VERBO: ESTRUTURA E FLEXÃO

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Transcrição da apresentação:

VERBO: ESTRUTURA E FLEXÃO Definição: o verbo indica a ação, estado, fato ou fenômeno, bem como duração, aspecto e procedimento.

ESTRUTURA Morfemas específicos Radical Vogal Temática Desinência Modo-temporal Desinência número-pessoal

FLEXÃO DAS FORMAS VERBAIS Número (O verbo admite flexão no singular ou no plural.) Pessoa (São três pessoas distintas: 1ª, 2ª. e 3ª.) Modo (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo) Tempo (Presente, Passado e Futuro)

TEMPO SIMPLES DO INDICATIVO Presente Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito Pretérito mais-que-perfeito Futuro do Presente Futuro do Pretérito

TEMPOS SIMPLES DO SUBJUNTIVO PRESENTE PRETÉRITO IMPERFEITO FUTURO IMPERATIVO: Afirmativo Negativo

VOZES VERBAIS Voz Ativa Voz Passiva: Voz passiva analítica Voz passiva sintética Voz Reflexiva: Reflexiva Reflexiva recíproca

INDICATIVO Maria acredita em Deus. (Presente) Ana comprou um carro novo. (Pretérito Perf.) Chico compunha canções de protesto. (Pretérito Imperfeito) Quando cheguei, o inspetor entregara as provas há 2 minutos.(pretérito perf./pret. mais-que-perfeito) O governo confirmará o aumento do IPI na próxima semana. (Futuro do presente) Ele entenderia o problema se tivesse comprado o mesmo produto. (futuro do pretérito)

SUBJUNTIVO Ainda que você compreenda a situação, sei que é difícil aceitá-la. (Presente) Se fosse possível, correria pra bem longe daqui. (Pretérito Imperfeito) Quando fizer o seu dever, poderá sair com os amigos. (Futuro)

Vozes O policial efetuou o disparo. (voz ativa) O motorista foi multado pelo policial. (voz passiva analítica) Vendem-se casas. (voz passiva sintética) A criança feriu-se. (voz reflexiva) Os torcedores rivais agrediram-se antes da partida. (voz reflexiva recíproca)

O verbo “for” Vestibular de verdade era no meu tempo. Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo; meu e dos outros coroas. (...) O vestibular de Direito a que me submeti, na velha faculdade de Direito da Bahia, tinha só quatro matérias: português, latim, francês ou inglês e sociologia, sendo que esta não constava dos currículos do curso secundário e a gente tinha de se virar por fora. Nada de cruzadinhas, múltipla escolha ou matérias que não interessassem à carreira. Tudo escrito tão ruibarbosianamente quanto possível, com citações decoradas, preferivelmente. (...) Quis o irônico destino, uns anos mais tarde, que eu fosse professor da Escola de Administração da Universidade Federal

da Bahia e me designassem para a banca de português, com prova oral e tudo. Eu tinha fama de professor carrasco, que até hoje considero injustíssima, e ficava muito incomodado com aqueles rapazes e moças pálidos e trêmulos diante de mim. Uma bela vez, chegou um sem o menor sinal de nervosismo, muito elegante, paletó, gravata e abotoaduras vistosas. A prova oral era bestíssima. Mandava-se o candidato ler umas dez linhas em voz alta (sim, porque alguns não sabiam ler) e depois se perguntava o que queria dizer uma palavra trivial ou outra, qual era o plural de outra e assim por diante. Esse mal sabia ler, mas não perdia a pose. Não acertou a responder nada. Então, eu, carrasco fictício, peguei no texto uma frase em que a palavra “for” tanto podia ser o verbo “ser” quanto o verbo “ir”. Pronto, pensei. Se ele distinguir qual é o verbo, considero-o um gênio, dou quatro, ele passa e seja o que Deus quiser.

- Esse “for” aí, que verbo é esse - Esse “for” aí, que verbo é esse? Ele considerou a frase longamente, como se eu estivesse pedindo que resolvesse a quadratura do círculo, depois ajeitou as abotoaduras e me encarou sorridente. - Verbo for. - Verbo o quê? - Conjugue aí o presente do indicativo desse verbo. - Eu fonho, tu fões, ele fõe – recitou ele, impávido. – Nós fomos, vós fondes, eles fõem. Não, dessa vez ele não passou. Mas, se perseverou, deve ter acabado passando e hoje há de estar num posto qualquer do Ministério da Administração, numa equipe econômica ou aposentado como marajá... JOÃO UBALDO RIBEIRO. Estado de SP, 1998.