Softwares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Sistemas Operacionais
Software Prof. Lucio Mauro Duarte Prof. Avelino Zorzo
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução à Programação
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Noções de Sistemas Operacionais
Arquitetura e organização de computadores.
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Softwares: Básicos e Aplicativos
ELEMENTOS DA INFORMÁTICA
Sistemas Operacionais
Softwares - Básicos e Aplicativos
Professor: Erivelto Tschoeke – UDESC/CEPLAN
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Fundamento à Informática
Softwares: Básicos e Aplicativos
Professor Fernando Luís
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Computadores Tipos e estrutura interna
História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Ciência da Computação Aula 02: Introdução.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
PCI- Introdução à Computação
Sistema Operativo (S.O) em ambiente gráfico
Introdução à Informática
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Sistemas Operacionais
Computação L1: Infra-Estrutura Básica
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Projeto de Linguagens de Programação
Sistemas da informação para processos produtivos Softwares e programação.
Introdução à INFORMÁTICA
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Introdução à Informática
(Sistema de Processamento de Dados)
Algoritmos e Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Programação de Computadores - 1
Algoritmos e Programação MC102
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Msc. Rafael Robson Negrão 1 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Computação INTRODUÇÃO.
Programação Computacional Aula 2: Introdução -Algoritmos
Aula – Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução à Informática
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Tipos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Sistemas Operacionais
Ciência da Computação I
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução à Programação
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Sistemas Operacionais Parte III. Sistemas Operacionais Classificação dos S.O.  Resumo da aula anterior - Introdução  Sistema de operação da CPU  Tipos.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Ewerton Patrick, Fernando Henrique, Jéssica Rebeca.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Softwares

Secundário (Memória Auxiliar) Sistema central Processamento e Controle Unidade de Entrada Unidade de Saída Armazenamento Secundário (Memória Auxiliar)

para obter os resultados esperados do computador Hardware = computador propriamente dito com todos os seus componentes e periféricos. Software = programas usados para obter os resultados esperados do computador Peopleware = todo o pessoal envolvido com o funcionamento do computador como: analistas, programadores, operadores, etc... Software: Um meio que foi desenvolvido para permitir que as pessoas pudessem comunicar-se com a CPU e fazer com que ela produzisse algo útil.

Software Para usufruir de toda a capacidade de processamento que o Hardware fornece, precisa-se de Software, que é o conjunto de instruções para serem compreendidas pela CPU. SOFTWARE Básico Utilitários Aplicativos

Software Básico É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável, ou seja, são os programas usados para permitir o funcionamento do hardware.

Sistema operacional O SO é um alocador de recursos onde recursos são tempo de CPU, espaço de memória, espaço de disco, etc. É um programa de controle, pois controla os dispositivos de E/S e os programas dos usuários. Seu objetivo: permitir o uso do computador de uma forma conveniente e eficiente. O sistema Operacional é o “elo de ligação” entre a máquina e os Programas/periféricos/Usuário cujas funções principais são: permitir o funcionamento básico do computador e dos seus periféricos: Manter compiladores, editores e outros programas do sistema em locais de memória distintos. executar tarefas básicas de um sistema: copiar, mover, renomear, etc.,gerenciar programas; gerenciar a memória;

Tipos de sistemas operacionais Monotarefa: só consegue executar uma atividade de cada vez. Ex.: DOS Multitarefas: um usuário com mais de uma tarefa sendo executada por vez. (Técnica de passar de uma aplicação para outra de tal forma que elas “parecem” estar sendo processadas simultaneamente) É uma regra hoje a nível de SO Interface gráfica ícones (objetos, símbolos e representações gráficas para representar arquivos, programas, funções e comandos); um dispositivo de posicionamento (mouse); Menus (menu bar, pull-down, pop up); janelas sobrepostas

Utilitários Utilitários de compactação (compressão) de arquivos: reduz o tamanho de um arquivo sem prejudicar os dados. A maioria deles funciona pesquisando o arquivo a procura de padrões extensos e freqüentemente repetidos e substituindo este padrões por códigos menores. Quando descompactado o utilitário restaura o padrão extenso onde cada código é encontrado). Ex.: WinRAR, Winzip Softwares Antivírus

Utilitários (cont.) Programas para desfragmentação de arquivos O que é fragmentação? A fragmentação ocorre quando um arquivo e dividido em pedaços para caber nos espaços vagos de um disco A fragmentação dos discos em um computador, afeta drasticamente sua performance e sua produtividade. A desfragmentação “re” grava de maneira mais eficiente, mas pode levar algum tempo (depende do tam. do volume, do nº de arquivos, da % de fragmentação e da disponibilidade de recursos do sistema).

Software Básico: Tradutores Tradutores: Programas responsáveis pela transformação de uma linguagem de programação em linguagem de máquina. Linguagem de Programação: É um conjunto de símbolos (vocabulário) e regras (gramática) que especificam como transmitir informações entre usuários e computador. Com as linguagens de programação é que os programadores criam os aplicativos (PROGRAMAS) para os usuários trabalharem ou se divertirem. Existem diversos tipos de linguagens, cada uma possui suas vantagens e desvantagens e são utilizadas em diferentes aplicações..

Programa Programa é a seqüência lógica de instruções que determina ao computador o que ele deve fazer. Não confundir programas com dados: enquanto o programa define o modo de trabalho do computador, os dados são os elementos que serão manipulados. program PAR_IMPAR; var valor: integer; begin write('Informe valor : '); readln(valor); if (valor mod 2 = 0) then writeln('O valor ', valor,' eh par') else writeln('O valor ', valor,' eh impar'); readln; end. EXEMPLO

Linguagem de máquina: É baseada em código binário, em 0s e 1s Linguagem de máquina: É baseada em código binário, em 0s e 1s. É utilizada diretamente pelo computador. Linguagem de baixo nível: É uma simplificação da linguagem de máquina. Permite que os programas utilizem abreviações simples de instruções de programa (mnemônicos) Exemplo: Ling. Assembly. Compare A,B Linguagem de alto nível: Utiliza combinação de um conjunto de símbolos de acordo com certas regras de sintaxe para expressar uma seqüência de operações de máquina. É uma linguagem que não exige conhecimento do código de máquina. São mais fáceis de ler, escrever e manter. Instruções são escritas em inglês (PRINT, Display)

Linguagem de alto nível

Linguagem de baixo nível

Linguagem de máquina

Dois conceitos importantes ... Arquivo e diretórios Todo sistema de computação manipula informações com certa regularidade. Essas informações são guardadas em discos ou fitas e são denominadas arquivos. Todo arquivo deve ter um nome para que possamos encontrá-lo e utilizá-lo posteriormente. Os caracteres a seguir, não são permitidos para nomes de arquivos: , . / \ | ? * " : ; [ ] = + Os diretórios são criados para organizar as informações. Imagine um disco como um armário de arquivos e os diretórios como gavetas e pastas. São também denominados pastas