Oportunidades para MPME na Sociedade da Informação Preparado para o Seminário Internacional: Políticas para Sistemas Produtivos Locais de MPME Mangaratiba, 12 de Março de 2002 SOCINFO/PAL/0079 SOCINFO/PAL/0116 Claudine Oliveira e Flavio Ramos GT-Negócios Eletrônicos / Programa SocInfo
Inclusão Digital: Aspectos do Problema A Exclusão Digital é um fenômeno com diversos cortes: Geográfico (Ex: Norte vs. Sul) Lingüístico (Ex: Países de Língua Inglesa vs Outros Países) Tipologia de Excluídos (Ex: Indivíduos vs Instituições) Etc. Exclusão Digital
Inclusão Digital: Aspectos do Problema (cont.) No Brasil, as vertentes de Exclusão Digital que (no momento atual) mais demandam atenção são: A exclusão de indivíduos: usuários e consumidores e A exclusão de empresas: geradores de serviços online. Exclusão Digital (cont.)
Inclusão Digital: Aspectos do Problema (cont.) Há diversas iniciativas de Inclusão Digital de indivíduos no Brasil (Ex: FUST, Governo Eletrônico, CDI, Sampa.org etc.) Há ainda poucas iniciativas de Inclusão Digital para instituições e, particularmente, para a Micro, Pequena ou Média Empresa (MPME) Exclusão Digital (cont.)
Ano (milhões) LARES (%) PCs (%) INTERNET (milhões) EMPRESAS (%) PCs (%) INTERNET %2%6.1447%28% %2%6.1048%33% %3%6.0149%48% %3%6.1349%37% %5%6.1550%40% %11%6.1755%49% %13%6.1860%51% %15%6.1963%53% %23%6.2065%57% 1999E99.748%29%6.2266%59% 2000E %36%6.2367%60% Penetração de Internet nos EUA (Business e Consumer) Veronis, Suhler & Associates Vs Census Bureaux Goldman Sachs
Comércio Eletrônico e MPMEs: Algumas Tendências Mundiais 1. O Comércio Eletrônico que realmente pesará na Economia e consolidará Tendências é o B2B Comércio Eletrônico B2B ainda está engatinhando no Mundo Na Europa e Japão, a adoção de B2B está começando (e o crescimento explosivo era previsto para 2002/2003 em diante)
Relative B2B Adoption in Europe, and ROW
Mesmo os EUA são um mar de MPMEs, com uma média de 15 empregados por empresa 2. O Comércio Eletrônico B2B basicamente depende do ingresso de MPMEs na Internet Comércio Eletrônico e MPMEs: Algumas Tendências Mundiais (cont.)
Industry DescriptionEstablishments (number) Sales/revenue/ receipts/shipments (in $ 000s) Average Sales per Est. (000s) Paid employees* (number) Average No. of Employees per Est. Mining Utilities Construction Manufacturing Wholesale Trade Merchant Wholesalers Retail Trade Transportation & Warehousing** Information Fianance & Insurance Real Estate & Rental & Leasing Professional, Scientific & Tech Services Admin.& Support & Waste Management Educational Services Health Care & Social Assistance Arts, Entertainment & Recreation Other Services (Except Public. Admin.) 25,868 15, , , , ,155 1,120, , , , , , ,588 40, ,841 99, , ,091, ,243, ,313,535 3,855,525,197 4,055,023,223 2,337,228,314 2,055,603, ,545, ,650,535 2,254,492, ,518, ,627, ,757,446 20,934, ,598, ,114, ,413,461 6,111 25,147 1,332 10,581 8,948 6,230 1,835 1,792 5,561 5, , ,377 1, , ,053 5,732,691 16,999,584 5,820,391 4,607,866 14,115,559 2,927,060 3,221,988 5,767,840 1,761,179 5,416,055 7,439, ,490 13,616,915 1,571,886 3,317, Total6,191,20019,377,681,1283,13093,907,30215 No. of Companies Total Sales/Rev (in $ 000s) Total No. of Paid Employees Avg Sales per Co. (in $ 000s) Avg No. of Employees per Co. 6,191,20019,377,681,12893,907,3023,13015 Notes: * Definition of paid employees varies among sectors ** Data do not include large certified passenger carries that report to the Office of Airline Statistics, U.S. Dept. Of Transportation; and Railroad transportation and U.S. Postal Services industries are out of scope for the 1997 Economic Census Distribution of Companies in the U.S. by Industry and Size (revenue and employees) in 1997
Há tempo para se planejar e implementar uma estratégia abrangente de Inclusão Empresarial, com papéis claros para: O Setor Privado, A Sociedade, e O Governo Em Suma Comércio Eletrônico e MPMEs: Algumas Tendências Mundiais (cont.)
O Desafio Central para Comércio Eletrônico no Brasil Altamente dependentes de alguns Big Players Modernização ocorre do topo para baixo Relação verticalizada tende a se manter Cadeias de Valor das Grandes Empresas
Grande número de empresas no Brasil Informatização crescente (um terço já informatizado?) Resultados concretos ainda pouco consensuais O Desafio Central para Comércio Eletrônico no Brasil (cont.) Pequenas e Médias Empresas
Parte do dia-a-dia do consumidor brasileiro de baixa renda (B2C Real) Baixo grau de informatização atual Alto grau de empreendedorismo Consumidores O Desafio Central para Comércio Eletrônico no Brasil (cont.) Estabelecimento na Base
Baixa Renda Opera com cash Não compra no exterior Não navega com fluência na Internet Tem hábitos de consumo próprios O Desafio Central para Comércio Eletrônico no Brasil (cont.) Consumidor Brasileiro Típico
É possível levar comércio eletrônico ao dia-a-dia do cidadão comum? É possível promover a conectividade maciça de pequenos estabelecimentos à Internet para incremento de seus negócios? É possível que o processo seja intere$$ante para todos? O Desafio Central para Comércio Eletrônico no Brasil (cont.) Perguntas Motivadoras
É urgente (e certamente possível) ampliar enormemente o universo de atores institucionais, serviços e receitas com Comércio Eletrônico no Brasil. Conclusão