MODERNISMO 3ª Fase - Prosa

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Transcrição da apresentação:

MODERNISMO 3ª Fase - Prosa A GERAÇÃO DE 45 Literatura Brasileira – Elizabete O Biedacha

A GERAÇÃO DE 45 Clarice Lispector João Cabral de Melo Neto João Guimarães Rosa

Contexto histórico Fim da ditadura Vargas; Início da redemocratização brasileira; Legalização dos partidos políticos; Convocam-se eleições gerais; Logo depois, perseguições políticas, ilegalidades, exílios.

CARACTERÍSTICAS Segue a tendência intimista demonstrada nas produções de 30; Sondagem psicológica, introspectiva tem especial destaque com Lispector; Regionalismo adquire nova dimensão – reprodução da fala e da psicologia do sertanejo – com Guimarães Rosa. Mesmo em poesia - um poema narrativo - João Cabral também desenvolve uma poesia que é um raio X da vida nordestina.

GUIMARÃES ROSA (1927- 1967) Regionalismo pitoresco; Descrição da vida, da psicologia e da fala do homem do sertão; Presença de misticismo, de certo teor metafísico; Heróis sertanejos de grande profundidade ética e moral; Criação e mistura de palavras, juntamente com termos eruditos. A linguagem é inovadora.

OBRAS: Grande sertão: veredas Corpo de baile Primeiras estórias Tutaméia Estas estórias Manuelzão e Miguilim No Urubuquaquá, no Pinhém Sagarana Noites do sertão

CLARICE LISPECTOR (1925 – 1977) Literatura introspectiva, intimista ao extremo; Linguagem que segue o fluxo do inconsciente, sem aparentes nexos; Questionamento do ser, do “estar-no-mundo”.

OBRAS: Perto do coração selvagem O lustre Laços de família A paixão segundo G. H. Uma aprendizagem, ou o livro dos prazeres A hora da estrela

JOÃO CABRAL DE MELO NETO (1920 ) A poesia de João Cabral só se insere na geração de 45 por motivos cronológicos pois suas características são diferentes.

CARACTERÍSTICAS Objetividade na constatação da realidade; Tendência ao surrealismo; Temas relativos ao nordeste, sua gente, seus problemas; Temas referentes à Espanha e a suas paisagens; Temas referentes à arte – pintura: Miró, Pìcasso, Vicente Monteiro. E à literatura: Drummond, Cesário Verde, Augusto do Anjos, dentre outros. Poesia construída com racionalidade, com cálculo, num evidente combate ao sentimentalismo choroso; Linguagem enxuta, concisa, representativa do próprio falar do sertanejo.

OBRAS: Pedra do sono O engenheiro Psicologia da composição O cão sem plumas Morte e vida severina A educação pela pedra Museu de tudo