H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social C 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

INTERPRETAÇÃO DE POEMAS LEITURA DE INFOGRÁFICOS

UFF - 2008 A política imigracionista do Império Brasileiro quase sempre esteve relacionada à necessidade de mão-de-obra em substituição ao cativo e ao liberto, considerados incapazes para o trabalho livre. O conteúdo ideológico desta assertiva tem propiciado uma intensa produção acadêmica sobre o tema. Assinale a opção que traduz a afirmativa correta.

(A) A formação de colônias oficiais tinha um conteúdo estratégico em áreas limítrofes com outros países, já que assegurava o domínio brasileiro sobre as terras fronteiriças. (B) Ao contrário do que normalmente se pensa, a política imigracionista esteve ancorada na distribuição de grandes lotes de terras para fazendeiros, oriundos das regiões mais ricas da Europa Ocidental. (C) A imigração chinesa foi tentada com muito sucesso nas regiões sul do Brasil na primeira metade do século XIX, impulsionada pela visão positiva sobre os asiáticos. (D) O fluxo migratório revela o interesse dos camponeses europeus em busca de novas terras. O Brasil raramente conseguiu atrair imigrantes, sendo insignificante o número que chegou ao país no século XIX. (E) O vitorioso projeto de colonizar o Brasil com base na pequena propriedade assentou-se no esforço de democratizar o acesso à terra nos moldes norte-americanos.

ENEM - 2006 O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América Latina. No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.

As migrações citadas estao relacionadas, principalmente, a (A) ameaca de terrorismo em países pertencentes a OCDE. (B) política dos países mais ricos de incentivo a imigração. (C) perseguição religiosa em países muçulmanos. (D) repressão política em países do Leste Europeu. (E) busca de oportunidades de emprego.

ENEM – 2004 Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000.

Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que (A) o aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade. (B) quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje. (C) a diminuição relativa da população rural coincide com o aumento do número de filhos por mulher. (D) quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade. (E) com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.