O Realismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Básica e Secundária de Santa Maria História – Leonilde Resendes
Advertisements

REALISMO.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Memória Póstumas de Brás Cubas
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
CONTO Professora: Josiane.
Dom Casmurro Machado de Assis.
Realismo - Naturalismo
Machado de Assis: o autor
Literatura Portuguesa
Realismo e Naturalismo
Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
REALISMO E NATURALISMO
Romantismo em Portugal
A Nova Califórnia Conto de Lima Barreto.
Origem e desenvolvimento da crônica
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
José Maria Eça de Queirós; Nasceu dia 25 de novembro de 1845 em Póvoa do Varzim; Cursou a Faculdade de Direito de Coimbra; Foi jornalista, advogado, diplomata,
Memórias Póstumas de Bras Cubas
DOM CASMURRO Machado de Assis.
ROMANTISMO.
LITERATURA 2013 Acesso Educação.
NOITES CABÍRIA DE.
PROJETO CURTAS SANTA DOROTÉIA
Machado de Assis Características do Estilo do Autor
Machado de Assis: vida e obra
A CONFISSÃO Flávio Carneiro.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
Machado de Assis e o Realismo
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Colégio Santa Dorotéia LITERATURA & REDAÇÃO PROFESSOR DANILSON ALVES DA SILVA PROFESSORA FERNANDA MELLO FERRARY ABRIL/2008.
“OLHOS DE RESSACA” TRECHO DE “DOM CASMURRO” DE MACHADO DE ASSIS.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
REALISMO NO BRASIL.
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Bernardo França lima Turma:201
O REALISMO.
REALISMO.
Realismo - Naturalismo
Eça de queiros.
Realismo - Naturalismo

Realismo - Naturalismo
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
REALISMO / NATURALISMO
REALISMO Revolução Industrial
GÊNEROS TEXTUAIS.
1° Seminário de Integração Etapa VI
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
Características dos contos e das fábulas
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Revisão de Lit.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Realismo: a pintura da vida real Belmiro de Almeida.Arrufos,1887.
Obra aberta. Maior escritor brasileiro de todos os tempos, Joaquim Maria Machado de Assis ( ) era um mestiço de origem humílima, filho de um mulato.
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
Eça de Queirós Trabalho realizado por: Francisco Palas nº 8 Madalena Prestes nº 16 Professora: Cristina Pimentel Disciplina: Português Escola.
Trabalho Realizado por: -Nádia Martins, nº20 -Pedro Pinheiro, nº 23 Professora: -Cristina Pimentel.
Transcrição da apresentação:

O Realismo

Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem buscava um amor romântico, perfeito e impossível, mas a dura realidade, sem emoções, não permitia realizar suas pretensões, e ela acabou por se suicidar. O ambiente social, na Europa de então, sofria os efeitos da consolidação da civilização burguesa, o surgimento do proletariado e de suas lutas, das idéias do liberalismo e democracia e suas inúmeras mudanças, o desenvolvimento das ciências naturais e teorias científicas.

Projeto literário realista Representação da realidade que permita denunciar aspectos negativos da sociedade Olhar mais racional, objetivo e crítico Temas de interesse coletivo como opressão, corrupção e adultério.

Realismo em Portugal Realismo se iniciou em Portugal com a Questão Coimbrã, polêmica literária entre Antero de Quental, Teófilo Braga e os jovens literatos que surgiram na década de 1860, e os representantes da geração anterior, entre os quais se destacava Castilho.

Eça de Queirós O principal representante do Realismo português foi Eça de Queirós, com a publicação do conto Singularidades duma rapariga loira que foi a primeira narrativa realista escrita em português. O crime do padre Amaro O primo Basílio Os Maias

Realismo no Brasil Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, de 1839 — Rio de Janeiro, de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional.Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.

Dom Casmurro Narrado em primeira pessoa, Dom Casmurro foi publicado em 1900, embora a data da edição seja de 1899. Essa obra continua a trajetória de renovação iniciada com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881. O emprego de capítulos curtos, da já conhecida ironia, do pessimismo amargo e de técnicas narrativas renovadoras, como as digressões, metalinguagem e intertextualidades, mantêm-se também nesse romance.

Aspectos relevantes Em Dom Casmurro, a narrativa exerce a função de uma espécie de autobiografia do protagonista, Bentinho. Dessa forma, a memória servirá de vínculo entre a narrativa presente e a suposta verdade dos fatos, que a distância entre o passado e o presente teimou algumas vezes em nublar para o narrador. Esse resgate pela memória a partir do presente (flash-back) é, como acabamos de dizer, falho, já que o tempo incumbiu-se de distanciar os fatos do momento da escrita. Com isso, a narrativa não poderia seguir um caráter linear, nascendo fragmentada, digressiva. Esse processo de escrita tem a nítida intenção de atribuir ao leitor o papel de explicar a maior dúvida de Bentinho: teria sido traído pela esposa com seu melhor amigo, Escobar, ou não?

Dom Casmurro Dentre as tais chaves destaca-se a não-confiabilidade do narrador (Bentinho), envolvido por sua personalidade ciumenta, invejosa, cruel e perversa aponto de destruir aqueles que ama por uma suspeita que o leitor atento percebe ser no mínimo discutível.

Passado X Presente Ao evocar o passado, Bentinho (D. Casmurro), que é o narrador-personagem, coloca-se em um ângulo neutro de visão. Dessa maneira pode repassar, sem contaminar, episódios e situações, atitudes e reações. Simultaneamente, opõe a esse ângulo de reconstrução do passado, o ângulo do próprio momento da evocação, marcado pelo desmoronamento da ilusão de sua felicidade. Dessa forma, temos uma dupla visão da experiência, reconstituída em termos de exposição e análise. A visão esfumaçada do adultério é intencional. Dele o leitor só tem provas subjetivas, a partir da ótica do narrador, que nele acredita.

Capitu Capitu possuía "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", mas para Bentinho os olhos pareciam "olhos de ressaca"; "Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, com a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca".