Protocolo de Quioto: noções iniciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Meio ambiente e desenvolvimento
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Protocolo de Quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
O INÍCIO DA REVOLUÇÃO AMBIENTAL/ ESTOCOLMO- 72 : A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Nesse primeiro encontro nasceram as primeiras polêmicas acerca desse complexo.
As questões ambientais
POLUIÇÃO DO AR.
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O.M.A. II OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE.
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
TRABALHO REALIZADO NUNO ANA SOFIA LUIS
1 COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PERSPECTIVAS FUTURAS António Gonçalves Henriques.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
Ecologia e relações internacionais
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
O Protocolo de Quioto é um acordo, entre os vários estados, sobre a defesa das Nações Unidas, que visa diminuir substancialmente as concentrações dos.
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Questão Ambiental Conferências mundiais do meio ambiente:
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
Natureza e Tecnologia.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
O Efeito Estufa.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Saúde ambiental Parte da saúde pública que estuda os problemas derivados dos efeitos que o ambiente exerce sobre a saúde das populações Engloba os aspectos.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Instituto Fernando Henrique Cardoso Bolsa de Mercadorias e Futuros Mudança Climática e Desafios do Desenvolvimento São Paulo, 1º de setembro de 2005 Luiz.
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Protocolo de Quioto: noções iniciais Professora Marli Deon Sette e-mail marli@ladesom.com.br Web: www.marli.ladesom.com.br Apresentação: fevereiro de 2008 Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Objetivo: despertar a sensibilização para as questões ambientais, especialmente poluição atmosférica. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente, Poluição Atmosférica e Protocolo de Quioto 1 - A escassez e o conflito: desejos ilimitados X recursos limitados (fatores de produção). Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente, Poluição Atmosférica e Protocolo de Quioto Constatada a escassez e o conflito, surge a necessidade de atribuir preço aos bens escassos e incentivar trade-offs . Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente, Poluição Atmosférica e Protocolo de Quioto Bens ambientais também se tornam escassos, qualitativa ou quantitativamente. Exemplos: Poluição atmosférica; Poluição hídrica; Poluição do solo; Poluição sonora; Poluição visual e; Poluição eletromagnética ou de antena. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente, Poluição Atmosférica e Protocolo de Quioto Como conseqüência da escassez, principalmente a qualitativa, esses bens ambientais passam ser passíveis de atribuição de preço – bens de mercado. Quem imaginaria a água sendo paga; Pior ainda, o ar como objeto de cuidados econômicos!!! Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Porque atribuir preço a bens e serviços ambientais? Busca do desenvolvimento sustentável. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Nessa busca temos um desafio ainda maior daquele que atinge os limites territoriais de um país: A questão da escassez qualitativa de atmosfera. Marli Deon Sette -2008.

Padrões de Qualidade: Poluição atmosférica Poluição atmosférica: superação dos limites máximos definidos de concentração de um poluente na atmosfera, limite esse que garantiria a proteção da saúde e do meio ambiente. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Os principais motivos da preocupação sobre tal poluição é que ela: a) atinge pessoas indeterminadas; b) é transindividual; c) é indivisível; d) as conseqüências são, na maioria das vezes irreversíveis ou de difícil reversão; e) a poluição tem efeitos cumulativos e sinergéticos, gerando conseqüências imprevisíveis; f) os efeitos dos danos podem manifestar-se muito além das proximidades; Suas vítimas não são individualizáveis; Ou seja, é um bem difuso Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Leis da física: Lei da conservação da matéria (Lei de Antoine Laurent Lavoisier) que diz que na natureza nada se cria, nada se perde e tudo se transforma; Segunda Lei da Termodinâmica, a Lei da Entropia, que determina que a entropia total de um sistema termodinâmico isolado tende a aumentar com o tempo, aproximando-se de um valor máximo Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Em virtude dessas características, o excesso de gases liberados na atmosfera, principalmente CO2 tem provocado alterações que podem levar à mudanças climáticas mundiais, com conseqüente elevação do mar e catástrofes. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Principais problemas causados pelo aquecimento global: efeito estufa (principal agente: CO2); e, buraco na camada de ozônio – O3 (principal agente: (Clorofluorcarbono (CFC) destrói a camada O3) . Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto fonte:http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index_arquivos/image008.jpg , pesquisa realizada em 18 de janeiro de 2008. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Local: Antartida. Fonte: http://blog.estadao.com.br/blog/media/060818_0.jpg . pesquisa realizada em 18 de janeiro de 2008. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Em virtude disso o mundo passou a se preocupar há algumas décadas, manifestando a preocupação por meio do protocolo de Quioto. É um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa. O protocolo de Quioto é o resultado formal de discussões sucessivas, em vários Países, sobre a poluição atmosférica. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Em 1972, em Estocolmo, ocorreu a primeira grande conferência mundial sobre o meio ambiente. Essa conferência foi o ponto de partida para a conscientização ecológica, marcadamente para a necessidade da cooperação internacional para a proteção transfronteiriça do ar. Em 1992, vinte anos depois, no Rio de Janeiro-BR, foi realizada a maior conferência mundial sobre os problemas ambientais, a CNUMAD, também conhecida como ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento). Foram traçados diversos princípios que se tornaram presentes nas negociações ambientais, sendo adotados na elaboração da Convenção-Quadro das Nações Unida sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e, conseqüentemente, no Protocolo de Quioto (Soares, in CALSING, 2005). Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto O Protocolo de Quioto foi assinado em Quioto, no Japão, em 1997, Foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998, Foi ratificado em 15 de março de 1999, Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em novembro de 2004. Marli Deon Sette -2008.

Padrões de Qualidade: Poluição atmosférica Por ele se propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até no período de 2008 a 2012, em relação aos níveis de 1990. Marli Deon Sette -2008.

Padrões de Qualidade: Poluição atmosférica Meta: reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global. Marli Deon Sette -2008.

Mapa do Protocolo de Quioto em 2005. Os países representado em vermelho (EUA e Austrália) não ratificaram o protocolo; os países de verde ratificaram o protocolo; os países de amarelo ratificaram mas ainda não cumpriram o protocolo; os países de cinza não assumiram nenhuma posição no protocolo. Marli Deon Sette -2008.

Marli Deon Sette -2008.

Padrões de Qualidade: Poluição atmosférica Principais ações: A redução das emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, por meio de algumas ações básicas: Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Mecanismos flexíveis: a) Exclusivo dos países desenvolvidos: Implementação conjunta de Projetos (art. 6); e, Comércio de Emissões (art. 17) – Comércio de Permissão de Emissão. b) Países desenvolvidos e em desenvolvimento: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – Comércio de Redução de Emissão. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Valores obtidos com o Comércio de Redução de Emissão - REs. US$ 5,00 a US$ 8,00/ton. CO2, no Protocolo de Quioto ou, US$ 1,00/ton. CO2, na bolsa de Chicago. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Principais Compradores de REs. no período de 2004 a 2005: Japão – 21 % Holanda – 16 %. Principais Ofertantes de REs. no período de 2004 a 2005: India – 31% Brasil – 13% Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Expectativa do Brasil no Mercado de MDL de 2008 a 2012: US$ 400 milhões/ano (Araújo, 2006). Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Possíveis atuações no Brasil: Projeto de recuperação de gás de aterro sanitário; Energia limpa; Eficiência energética em transporte; Projetos Florestais. Marli Deon Sette -2008.

Armazenamento de Carbono por há: Varia de acordo com várias considerações, ex.: No caso da regeneração de áreas degradadas, com formação de florestas nativas por plantio ou por regeneração natural, o estoque final de carbono é alcançado após algumas décadas, sendo o armazenamento anual da ordem de 8 a 10 toneladas por hectare, dependendo do solo e das condições climáticas. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Exemplo de Projeto: Projeto implantado pela Peugeot nos Municípios de Juruena e Cotriguaçu/MT. O projeto, orçado em US$ 11 milhões, prevê a conversão de áreas degradadas de pastagens em reflorestamento de espécies nativas. Com uma ocupação inicial de 5 mil hectares em três anos, sua meta é seqüestrar 50 mil toneladas de carbono em 40 anos. Marli Deon Sette -2008.

Meio Ambiente e Protocolo de Quioto Facilidade no Brasil: Extensão territorial, Clima; etc. Outras Vantagens agregadas: Lucro econômico: manejo sustentável – teca, eucalipto, etc. Ex. 1000 há produz 30.000 m3 de madeira, a R$ 80,00 a 100,00 m3 = 3.000.000,00; voisin. Lucro não econômico: beleza cênica, bem-estar, etc. Marli Deon Sette -2008.

Pesquisas no Capítulo 11, seção 11.2 do livro: DEON SETTE, MARLI T. Direito ambiental. Coordenadores: Marcelo Magalhães Peixoto e Sérgio Augusto Zampol Pavani. Coleção Didática jurídica, São Paulo: MP Ed., 2009, 575 p. ISBN 978-85-97898-023-8. Marli Deon Sette -2008.