Introdução à Informática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jogo de Informática Um jogo produzido pela professora Danielle Diormandiè, com objetivo de desenvolver o conhecimento e a prática em todas as disciplinas.
Advertisements

Tecnologias da Informação e da Comunicação
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONTÁBEIS
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
O Portal do Estudante de Computação
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor Robson Campos
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
Arquitetura de Computadores
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Componentes de um computador
Professor Felipe Monteiro Lima
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Hardware questions Um jogo produzido por Bruno Mota, com objetivo de desenvolver o conhecimento de crianças e idosos que desejam aprender sobre computadores,
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
Introdução ao Processamento de Dados
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Componentes de um computador
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
HARDWARE.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Técnicos de Suporte Telêmaco Borba
Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa.
Visão Geral Max – Técnico Em Informática. Max _ Técnico Em Informática2 Um Computador Um computador de mesa, os chamados Desktop’s, são constituídos geralmente.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Componentes de um computador
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Introdução à INFORMÁTICA
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Introdução à Informática
Workshop de Informática
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
1 António Arnaut Duarte Windows. 2 Hardware Hardware Hardware Mouse MouseMouse Ambiente Windows Ambiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente Windows Teclado.
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
Componentes de Hardware
Fundamentos de Sistemas Operacionais
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Computação Eletrônica 2
Prof. Jonas Defante Terra
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL INFORMÁTICA COMERCIAL
O Computador.
Projeto Operador de Computador
Introdução à Informática
Arquitetura geral de computadores
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
Introdução a Informática
Jackson Eduardo da Silva
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução a Informática
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
Tecnologias da Informação e Comunicação
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Informática Administração/2016.
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Informática

História do computador Há muitos anos, o homem já se preocupava com a contagem dos números e como registrar as suas idéias. Os homens utilizavam pedras para fazer as contagens do seu rebanho. Nas rochas e grutas, registravam tudo que viam e criavam. Com o passar dos tempos não era mais possível fazer contas com pedras nem efetuar os registros nas pedras e nas grutas. Então, os homens começaram a inventar várias máquinas que facilitariam os seus trabalhos. Um dos primeiros equipamentos fabricados pelos homens foram os Ábacos, inventados pelos chineses. Por meio deles, era possível fazer contas.

Nos anos seguintes foram surgindo novas máquinas, tais como: máquina de calcular, máquina de tear, cartões perfurados... No início deste século surgiu o primeiro computador, o Mark 1. Com o tempo, ele foi chamado de ENIAC, o qual foi utilizado na segunda guerra mundial. Esses computadores eram muito caros e grandes. Chegavam a ser do tamanho de um apartamento de três quartos. Depois de muitas pesquisas, conseguiram chegar aos computadores pessoais, os quais todos nós usamos em nossas casas, escolas e no trabalho. Eles são bem mais velozes e baratos.

O computador e seus periféricos

O Computador A ação executada pelo computador pode ser comparada com o que ocorre com o nosso cérebro e membros. Por exemplo, quando avistamos um amigo e vamos cumprimentá-lo, esse fato acontece em várias fases até o ato de falar bom-dia. Fase 1: Ao avistar o amigo, você recebeu a imagem enviada através dos olhos; Fase 2: Procurou em sua memória uma imagem parecida com aquela; Fase 3: Ao encontrar a imagem, capturou todas as informações referente àquela pessoa; Fase 4: Diante das informações, tomou a decisão de cumprimentá-la; Fase 5: Mandou uma ordem para a boca dizer “Bom-dia”. Isto se assemelha com o processamento do computador.

Como vimos, um simples processo envolve várias fases. Diante disto, encontramos importantes conceitos do processamento de dados: Entrada: Envio de uma informação para o cérebro Processamento: Análise e tomada de decisão diante das informações Saída: Resposta do cérebro à informação recebida Observe o diagrama abaixo: Substituindo pelas partes do corpo envolvida no processo, temos: Podemos dizer que nosso cérebro é uma Unidade Central de Processamento (CPU), e os órgãos internos e externos são os periféricos, isto é, os olhos funcionaram como periférico de entrada, e a boca como periférico de saída.

Hardware: Significa equipamento pesado, é a parte física do computador. Componentes de memória, periféricos, cabos, placas e chips fazem parte dele. Software: São os programas que, utilizando o hardware computador, executam as diferentes tarefas necessárias ao processamento de dados. Existem softwares de vários tipos: Aplicativos, linguagem e sistema.

Processador: É o cérebro do computador – tem como função receber os comandos, processá-los conforme um conjunto de instruções e gerar um resultado. Cada microprocessador possui uma determinada velocidade de processamento medida em MHz. Exemplos: Pentium III 900 Mhz Pentium 4 1.1 Ghz AMD Duron 700 Mhz AMD Athlon 1.0 Ghz

Placa mãe: É a principal placa do computador, é responsável por levar as informações entre processador e periféricos.

Memória Ram: Memória Principal (DRAM): (Dynamic Access Memory) – também chamada de memória principal, tem a função de fornecer a CPU as informações a serem processadas, e conseqüentemente irá guardar os resultados desse processamento. Como o próprio nome diz é volátil, ou seja, ao desligar o computador, perde suas informações.

HD (Hard Disk ou HDD): Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HDD (Hard Disk Drive) ou Winchester. A capacidade do disco rígido, medida em Gigabytes, determina a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. O disco rígido também exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento. O disco rígido é acomodado no gabinete e ligado à placa mãe através de um cabo.

Monitor: O monitor tem uma importância vital, pois em conjunto com a placa de vídeo forma o principal meio de comunicação entre a máquina e nós. O mais comum por parte dos usuários que usam monitores de 14 polegadas, é o uso de resolução de 800x600, pois mesmo quando suportadas, resoluções maiores acabam sendo desconfortáveis em um monitor pequeno. No caso de monitores grandes porém, o uso de resoluções maiores já é fortemente recomendado.

Disquete e Drive 3 ½: Disquete: apesar de ultrapassado, ainda é muito utilizado para armazenamento de dados desde que seu tamanho seja limitado a 1.44 mb, pois é uma mídia removível possibilitando troca de arquivos. Drive 3 ½ : este é o leitor e gravador do disquete.

CD, CD-ROM e Gravador: Pode armazenar 700 Mb. É hoje a forma mais usada de armazenamento de informações, seja em forma de backup ou até mesmo como arquivos de instalação. Comparação: um CD armazena o equivalente a 451 disquetes aproximadamente. Na média pode armazenar até 200 músicas em formato mp3. Quanto ao tipo de mídia, existe a gravável (CD) e a regravável (CDRW). Gravador CDRW CD ROM

Placas de Vídeo, Som, Fax e Rede: Na maioria dos computadores pessoais vendidos hoje, essas quatro placas andam em conjunto, ou seja, vem embutidas junto a placa mãe (onboard). Placa de vídeo: responsável por transformar as imagens e transmiti-las para o monitor. Placa de som: em conjunto com o CD-Rom compõe o kit multimídia, responsável por unir música e vídeo ao computador. Placa de Fax-Modem: é uma das placas mais usadas hoje em dia, pois proporciona o acesso à internet. É medido pela sua velocidade de conexão (56 Kbps) Placa de Rede: é usado muito em empresas, pois através dela é possível ligar vários computadores, possibilitando a troca de arquivos e impressoras. Placa de Rede Placa de Som Fax-Modem Placa de Vídeo

Impressoras: Entre os periféricos essenciais do micro a impressora é o mais importante. É a ferramenta que possibilita colocar em papel o que está no computador. É fabricada em diferentes tecnologias, das quais as mais comuns são as impressoras matriciais, a jato de tinta e a laser. Jato de Tinta Laser Matricial

Scanner: O scanner é um periférico de grande valor para quem deseja passar para o computador imagens gráficas. Os materiais digitalizados podem ser: fotos, recortes de jornais, revistas, desenhos artísticos e técnicos para ilustração que se fossem criados no computador seriam caros e demorados. Por essa razão o scanner é um periférico primordial para o trabalho com artes gráficas.

Teclado e Mouse: Dentre os periféricos de entrada utilizados pelo computador, estão aí os dois mais empregados. Quanto ao teclado, existem vários modelos, sendo os mais utilizados os que empregam o padrão ABNT2 (o que contém ç). Como na foto existem alguns modelos ergonômicos, que possibilitam não somente uma digitação mais confortável, como também impedem o aparecimento da L.E.R (lesão por esforço repetitivo). Em relação ao mouse, existem os de três botões e os de dois, que fazem basicamente o mesmo serviço. O botão esquerdo é o mais utilizado, o da direita é usado geralmente para acessar alguns menus de acesso e atalhos.