FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Advertisements

Redes e computadores I Topologia de redes
Profs. João Carlos e Wanderson
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Aula 02 Topologia de redes Prof. Diovani Milhorim
INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO
História.
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Topologias de Rede.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Conceitos básicos sobre redes
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Prof. Alessandro Brawerman
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Equipamentos de Redes Aula 2
TOPOLOGIA.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes de Computadores Aula 5
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
As topologia da rede.
Quanto as topologias da rede:
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Redes de Computadores Aula Inaugural.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: FUNDAMENTOS.
Técnico em Informática
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Equipamentos de Redes Aula 1
Topologias e Classificação das RC
Topos de rede quanto as topologias da rede
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES II
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes redes de computadores
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
Curso de Redes de Computadores
Técnico em Informática
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
 Data: meados de  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Quanto ás topologias de rede: Anel, Barramento e Estrela
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
Topologias Trabalho realizado por: João Santos
Rede sem fio.  Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi, é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades,
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Topologia de Redes e Transmissão de informações
Redes de computadores.
 Topologias Fisicas 
O que é uma Rede.
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Tecnológica da rede física
Uni Sant´Anna – Teleprocessamento e Redes Prof. Antonio P. Nascimento Filho 1 Topologia de redes Descreve a disposição dos computadores, cabos e outros.
Quanto as topologias da rede :
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Rede em barramento (bus) Esta topologia de redes trabalha com vários computadores ligados com cabos coaxiais. Desta forma apenas um só computador pode.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 07 – Topologias de Redes

TOPOLOGIA DE REDE A topologia refere-se ao “layout físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede. Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três topologias básicas que são as mais freqüentemente empregadas.

TOPOLOGIA DE REDE A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos.

TOPOLOGIA DE REDE A escolha de uma das topologias pode ter um impacto sobre: • O tipo de equipamento de que a rede precisa. • As capacidades do equipamento. • O crescimento da rede. • A maneira pela qual a rede é gerenciada

TOPOLOGIA DE REDE A escolha de uma das topologias pode ter um impacto sobre: • O tipo de equipamento de que a rede precisa. • As capacidades do equipamento. • O crescimento da rede. • A maneira pela qual a rede é gerenciada

TOPOLOGIA DE REDE Todos os projetos de rede derivam de três topologias básicas: - Barramento - Estrela - Anel Se os computadores estão conectados em uma fila ao longo de um único cabo, a topologia é denominada como um barramento. Se os computadores estão conectados a segmentos de cabo que se ramificam de um único ponto ou hub, a topologia é conhecida como estrela. Se os computadores estão conectados a um cabo que forma uma volta, a topologia é conhecida como anel.

BARRAMENTO A topologia de barramento também é conhecida como barramento linear. Este é o método mais simples e comum de conectar os computadores em rede. Consiste em um único cabo, chamado tronco, que conecta todos os computadores da rede em uma linha única.

BARRAMENTO Essa arquitetura é comum em redes de computador interligando as estações de trabalho por meio de cabos coaxiais, em que essas estações são ligadas em série ao longo do cabo. A informação é transmitida ao longo desse tipo de conexão (cabos).

BARRAMENTO

PROBLEMAS COM BARRAMENTO Como todas as estações compartilham um mesmo cabo, somente uma transação pode ser efetuada por vez, isto é, não há como mais de um micro transmitir dados por vez. Outro grande problema na utilização da topologia linear é a instabilidade. Caso o cabo se desconecte em algum ponto (qualquer que seja ele), a rede "sai do ar", pois o cabo perderá a sua correta impedância (não haverá mais contato com o terminador resistivo), impedindo que comunicações sejam efetuadas - em outras palavras, a rede pára de funcionar.

ESTRELA Na topologia de estrela, os computadores são conectados por segmentos de cabo a um componente centralizado. Os sinais são transmitidos a partir do computador que está enviando através do hub ou switch até todos os computadores na rede.

ESTRELA Essa topologia iniciou-se nos primórdios da computação, com os computadores conectados a um computador mainframe centralizado. A rede de estrela oferece recursos e gerenciamento centralizados. Esta é a topologia mais recomendada atualmente

ESTRELA Todos os equipamentos (computadores, impressoras de rede, Pontos de acesso sem fio WIRELESS , etc.) convergem para o ponto concentrador da rede, havendo problema nesse ponto da rede, toda a rede fica inoperante porque o concentrador é o equipamento responsável para servir as informações aos demais computadores da rede.

ESTRELA

ESTRELA X BARRAMENTO Ao contrário da topologia linear onde a rede inteira parava quando um trecho do cabo se rompia, na topologia em estrela apenas a estação conectada pelo cabo para. Além disso temos a grande vantagem de podermos aumentar o tamanho da rede sem a necessidade de pará-la. Na topologia linear, quando queremos aumentar o tamanho do cabo necessariamente devemos parar a rede, já que este procedimento envolve a remoção do terminador resistivo. Entretanto, como cada computador está conectado a um ponto central, esta topologia exige uma grande quantidade de cabos em uma instalação grande de rede. Além disso, se o ponto central falhar, a rede inteira cai.

ANEL A topologia de anel conecta os computadores em um único círculo de cabos. Não há extremidades terminadas. Os sinais viajam pela volta em uma direção e passam através de cada computador. Ao contrário da topologia de barramento passiva, cada computador atua como um repetidor para amplificar o sinal e enviá-lo para o seguinte. Como o sinal passa através de todos os computadores, a falha em um computador pode ter impacto sobre toda a rede.

ANEL Nesse tipo de rede não existe um concentrador, o bom funcionamento depende da disponibilidade de cada equipamento interligado dessa arquitetura. Haverá um problema nessa arquitetura, pois se um microcomputador parar, toda a rede é comprometida.

ANEL

VANTAGENS E DESVANTAGENS