A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Aula II Revolução Industrial
A Segunda Revolução industrial
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Etapas da industrialização
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Revolução Industrial.
PIB- Produto Interno Bruto
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
1. Substituição do ferro pelo aço;
1. Substituição do ferro pelo aço;
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Crítica ao conceito revolução.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Século XIX Educação Nacional.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira Guerra Mundial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
Revolução Industrial Slide já disponível em
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL O declínio da Europa. POLÍTICA NEOCOLONIAL  A Primeira Guerra Mundial é vista como a “mãe” de todas as guerras. Uma gama de.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Tecnologia Aplicada à Educação Prof.: Lemos Souza Me Ciências da Educação.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Ronaldo Queiroz de Morais

Síntese do Processo Entre 1870 e 1914, a Europa e os EUA passaram por uma Segunda Revolução Industrial; Por volta de 1850, a Inglaterra era a primeira entre as nações industrializadas, durante a Segunda Revolução Industrial continuou em posição de destaque, mas a Alemanha, unificada em 1871, passou a concorrer com a supremacia industrial inglesa; A Alemanha ampliou o estabelecimento da industria carbonífera, siderurgia e têxtil.

Além disso, a Alemanha liderou o desenvolvimento da indústria química e da produção de energia elétrica; Em virtude da concorrência, proporcionada pela Segunda Revolução Industrial, a economia mundial enfrentou grande depressão na década de 1870-1880; Na maioria dos países europeus, como Suécia, Itália e Rússia, o crescimento industrial foi extremamente grande entre 1896 e 1914;

O corante sintético de Perkim (baseado na anilina); Na Segunda Revolução Industrial, assim como na Primeira, novos equipamentos e processos foram criados: O corante sintético de Perkim (baseado na anilina); A turbina a vapor de Parsons; O conversor de aço Bessemer; Invenção do motor de combustão interna; Invenção do automóvel, da lâmpada e do telefone. OBS: A Primeira Revolução Industrial foi a do carvão e do ferro; a Segunda, do aço e eletricidade.

A Alemanha desempenhou o papel de líder no desenvolvimento das indústrias elétricas e químicas; A produção alemã de carvão, ferro e aço também cresceu; A Segunda Revolução Industrial também foi marcada pela construção de imensas ferrovias; Num clima de crescente concorrência econômica nos países industrializados houve o surgimento dos trustes e cartéis.

Com a Segunda Revolução Industrial o capitalismo se transforma, de “capitalismo concorrencial” à “capitalismo monopolista”; O capitalismo monopolista ou financeiro é a junção do capital industrial com o capital bancário; A fim de resolver os problemas gerados pela Segunda Revolução Industrial (excedente de produção e de capital, falta de matéria-prima, necessidade de novos mercados) os países capitalistas avançados desenvolveram prática imperialistas. O Imperialismo foi elemento importante no aumento da belicosidade entre os países industrializados fomentando o conflito político-militar mundial – ou seja – a 1ª Guerra Mundial (1914-1918).