PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O FIM do REGIME MONÁRQUICO
Advertisements

Primeiros passos do período republicano
MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( )
1 - Diferentes projetos republicanos:
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
História do Brasil Era Vargas.
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
A República Velha: República da Espada + República das Oligarquias (1889 – 1930) *A República da Espada teve seu início quando os militares lideraram o.
História do Brasil REPÚBLICA
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
OS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA NO BRASIL
Primeira República.
REPÚBLICA DA ESPADA CAFÉ COM LEITE
A REPÚBLICA CRISE DO IMPÉRIO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
2 - A república no Brasil.
Prof. Webster Pinheiro.
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Brasil República.
Revolução Federalista e de 1923
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
Aspectos políticos, sociais e econômicos
O Processo de Formação da Primeira República
Getúlio Vargas.
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
Professor Edley
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
A REPÚBLICA NO PARANÁ E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA. Vários fatores facilitaram a difusão das ideias republicanas: a velhice do monarca, o isolamento da monarquia.
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
Resumo Em 1930, por meio da “Revolução de 1930”, Getúlio Vargas chega ao poder, e coloca fim à República Velha (ou política do café-com-leite), e consequentemente.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
2 - República da Espada (1889 – 1894):
História do Brasil Era Vargas.
1 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com a 1894 Deodoro (1889 a 1891) Floriano (1891 a 1894) Rep. Da Espada 1894 a 1930* OLIGAR QUIAS rurais.
História do Brasil República da Espada
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
República Velha 1889 – 1930.
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
PRIMEIRA REPÚBLICA Prof: Max.
República Velha
15 de Novembro de 1889 Mal. Deodoro da Fonseca: Ocupação do Quartel-General do Rio de Janeiro Deposição do Gabinete Imperial (Ministros: Ouro Preto – chefe.
Era Vargas História 9º’s.
O Fim do Segundo Reinado
1 - Diferentes projetos republicanos:
PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR DIFERENTES PROJETOS: LIBERAL = CAFEICULTORES PAULISTAS – PRP FEDERALISMO DESCENTRALIZADO JACOBINO = SETORES URBANOS – CLASSE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
1 - Diferentes projetos republicanos:
1 - Diferentes projetos republicanos:
1 - República da Espada (1889 – 1894):
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
1 - Diferentes projetos republicanos:
Transcrição da apresentação:

PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo, alterar a estrutura social e econômica.

Governo Provisório -15 de novembro de 1889, formou-se o governo provisório da República, chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que logo nas suas primeiras deliberações revelou seu caráter conservador. Primeiras medidas adotadas por Deodoro da Fonseca: - Federalismo -Separação entre Igreja e Estado -Instituição dos Três Poderes -Grande naturalização -Nova bandeira -Convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte

REFORMA FINANCEIRA DE RUI BARBOSA -Com o objetivo de estimular o crescimento industrial, o ministro permitiu uma grande emissão de dinheiro, o que gerou uma grande inflação e um aumento generalizado dos preços. -Os cafeicultores protestaram contra a política econômica de Rui Barbosa, apelidada de Encilhamento -Após elaborar a primeira Constituição, a Assembleia Constituinte foi transformada em Congresso Nacional que deveria eleger o primeiro presidente da República

-A oligarquia cafeeira paulista, desconfiada do autoritarismo de Deodoro da Fonseca, apoiou Prudente de Moraes e o Marechal Floriano Peixoto para vice, por outro lado, os militares insistiram na candidatura de Deodoro -Eleito, Deodoro da Fonseca dissolveu o Congresso, desrespeitando a Constituição, o que gerou manifestações e revoltas, como a greve dos trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil e a Primeira Revolta da Armada, liderada pelo Almirante Custódio José de Melo. Diante da possibilidade de uma guerra civil, Deodoro renunciou ao cargo, no dia 23 de novembro de 1891.

GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO (O Marechal de Ferro consolida a República) -Primeiras medidas de seu governo: Afastamento dos chefes de governos estuduais Reabertura do Congresso Nacional. -Através do ministro da Fazenda, Serzedelo Correia, facilitou a importação de equipamentos industriais e concessão de empréstimos, gerando insatisfação da oligarquia cafeeira tradicional. -Proibição de emissão de dinheiro por parte dos bancos particulares, ficando a cargo exclusivamente do governo federal.

-Para conquistar a simpatia das camadas urbanas, Floriano baixou o preço da carne, dos alugueis, e aprovou uma lei de construção de casas populares, o que não encobria sua face autoritária. -Os oposicionistas alegavam que Floriano deveria convocar novas eleições, o que estava previsto na Constituição -31 de março de 1892, treze generais enviaram ao presidente uma carta-manifesto exigindo a convocação de novas eleições presidenciais, o resultado foi o afastamento dos militares das Forças Armadas, fazendo explodir, em 1893, a Segunda Revolta da Armada. -Com o apoio do Exército e do PRP, Floriano conseguiu dominar os revoltosos.

REVOLUÇÃO FEDERALISTA -No RS, em 1893, estourou um conflito entre dois partidos políticos: o Republicano Gaúcho, apoiado por Floriano e o Federalista representando os tradicionais estancieiros gaúchos -Júlio de Castilhos defendia o governo central e liderava o grupo republicano, os chimangos ou castilhistas -Gaspar Martins defendia a descentralização política e liderava o grupo federalista,os maragatos -Ao final, os republicanos venceram, mas o conflito só terminou em 1895, no governo de Prudente de Moraes.