As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Curso Informática Básica
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Uma ferramenta para quem usa a Universidade Virtual do Estado
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Tutorial da Plataforma MOODLE
Plataforma de Ensino a Distância
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
O Uso Pedagógico do Blog
ESTUDOS DIRIGIDOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2013.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Treinamento para Professores
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
REDES SOCIAIS.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM – MESTRADO RAQUEL BAMBIRRA ELANE AVELAR LANA 08/11/2013.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Franceline Michailoff
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Professor(es) Apresentador(es):
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Área Exclusiva e Black Board
Formação continuada 2º Encontro
Transcrição da apresentação:

As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais

Por que utilizar o Orkut em aulas? O professor do século XXI não deve ficar alheio aos constantes desenvolvimentos tecnológicos de nossa era digital. Nativos digitais. Identificação com a rede social Orkut. Motivação dos alunos. Ferramentas e funcionalidades dão subsídios para a condução de cursos/disciplinas.

Rede social Orkut Criada pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkokten. Milhões de usuários. Ajuda usuários a encontrar novos amigos e a manter as amizades já existentes. Cidadezinha do interior. Comunidades, scraps, aplicativos, vídeos, fotos.

Disciplina Interaction through the Internet Disciplina eletiva da UFSJ. Interações somente na língua inglesa. Participantes: 16 alunos da graduação em Letras da UFSJ. Co-ministração da disciplina. Duração: um semestre letivo. 13 tarefas e respectivos diários.

Tarefa notícias Parte 1: Adicione um aplicativo do Orkut na categoria “notícias” ao seu perfil. Leia algumas das notícias oferecidas pelo aplicativo, selecione uma e escreva uma resenha sobre seu conteúdo. Parte 2: Leia as resenhas de seus colegas e escolha pelo menos uma para expor seus comentários sobre sua leitura. Aponte as razões pelas quais essa resenha chamou a sua atenção e discorra sobre o que há de interessante na notícia resenhada.

Tarefa resenha de filme Parte 1: Escolha um filme que você tenha gostado de assistir e escreva uma resenha sobre ele. Siga as sugestões postadas no fórum para a escrita de uma boa resenha. Poste sua resenha na comunidade “Movie Review”. Parte 2: Leia as resenhas de seus colegas e faça comentários sobre elas. Você deve também comentar ao menos uma resenha de um membro da comunidade que não faça parte de nossa disciplina.

Tarefa vídeos You Tube Parte 1: Em grupos, produza um vídeo contendo alguma apresentação que envolva a língua inglesa e incorpore-o ao site YouTube. Parte 2: Importe seu vídeo do YouTube para seu perfil do Orkut. Assista aos vídeos de seus colegas e teça comentários sobre eles no fórum.

Metodologia Pesquisa qualitativa. Investigação professor-pesquisador. Observação dos dados. Categorias de pesquisa.

Suporte teórico Comunidade de prática (WENGER, 1998). Abordagem ecológica (VAN LIER, 2004a,2004b). Teoria da Complexidade (LARSEN- FREEMAN; CAMERON, 1998).

Comunidade de prática Empreendimento conjunto. Engajamento mútuo. Repertório compartilhado.

Abordagem ecológica Conceito de affordance: oportunidades de ação em um ambiente. No caso da pesquisa, oportunidades que levam à aprendizagem de língua inglesa. Tarefas, trabalhos em grupos e pares, direcionamentos do professor.

Teoria da complexidade Relação entre os agentes criam e alimentam o sistema. Co-adaptação. Emergência de novos estados.

Obrigada! Dissertação: Socializando e Aprendendo: a incorporação da rede social Orkut ao ensino de língua inglesa.