SCRATCH Aula Aberta Auditório da ESTGL (Ed

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como pesquisar na internet
Advertisements

Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Para aceder aos seus documentos e editá-los, esteja onde estiver
1º) Clique aqui para criar uma nova conta.
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Segundo a Microsoft, este novo sistema é ideal para os amantes de Músicas, Vídeos e Fotos. Compartilhamento: A idéia deste novo sistema é simplificar.
Outros navegadores Mozila Firefox. Navegadores Os browsers ou navegadores são software como qualquer outro e existem de vários fabricantes actualmente.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Ferramenta de ensino on-line
WEBCASTS EDUCAÇÃO 2012 Bem-Vindos ao Ciclo Webcasts Educação 2012! Ainda não estamos a transmitir. A sessão tem início às 18h00.
OneNote 2010 – O seu Caderno Digital
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
Web: criação de páginas
J.A. O Sistema Operativo.
LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
CURSO BÁSICO DE WINISIS
Material Instrucional
Prof. Claudio de Oliveira
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
WEBCASTS EDUCAÇÃO 2012 Bem-Vindos ao Ciclo Webcasts Educação 2012! Ainda não estamos a transmitir. A sessão tem início às 18h00.
WEBCASTS EDUCAÇÃO 2012 Bem-Vindos ao Ciclo Webcasts Educação 2012!
O Office 2010 na Sala de Aula Formadora: Helena Carona.
LOGO Novos Paradigmas Integração e Visualização da informação Filipe MS Bento – Novembro 2008.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Mini - projecto Páginas Web Dinâmicas – Porquê?
Programação de SCRIPTS
Guia Rápido de utilizador
ACESSO A BASE DE DADOS.
Cenário do mundo real Padrões Web em múltiplos browsers, plataformas e dispositivos (HTML5, CSS3 e JS) Suporte a múltiplas plataformas no Windows Azure.
Síntese Cenários recomendados Características Vantagens Desvantagens
O que as escolas (ainda) não ensinam?
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Professor: Márcio Amador
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
Serviços básicos da Internet
Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Informação.
Proposta de trabalho.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Microsoft PowerPoint Ana Rosas & Lúcia Nunes. Imprimir os diapositivos de uma apresentação Guardar uma apresentação.
Desenvolvendo Objetos de Aprendizagem Responsáveis pela Formação: Gislaine Barreto Glaeser – Multiplicadora do CEPIC Jorge da Silva Brandão – Multiplicador.
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador.
O que são, quais existem e suas características.
Capitulo II Sistemas operativo
Prof. Wallace Borges Cristo
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Equipe: Kéren Glaucya Marco Aurélio. INTRODUÇÃO  JCreator é um IDE, ou seja, é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, criado pela empresa Xinox Software.
PROGRAMA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Web e suas Ferramentas.
Tecnologias para Mobilidade
Tecnologias para Mobilidade Prof. Cristina Morishita
ROBÓTICA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO COM ClASSMATE João Vilhete V. d'Abreu NIED/UNICAMP Bruno Leal Bastos Fernando Ortolano Henrique.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Começar com AppInventor Processo de instalação Carlos Pereira Escola Secundária de Sebastião da Gama
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
Transcrição da apresentação:

SCRATCH Aula Aberta Auditório da ESTGL (Ed SCRATCH Aula Aberta Auditório da ESTGL (Ed. 2) José Paulo Ferreira Lousado ESTGL, 29-01-2014

UM POUCO DE HISTÓRIA… 1966 – surge o LOGO, pelas mãos de uma empresa de Cambridge, cujos impulsionadores principais foram Wallace Feurzeig , Seymour Papert, Dan Bobrow , Richard Grant, Cynthia Solomon, Marvin Minsky e John McCarthy, os dois últimos, investigadores do M.I.T.; … ao longo das décadas de 70, 80 e 90, foram várias as versões do LOGO – WinLogo, MegaLogo, CKLogo, etc.

UM POUCO DE HISTÓRIA… 2000 – Com a rápida evolução dos PC’s surgiram versões melhoradas com capacidades expandidas, nomeadamente em 3D : Elica, Imagina Cria e Constrói (Versão PT), Microsoft Logo, FMSLogo (apoia os doentes de esclerose múltipla), Xlogo, Microsoft Small Basic (adaptação do basic aos conceitos do LOGO); 2004 – surge o TurtleArt que utiliza blocos de programação e não as instruções directamente, baseado no Logo Blocks (1995 versão experimental, baseada em Java);

2004 - SURGE O SCRATCH Foi criado com base nos anteriores projetos Microworlds Pro e Logo Blocks; O Scratch é um projecto do Lifelong Kindergarten Group do M.I.T. Media Lab e é disponibilizado gratuitamente; Com o Scratch podemos programar as nossas próprias histórias, jogos e animações interativas e partilhar os projetos com outras pessoas na comunidade; O Scratch ajuda a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente;

SOBRE O SCRATCH O Scratch está concebido especialmente para jovens entre os 8 e os 16 anos de idade, mas é usado por pessoas de todas as idades; Milhões de pessoas criam projectos Scratch numa grande variedade de contextos, incluindo lares, escolas, museus, bibliotecas e centros comunitários; O Scratch é usado em mais de 150 países e está disponível em mais de 40 línguas. O SAPOScratch é um programa educacional que resulta de uma parceria entre a Portugal Telecom e o MIT, desde novembro de 2008. http://scratch.mit.edu/about http://kids.sapo.pt/scratch/about

SAPO SCRATCH Basta criar uma conta Sapo para partilhar os projetos

SCRATCH MIT (V2) Permite importar os projetos da versão 1.4, mas não exporta para essa versão. Permite edição via Browser.

VERSÕES BASEADAS EM SCRATCH (V1.4) Enchanting – programação de Robot NXT (Lego Mindstorm)

VERSÕES BASEADAS EM SCRATCH (V1.4) Bingo – clone que implementa o acesso a ficheiros, internet, expande as funcionalidades do rato e permite criar executáveis do Windows

VERSÕES BASEADAS EM SCRATCH (V1.4) Para Android - Pocket Code (Catrobat) Versão Beta, permite a programação de Robot NXT (Lego Mindstorm): https://pocketcode.org/ Não implementa ainda a caneta, pelo que é impossível fazer traços

VERSÕES BASEADAS EM SCRATCH (V2) SNAP! – desenvolvido em Javascript, corre diretamente no browser.

OUTRAS VERSÕES BASEADAS EM BLOCOS Blockly – programação visual com blocos via web browser, que converte automaticamente para Javascript, Python, etc…

OUTRAS VERSÕES BASEADAS EM BLOCOS App Inventor – programação visual com blocos via web browser, que permite desenvolver aplicações para Android (usa uma versão do Blockly).

MÃOS À OBRA Interface do SapoScratch Menus de opções Grupos de blocos Área de programação Área dos objetos Visualização

INTERFACE DO SAPO SCRATCH Permite interagir com sensores da Lego WeDo e Pico Sensorboard.

Algoritmos interessantes (FMSLogo) pd 35 pf 100 repita 360 [pf 1 pd 1 ] pf 100 repita 360 [pf 1 pe 1 ] pf 100 pe 12

repita 31 [pf 13 pd 18 repita 100 [pf 10 pd 4]]

Rosáceas repita 16[ pd 35 pf 100 repita 265 [pf 1 pd 1 ] pf 100 repita 265 [pf 0.6 pe 1 ] pf 10 pe 12]

repita 47 [ pd 35 pf 50 repita 265 [pf 0 repita 47 [ pd 35 pf 50 repita 265 [pf 0.5 pd 1 ] pf 50 repita 265 [pf 0.75 pe 1 ] pf 30 pe 12]

repita 47 [ mudecl [255 69 0] pd 35 pf 100 repita 278 [mudecl [255 140 0] pf 1 pd 1 ] pf 100 repita 278 [mudecl [0 255 0] pf 1 pe 1 ] pf 20 pe 12]