Ciências Humanas e suas Tecnologias – Sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Portal do Professor SEED/MEC

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Mídia e Educação Mas... o que são mídias? O que é tecnologia? - Que mídias você utiliza no seu dia-a-dia?
SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo
Internet: conceitos básicos
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Biografias virtuais Robson de Assis
Aplicando novas ferramentas
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - GEOGRAFIA
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
HTPC com Monitores de Informática
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Relatório da atividade
Profa. Reane Franco Goulart
Sugestão de Atividade:
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS.
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia
Tecnologias - Matemática
Matemática no Ensino Médio
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
suas Tecnologias – FÍSICA ONDAS SONORAS E EFEITO DOPPLER
Ciências da Natureza e suas Equações termoquímicas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Prof(a). Orientador(a):
Franceline Michailoff
Como Utilizar a Internet na Educação
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - GEOGRAFIA
A Revolução da Internet.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
GEOGRAFIA Profº Me Alfredo Rosendo Profº Fabricio Mayan
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias – Sociologia “As mídias e os meios de comunicação” Ensino Médio, 2ª Série Linguagens Códigos e suas Tecnologias – Português “Linguagem Digital: blog”

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Um Olhar Educativo para as Mídias através de uma Linguagem Digital: Blog Introdução Créditos Tarefas Avaliação Conclusão Imagens (da esquerda para direita): a) U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Michelle Sowers / U.S. Public Domain; b) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; c) U.S. Navy photo by Photographer's Mate 3rd Class Jordon R. Beesley / U.S. Public Domain; d) Dmn / Public Domain; e) Indigo Goat from Liverpool / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação “Nos dias atuais, tornou-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras. A linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e artefatos (tecnologias).” Curso de Mídias na Educação. MEC Ministério da Educação · Portal Brasil. webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/ Introdução Imagem: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Michelle Sowers / U.S. Public Domain.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação “Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo, utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo.” Curso de Mídias na Educação. MEC Ministério da Educação · Portal Brasil. webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/ Introdução Imagem: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Michelle Sowers / U.S. Public Domain.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação “Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente, "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "medium", respectivamente. Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal) para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora). A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).” Curso de Mídias na Educação. MEC Ministério da Educação · Portal Brasil. webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/ Introdução Imagem: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Michelle Sowers / U.S. Public Domain.

Mídia Tarefas Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Mídia Tarefas Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Maslak E AlaHazrat / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; c) Elke Wetzig / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; d) Dreftymac / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic; e) Glogger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; f) Chrismo / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic; g) turcon.blogia.com / GNU Free Documentation License; h) Stilfehler / GNU Free Documentation License; i) Rock1997 / GNU Free Documentation License; j) Tlusta / Public Domain.

Qual o papel da Mídia no século XXI? Tarefas Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Qual o papel da Tarefas Mídia no século XXI? Imagem: Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 1- Dividir a turma em grupos e dentro dos grupos dividir as tarefas para que o trabalho fique bem feito e para que todos possam participar da construção do conhecimento. Para que possamos juntos aprender a conviver e a saber tomar decisões, pois são competências exigidas dos jovens no século XXI. Imagem: Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 2- Pesquise nos sites sugeridos sobre: “As mídias e os meios de comunicação”. Faça leitura individual e em grupo; faça anotações do que você achar mais interessante e discuta com os seus colegas e professores. pt.wikipedia.org www.apropucsp.org.br/revista/r25_r06.htm http://www.infoescola.com/comunicacao/midia/ Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) turcon.blogia.com / GNU Free Documentation License.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 3- Pesquise em jornais, em revistas ou em outra fonte que você encontrar: textos, fotos, imagens ou músicas sobre o tema do nosso estudo e compartilhe com os seus colegas do grupo. Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Stilfehler / GNU Free Documentation License.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 4- Utilizando a Internet, acesse o site: www.google.com e se cadastre, para que nós possamos juntos construir um Blog. Este blog deverá ser construído pelo grupo, de forma que seja colaborativo, em co-autoria, através do qual os autores possam de comum acordo, publicar fatos interessantes e pertinentes ao conhecimento de todos. Formatem o blog de forma que as pessoas possam interagir com vocês. Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Maslak E AlaHazrat / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 5- Que tal, você junto com seu grupo organizar uma entrevista para pessoas interessantes que trabalhem em rádio, jornal, televisão ou com internet? Pegar seu celular e começar a gravar filmes ou tirar fotos, para depois aproveitar este pequeno filme ou as fotografias e publicar no blog. Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Elke Wetzig / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação 6- Lembra o blog que construímos juntos? Agora aproveite para inserir: Título; Copia e colagem de figuras da internet, respeitando sempre os direitos autorais; Textos; Imagens; Enquete; Fotos do grupo, de pessoas ou de algo relacionado ao tema em questão; Sugestões de sites; Nomes dos autores do Blog; Filmes que vocês produziram juntos e o que vocês quiserem dentro de uma perspectiva educativa. Tarefas Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Dreftymac / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 7- Após a construção dos blogs, vocês podem socializá-los com os colegas da sala, num momento específico: contar as experiências, quais as dificuldades e quais os avanços dos grupos em trabalhar com o tema proposto. Poderão também divulgar para todos os outros que fazem parte da escola, através de cartazes contendo o endereço dos blogs e dessa forma incentivar para que todos participem deles, aprendam e interajam com vocês. Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Chrismo / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

O que é Netiqueta? 8-Faça uma pesquisa sobre o que é Netiqueta. Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação O que é Netiqueta? 8-Faça uma pesquisa sobre o que é Netiqueta. Construa um texto e post em seu blog. Tarefas Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Rock1997 / GNU Free Documentation License.

Pela Internet Gilberto Gil Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Pela Internet Gilberto Gil Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleja ...(2x) Que veleje nesse informar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve um oriki do meu orixá Ao porto de um disquete de um micro em Taipé De Connecticut de acessar O chefe da Mac Milícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus para atacar os programas no Japão Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve meu e-mail até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer Eu quero entrar na rede para contatar Os lares do Nepal,os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar... Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut Imagem: Gilberto Gil por Joi Ito (Inbamura, Japan) / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Mais um desafio! Tarefas 9-Que tal você preparar uma paródia ou um poema inspirado no filme que acabamos de assistir e postá-lo no blog da turma? Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Tlusťa / Public Domain.

Como deve o jovem do século XXI se comportar diante das mídias? Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Como deve o jovem do século XXI se comportar diante das mídias? Tarefas 10-Construa um texto sobre os pontos positivos e negativos das mídias na vida dos jovens de hoje. E fale também sobre a postura que o jovem deve ter diante da Mídia nos tempos modernos. Aproveite os textos para serem postados no blog do grupo. Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Glogger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Tarefas 11-Como deve ser a interação entre os jovens e a Mídia nos tempos modernos? Com um celular ou uma câmara de fotografar, faça entrevistas, produza filmes, sempre respeitando o uso da imagem e poste no blog do grupo. Imagens: a) Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany; b) Glogger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Certificado de Participação Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Certificamos que ___________________________ aluno do 2º do Ensino Médio da turma _________, participou das aulas de Sociologia e Português: “Um Olhar Educativo para as Mídias através de uma Linguagem Digital: Blog”. Caruaru, _____ de _________ de 2011. ___________________ ___________________ Professor(a) Professor(a) Certificado de Participação Imagem: Jeremylofgren / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Todos serão avaliados por todos os integrantes que estão fazendo parte dessas aulas. Acontecerá através de um diálogo aberto e sincero, no qual iremos avaliar os seguintes pontos nos blogs: Avaliação O que será avaliado: Valor O conteúdo 2 A criatividade 1 A coesão A clareza A harmonia A interação entre as pessoas A participação, o interesse de cada um Imagem: U.S. Navy photo by Photographer's Mate 3rd Class Jordon R. Beesley / U.S. Public Domain.

E no tocante à Internet, o que você mais gostou de fazer? Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Você observou que esta aula promoveu para nós mais saberes sobre as mídias, sobre os meios de comunicação, sobre a construção de blog, sobre como usar o nosso celular a serviço da Educação? E aí você conseguiu aprender algo mais do que você já sabia sobre interagir com as pessoas e com os grupos de trabalho? E no tocante à Internet, o que você mais gostou de fazer? Que tal, você aprendeu muito? Conclusão Imagem: Dmn / Public Domain.

Pesquise em: http://www.ensinosociologia.fflch.usp.br/redes-sociais Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Gostou do que aprendeu? Será que este conhecimento poderá contribuir de alguma maneira para a sua vida? Continue alimentando o blog e aproveite para usar a TI com responsabilidade para juntos construirmos uma sociedade mais justa para todos. Não perca tempo e continue aprofundando seus conhecimentos, pois conhecimento é poder, abre caminhos, abre portas, abre oportunidades. Pesquise em: http://www.ensinosociologia.fflch.usp.br/redes-sociais Conclusão Imagem: Dmn / Public Domain.

Aprender em Parceria da Microsoft. www.aprenderemparceria.com.br/ Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação Curso de Mídias na Educação. MEC - Ministério da Educação · Portal Brasil. webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/ Aprender em Parceria da Microsoft. www.aprenderemparceria.com.br/ PCNs Lei de Diretrizes e Bases – Lei n. 9.394/96 – Art. 32, Art. 35, Art. 39 UNESCO Créditos Imagem: Indigo Goat from Liverpool / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

José Manuel Moran. Como utilizar a Internet na educação. Sociologia Ensino Médio, 2º ano As mídias e os meios de comunicação José Manuel Moran. Como utilizar a Internet na educação. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttext IX Congresso Internacional de Tecnologia www.google.com www.youtube.com pt.wikipedia.org www.apropucsp.org.br/revista/r25_r06.htm http://www.infoescola.com/comunicacao/midia/ Créditos Imagem: Indigo Goat from Liverpool / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   2a, 3, 4, 5 U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Michelle Sowers / U.S. Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_060901-N-5322S-001_Boatswain%5Ersquo,s_Mate_3rd_Class_Timothy_Patrick,_USS_Constitution%27s_Sailing_Master,_shouts_sail_commands.jpg 23/03/2012 2b, 6a, 7a, 8, 9a, 10a, 11a, 12a, 13a, 14a, 15a, 17a, 18a, 19a Erwin Schneider, Deutsches Bundesarchiv / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_183-71670-0003,_Bucha,_Hausaufgabenbetreuung_im_Hort.jpg 2c, 21 U.S. Navy photo by Photographer's Mate 3rd Class Jordon R. Beesley / U.S. Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_060316-N-4166B-017_Airman_Jason_Salonga_takes_the_E-4_advancement_exam_on_the_forward_mess_decks_aboard_the_Nimitz-class_aircraft_carrier_USS_Abraham_Lincoln_%28CVN_72%29.jpg 2d, 22, 23 Dmn / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mathmo_results.jpg 2e, 24, 25 Indigo Goat from Liverpool / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arabic_arts_festival_applause.jpg 6b, 11b Maslak E AlaHazrat / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:My_Blog.jpg

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   6c, 12b Elke Wetzig / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wikimania_interview_dlf2.jpg 23/03/2012 6d, 13b Dreftymac / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:HTML.svg 6e, 18b, 19b Glogger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:MediatedReality_on_iPhone2009_07_13_21_33_39.jpg 6f, 14b Chrismo / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Network_learner.jpg 6g, 9b turcon.blogia.com / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Demografia_en_internet.gif 6h, 10b Stilfehler / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Writing_Girl.jpg 6i, 15b Rock1997 / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Internet1.jpg 6j, 17b Tlusta / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Treble_clef.svg 16 Gilberto Gil por Joi Ito (Inbamura, Japan) / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gilberto_Gil_with_guitar.jpg 20 Jeremylofgren / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dr-paul-chappell-with-graduate.jpg 26/03/2012