Colégio Técnico Vila Branca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Basico de Linux Marcela Santos
Advertisements

Prática de Software e Hardware Básico
REVISÃO DE INFORMÁTICA
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Adaptado do manual do DCC/UFMG e do livro ASO-M
Comandos do Linux SO II.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Shell Script Professor: João Paulo
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Processos no Unix e Linux
Trabalhando com Linux.
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Primeira aula de laboratório
Iniciação ao MatLab Profa Dra. Rossana Lott Rodrigues
Softwares - Básicos e Aplicativos
Sistema Operacional LINUX
Concepts and Capabilities
Nosso relacionamento com computadores é baseado em símbolos.
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a Objetos I Material IV-Bimestre Criando um.
UNIX.
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral Linux Grenciamento de Arquivos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Interpretador Online.
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Informática Aplicada à Administração
Arvore de Diretório. Arvore de Diretório Arvore de Diretório.
FTP (File Transfer Protocol) Protocolo de Transferencia de Arquivos
Programação em shell Instituição:Faculdade SENAC Pelotas
Permissões e Propriedades de Arquivos
Linux Descendente do Unix
Introdução ao Sistema Operacional LINUX
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Noções de Sistema Operacional Linux
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
PROF PAULO MAXIMO, MSc OSs.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
PCI- Primeira Aula de Laboratório Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Iº Workshop Linux da Unijorge
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Introdução ao UNIX.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
1 Uma maquina inteiramente automática, que dispõe de uma memória ampliada e de uma unidade de comando interno, que efetuam operações lógicas de cálculo.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Instalação e Manutenção de Computadores
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Shell Script Prof. Rafael Paoliello Guimarães FAESA.
Voce pode ativa e desativar permissões de arquivos usando os sinais de mais(+) e menos (-), respectivamente, junto com as letras para indicar o que muda.
Transcrição da apresentação:

Colégio Técnico Vila Branca Introdução aos comandos do Linux Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/~wagner

Sistema Operacional O linux vem a ser um sistema operacional, com as mesma características do UNIX, sistema criado desde a década de 60 para tarefa de objetivos científicos, criado na universidade Massachusets Institute of Technology (MIT). Mais tarde na década de 90, Linus Torvalds escreveu as primeiras linhas de comandos do que seria Linux nome que tem a junção de Linus com Unix o que seria um sistema operacional para microcomputadores com os mesmo recurso de um sistema de grande computadores.

Características do Linux Multiusuário Multitarefa Servidor de arquivos de alto rendimento Robusto Portável Aberto Possui uma linguagem de Script Gratuito Totalmente sensível ao caso (maiúscula e minúscula).

Distribuições ReadHat Conectiva Mandrake TECH (Brasileiro) Redmond (interface semelhante windows xp) Suse debian

Operabilidade Ambientes gráficos como : Xwindows; KDE; gNome; e outros. Ambiente de linha de comandos console (que permite realizar todas as tarefas do ambiente gráfico sem comprometer memória).

Origem de desenvolvimento O Linux e um sistema operacional totalmente baseado na linguagem C, e que também pode ser modificado por intermédio da linguagem C. Atualmente o Linux já encontramos programas que conversam com aplicações Windows em 90% dos casos de compatibilidade.

Estrutura do Linux Programas Aplicação Kernel Shell Núcleo Instruções

Linguagens padrão do Linux C e C++ compilador (gcc). Java ( JSDK) Perl (interpretador) Phyton PHP (web) Rubi

Inodes Nodos de informações que servem para descobrir onde encontrar as informações contidas em um disco. Tabela inode 7360 Diretório/home 7361 profile 7363 admim 7360 bin 7366 file1.txt 7365 File2.txt 7362 7363 7364 7365 7366

Sistema de Arquivo (Interface) root / tmp bin lib etc home setup Univap usr VilaBranca

Comandos Básicos do Linux Simbologia : (~) – Significa que o diretório é home diretório onde serão criados todos os usuário da árvore do sistema. (#) – Root vem a ser o usuário mais poderoso do sistema. ($) – Identifica um usuário qualquer no sistema.

Comando Linux/Cygwin O Cygwin vem a ser um software servidor de ftp(file transfer protocol) que simula todas as condições de um ambiente no padrão Unix; Sem ter a necessidade de dar boot no windows ou criar uma partição.

Comando ls Lista todos ou parte dos arquivos contidos em um diretório. Sintaxe : ls –[opção] [arquivo] l – mostra todos os arquivo e diretórios na vertical com suas permissões datas usuários e grupos. a – Mostra somente os nomes dos arquivos no formato vertical. i – Mostra a tabela de nodos que demonstra como os arquivo estão alocados. s – Mostra os arquivo com seus nome em ordem alfabética. x – Lista os arquivos em formas de colunas.

Comando cd Faz a mudança de diretório. Sintaxe : cd /dir1/dir2

Comando pwd $ pwd /home/User Mostra o diretório corrente. Sintaxe : pwd $ pwd /home/User

Comando mkdir Permite cria um diretório em uma área autorizada. sintaxe : mkdir <diretório> $ mkdir lixo

Comando cat Cria um arquivo texto no diretório corrente ou mostra o arquivo caso o mesmo já exista. Sinatxe : cat [opções] Arquivo -t – mostra o marcador de tabulação. -n – mostra o número de linha > - cria um arquivo permitindo gravar dados.

Exemplo cat (mostra dados de um arquivo). $ cat dados.txt Fernando Maria Ana Carla

Exemplo cat (criação de arquivo) $ cat > lixo.txt Aaaaaaaaaaaaa Bbbbbbbbbbb Ccccccccccc ^D Ctrl+d – Grava os dados no arquivo

Comando cp Copia um ou mais arquivos para um diretório. Sintaxe : cp <nomeArquivo> <diretório> $ cp lista.txt /home/User/wagner

Comando mv Muda o nome de um diretório ou arquivo. Sintaxe : mv <arquivo antigo> <arquivo novo> $ mv dados.txt texto.txt

Comando rm Apaga um diretório ou arquivo. Sinatxe : rm [opções] <arquivo> $ rm –r lixo

Comando wc Mostra o número de linhas, palavras e bytes de um arquivo de texto. Sintaxe : wc <nome Arquivo> $ wc lista.txt 3 3 13 lista.txt palavras palavras linhas

Comando grep Encontra o conteúdo em um arquivo de dados. Sintaxe : grep <palavra> < arquivo> $ grep wagner lista.txt

Comando sort Ordena o conteúdo de um arquivo de texto. Sintaxe : sort <nome Arquivo> $ sort dados.txt ana maria sergio

Comando find Procura um arquivo e mostra em que diretório ele pertence. Sintaxe : find –name <Arquivo> - print $ find –name lista.txt – print ./home/User/lista.txt

Atribui permissão a um arquivo ou diretório. Comando chmod Atribui permissão a um arquivo ou diretório. Modo Valor Octal --- --x 1 -w- 2 -wx 3 r-- 4 r-x 5 rw- 6 rwx 7 r w x Bit de Execução Bit de Escrita Bit de leitura

Exemplo chmod $ chmod 744 lista.txt -rwxr--r– 1 User Nenhum 35 Nov 25 02:44 lista.txt drw-r--r– 10 User Nenhum 35 Nov 25 02:44 Univap