Mário Alberto Nobre Lopes Soares Elsa Matias Ruben Nogueira Cef-Foto 24 de Outubro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
História e Geografia de Portugal
Advertisements

A República faz 100 anos.
Regimes autoritários nos anos 30
1ª Geração: Nacionalidade
Imagem e Memória da República
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
5 de Outubro de 1910 As movimentações militares da revolução do 5 de Outubro iniciaram-se no dia 3 de Outubro pelas 3 da madrugada. Foi nessa altura que.
União Europeia.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
Anos de Democracia Exposições 40 Anos de Democracia, 40 Autores da Ficção Portuguesa Organização: Departamento de Estudos Portugueses.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
à Instauração da Ditadura Militar
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
ÁLVARO BARREIRINHAS CUNHAL Nasceu a 10 de Novembro de 1913 em Coimbra, e morreu a 13 de Junho de 2005 em Lisboa.
O Primeiro Presidente da RepúblicaManuel de Arriaga.
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
Barack Hussei Obama Honolulu 4 de Agosto de 1961.
História Geral e do Brasil. História Geral e do Brasil.
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Organização Política e Administrativa de Portugal
Área de Integração Democracia e cidadania
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva.... Aníbal António Cavaco Silva (Boliqueime, Loulé, 15 de Julho de 1939) Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro.
História e Geografia de Portugal
Presidenciais 2011 Helena Afonso Janeiro de 2011.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”
A Queda da 1ª República Instabilidade Política Instabilidade Económica Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial Golpe Militar a 28 de Maio de 1926.
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
GUATEMALA.
LIDERANÇA DE ARGUMENTAÇÃO PERSUASIVA
Coluna Prestes.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
Guião sobre a ida à biblioteca!
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
Implantação da República
António Agostinho Neto. Nasceu em Catete, perto de Luanda em Angola, em 1922.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
Independência...para quem?
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
REVOLUÇAO FRANCESA
Revolução Cubana Alan.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
Já passaram muitos anos mas continuo a lembrar-me daquele dia como se tivesse sido ontem…
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
De origem dinamarquesa pelo lado paterno. O seu bisavô, Jan Heinrich Andresen, desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, tendo.
Democratizar Descolonizar Desenvolver
Transcrição da apresentação:

Mário Alberto Nobre Lopes Soares Elsa Matias Ruben Nogueira Cef-Foto 24 de Outubro de 2010

Mário Alberto Nobre Lopes Soares Nascido em 1924 em Lisboa tem actualmente 86 anos, foi o segundo filho de João Lopes Soares, sacerdote e professor, ministro na I República e combatente do Salazarismo, e de Elisa Nobre Baptista. Co-fundador do Partido Socialista de Portugal, a 19 de Abril de 1973, Mário Soares foi um dos mais famosos resistentes ao Estado Novo, pelo que foi preso doze vezes (num total de cerca de três anos de cadeia) e deportado sem julgamento para a ilha de São Tomé, em 1968, até se exilar em França, em 1970.

Licenciou-se em Ciências Histórico- Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1951, e em Direito em Foi nos tempos de estudante que, com apoio do pai, iniciou o seu percurso político. Em Maio de 1943, integrou a Comissão Central do MUD - Movimento de Unidade Democrática, sob a presidência de Mário de Azevedo Gomes, em 1946, foi fundador o MUD Juvenil e membro da primeira Comissão Central, no mesmo ano.

A 28 de Abril de 1974, depois da Revolução de 25 de Abril, desembarcou em Lisboa, vindo do exílio em Paris no chamado «Comboio da Liberdade». Foi recebido, entre uma multidão de portugueses. Dois dias depois, esteve presente na chegada a Lisboa de Álvaro Cunhal. Ainda que tivessem ideias políticas diferentes, subiram de braços dados, pela primeira e última vez, as ruas da Baixa Pombalina e a avenida da Liberdade.

Durante o período revolucionário que ficou conhecido como PREC foi o principal líder civil do campo democrático, tendo conduzido o Partido Socialista à vitória nas eleições para a Assembleia Constituinte de Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, de Maio de 1974 a Março de 1975, e um dos impulsionadores da independência das colónias portuguesas, tendo sido responsável por parte desse processo.

A partir de Março de 1977 colaborou no processo de adesão de Portugal à CEE, vindo a subscrever, como Primeiro-Ministro, o Tratado de Adesão, em 12 de Julho de Em Fevereiro de 1986 foi eleito presidente da republica com 51,18% dos votos e em Janeiro de 1991 reeleito para o mesmo cargo com 70,43% dos votos