Protozoário flagelado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agente etiológico: Trypanosoma cruzi
Advertisements

Protozooses 3º EM Prof. José Renato.
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
Trypanosoma cruzi Filo: Sarcomastigophora Subfilo: Mastigophora
Leishmaniose Tegumentar Americana
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Protozooses.
Filo Nematodea (Nematelmintos)
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
Vírus Márcia Regina Garcia.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
TUBERCULOSE.
Sistema Circulatório.
HISTÓRICO A esquistossomose é uma doença conhecida desde a antiguidade. O exame de múmias do antigo Egito revelou lesões produzidas pela doença. Em 1852,
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Doença de Chagas Tripanossomíase Americana.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC
Doença de Chagas Introdução
PROTOZOOSES.
Revisão para a Recuperação - Protozoários
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
Calazar.
Trypanosomiase africana
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
Trabalho de Biologia Leishmaniose Colégio Cenecista Catanduvas
Doença de chagas.
TRYPANOSSOMA CRUZI INTRODUÇÃO
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Biologia Setor B – Móds. 02/03 Protozoários Prof. Rafa.
Protozoários.
Leishmaniose.
PROTOZOÁRIOS.
Leishmaníase.
Biologia 2 Cap. 12 Doenças humanas causadas por protozoários
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
Biologia Setor 1403 Móds. 03/04 Protozoários Prof. Rafa.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS PARASITAS MONOXENOS:
FEBRE MACULOSA E SUA EPIDEMIOLOGIA
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
EPIDEMIOLOGIA DEFINIÇÕES.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
DOENÇA DE GHAGAS Miss Aska Moriyama (58) Mister Daniel Cipolli(56)
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
Malária.
Prof. Pascoal Belico Cária Biologia
PROTOZOOSES.
Docente.: Profº Dr. Willian
DOENÇAS CAUSADAS POR PARASITAS
DOENÇA DE CHAGAS Histórico Oswaldo Cruz
Universidade Federal do Maranhão Departamento de Patologia
Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE.
REINO PROTISTA.
Doença de Chagas.
Balantidíase Infecção do intestino grosso que, em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, muito semelhante clinicamente à amebíase. Seu.
OS PROTOZOÁRIOS REINO PROTISTA Profº Marcio.
Trypanosoma cruzi Filo: Sarcomastigophora Subfilo: Mastigophora
LEISHMANIOSE VISCERAL (Calazar)
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Doença de Chagas. Agente Causador :  O agente causador é o Trypanossoma cruzi ;  Ele se hospeda nos insetos, mas seu transmissor oficial é o barbeiro.
Giardia intestinalis e Giardíase
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 5 (6ª série)
Transcrição da apresentação:

Protozoário flagelado Doença de Chagas Protozoário flagelado

Carlos Chagas, médico sanitarista, foi quem identificou pela primeira vez o protozoário causador da doença que afetava as populações pobres e os trabalhadores que construíam a estrada de ferro Central do Brasil.

O Vetor O protozoário Trypanosoma cruzi, é encontrado no sangue de animais silvestres como tatu, gambá e algumas espécies de macacos. O barbeiro, inseto hematófago, também conhecido como “chupança”ou “chupão”, se contamina quando pica os animais silvestres que hospedam o protozoário. Em contato com a população, o barbeiro infectado, transmite a doença ao homem.

A contaminação Enquanto o barbeiro suga o sangue do homem, defeca. Em suas fezes estão os Trypanosomas. O hospedeiro coça e os protozoários chegam ao sangue. O local da picada incha e fica dolorido.

O Ciclo

A doença O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada e o diagnóstico é feito através de um exame de sangue. Em caso de contaminação a medicação é dada sob acompanhamento médico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue. Na fase crônica, não compensa utilizá-lo mais e o tratamento é direcionado às manifestações da doença a fim de controlar os sintomas e evitar as complicações.

As consequências Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago. Nas fases crônicas da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como aumento do coração, aumento do cólon que pode provocar retenção das fezes e megaesôfago, cujo principal sintoma é a regurgitação dos alimentos ingeridos. Essas lesões são definitivas, irreversíveis.

Combate Apesar de muitas pesquisas e de grandes progressos alcançados no estudo da doença de Chagas, o seu tratamento apresenta, ainda hoje, muitos problemas. Alguns medicamentos já existem, capazes de matar e destruir o Trypanosoma cruzi no período inicial da doença. Não existe vacina contra a doença de Chagas, e a melhor maneira de enfrentá-la ainda se dá por meio da prevenção e do controle, combatendo os vetores, mediante o emprego de inseticidas, melhoria das habitações para evitar a proliferação dos barbeiros, eliminação dos animais domésticos infectados e controle e descarte do sangue contaminado pelo parasita e seus derivados.

Curiosidades A transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, são outras formas de se contrair a doença. Recentemente descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos de pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto. Acredita-se que houve, nesses casos, invasão ativa do parasita, via aparelho digestivo. O Trypanosoma cruzi, protozoário que causa a doença de Chagas, pode ser a chave para a criação de uma vacina contra o câncer Eles colocaram no protozoário um gene que gera uma memória no sistema imunológico, que passa a destruir tumores rapidamente. Uma série de projetos de pesquisa tem conseguido avanços importantes na vacinação contra a doença de Chagas, culminando com a cura inédita de camundongos altamente suscetíveis por meio de uma tecnologia de vacina de DNA. No entanto, ainda não há perspectiva para a realização de testes clínicos.

http://www.youtube.com/watch?v=WXoKVQFpUSo http://www.youtube.com/watch?v=iFCwdI6KbGg http://www.fiocruz.br/chagas/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home