Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
BENCHMARKING.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas
DISSERTAÇÃO Satisfação do cliente com as tecnologias da informação nos serviços bancários Mestrando: Jorge Luiz Henrique Orientador: Prof. Dr. Henrique.
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor:
Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM Dezembro, 1996
UFRGS Projeto: Um estudo sobre a demanda por informações via Web: o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Defesa de Dissertação de Mestrado
Fernando Barlem Círia Orientador: Prof. Henrique Freitas
UFRGS APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS NA ADMINISTRAÇÃO: O CASO DE 3 SUPERMERCADOS Aluna: Lóren Pinto Ferreira Gonçalves Orientador: Professor.
Metodologia Científica
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
Disciplina: Prática Profissional II
Terceirização de serviços em Planejamento Logístico
Práticas Investigativas
A Importância da Educação Continuada
Disciplina: Prática Profissional II
Pesquisa em Comunicação
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
Daniel Weiss Orientador: Prof. Henrique Freitas
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
INDICADORES ESSENCIAIS PARA DIAGNÓSTICO E SUPORTE
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Disciplina: Prática Profissional II
©Mestre: Guilherme Liberali Orientador: Henrique Freitas GESID/EA/PPGA/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
Ângelo Rogério Meneghetti – GESID/PPGA/EA/UFRGS Mestrando: Ângelo Rogério Meneghetti Orientadores: Prof. Dr. João Luis Becker Prof. Dr. Henrique Freitas.
Mestranda: Edimara Mezzomo Luciano Orientadores: Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Apoio: FAPERGS Mapeamento das Variáveis Essenciais ao.
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
Mestrado Interinstitucional FERJ – PPGA/UFRGS Fatores Sócio-Técnicos Inibidores da Adoção de Modernas Tecnologias de Informação: Um Estudo Exploratório.
PPGA/EA/UFRGS GESID/PPGA/EA/UFRGS GIANTI - Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação Adoção de Novas Tecnologias de Informação (TI):
Proposta de Dissertação A percepção da comunidade sobre a contribuição econômica e social de uma empresa de comunicações para o desenvolvimento regional:
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Metodologia de Pesquisa
Encontro Metodológico Mestrando: Nome Orientador: Nome
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
PROJETO DE DISSERTAÇÃO
Uma proposta para organizar Avaliação:
Professora: Fabrícia F. de Souza
Exame de Qualificação de Projeto de Pesquisa
UFRGS Problemas e ações inerentes à adoção da tecnologia de informação: Um estudo em Cooperativas Agropecuárias. Aluno: Claudio Sonaglio Albano Orientador:
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Estrutura do projeto de monografia
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Tema: Informação e Conhecimento
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Transcrição da apresentação:

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TI): UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS E AÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI Aluna: Cristina Dai Prá Orientador: Henrique Freitas UFRGS

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS AGENDA TEMA E JUSTIFICATIVA TEMA E JUSTIFICATIVA DELIMITAÇÃO TEÓRICA DELIMITAÇÃO TEÓRICA OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS MÉTODO DE PESQUISA MÉTODO DE PESQUISA DESENHO DE PESQUISA DESENHO DE PESQUISA INSTRUMENTO DE PESQUISA INSTRUMENTO DE PESQUISA AMOSTRA DA PESQUISA AMOSTRA DA PESQUISA CONTEXTO DA APLICAÇÃO CONTEXTO DA APLICAÇÃO CRONOGRAMA CRONOGRAMA CONTRIBUIÇÕES POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES POTENCIAIS

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS TEMA E JUSTIFICATIVA PROBLEMAS E AÇÕES DECORRENTES DA ADOÇÃO DE NOVAS TI Crescente competitividade Crescente competitividade TI como fator de manutenção e competitividade para as epp TI como fator de manutenção e competitividade para as epp Impacto da adoção de novas TI Impacto da adoção de novas TI Novas TI podem gerar mudanças radicais nas organizações Novas TI podem gerar mudanças radicais nas organizações Mudança rápida da TI vista como causadora de problemas Mudança rápida da TI vista como causadora de problemas

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS DELIMITAÇÃO TEÓRICA Dimensão do Ambiente Tecnologia de Informação Categorias de Problemas Demandas de Treinamento Vendor Oversell (falsa promessa) Nova Integração Sobrecarga de Suporte Dilemas de Aquisição Resistência Negligência do Fornecedor Necessidades em Cascata Desempenho Pobre Falhas Inexplicáveis Erros Categorias de Ações Educação e Treinamento Inação Suporte Interno staffing Novos Procedimentos Persuasão Tecnologia Adicional Tolerância Suporte de Fornecedor Atraso Consultores e Outros Usuários TI CAUSA MODIFICAM MOTIVAM CRIAM Teoria de Impacto Ambiental (BENAMATI, LEDERER e SINGH, 1997, p. 287) REDUZEM CAUSAM

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS OBJETIVO GERAL Verificar com que intensidade um grupo de problemas se manifesta em EPP quando da adoção de novas TI, bem como a ocorrência (ou não) de um conjunto de ações decorrentes, sua intensidade e grau de sucesso. Verificar com que intensidade um grupo de problemas se manifesta em EPP quando da adoção de novas TI, bem como a ocorrência (ou não) de um conjunto de ações decorrentes, sua intensidade e grau de sucesso.

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar o perfil da TI utilizada pelas EPP Identificar o perfil da TI utilizada pelas EPP Verificar se um conjunto de problemas decorrentes da adoção de novas TI se manifesta nas EPP e em que intensidade Verificar se um conjunto de problemas decorrentes da adoção de novas TI se manifesta nas EPP e em que intensidade Verificar se um conjunto de ações é adotado pelas EPP, bem como em que intensidade e se bem sucedidas ou não Verificar se um conjunto de ações é adotado pelas EPP, bem como em que intensidade e se bem sucedidas ou não Elaborar referencial de problemas e ações decorrentes da adoção de novas ti Elaborar referencial de problemas e ações decorrentes da adoção de novas ti

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS MÉTODO DE PESQUISA MÉTODO DE PESQUISA Estudo Descritivo Estudo Descritivo Pesquisa Survey Pesquisa Survey Corte Transversal Corte Transversal Utilização de Instrumento para coleta de dados Utilização de Instrumento para coleta de dados Estratégia de coleta de dados via entrevista Estratégia de coleta de dados via entrevista Amostra constituída por EPP Amostra constituída por EPP

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS DESENHO DE PESQUISA Constante Revisão Bibliográfica durante o processo Definição do Tema JustificativaObjetivos Tradução e adaptação do instrumento de pesquisa Teste e validação do instrumento adaptado Análise e interpretação dos dados Aplicação do instrumento - coleta de dados Definição da amostra Elaboração do documento final e resultados: * Perfil da TI utilizada pelas EPP * Ocorrência de problemas e ações, e grau de sucesso Referencial de problemas e ações em EPP quando da adoção de TI

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS INSTRUMENTO DE PESQUISA Composto por 06 partes: Identificação do questionário Identificação do questionário Identificação do respondente Identificação do respondente Identificação da organização Identificação da organização Identificação da TI em uso Identificação da TI em uso Conjunto de problemas Conjunto de problemas Conjunto de ações Conjunto de ações Baseado em BENAMATI e LEDERER, 1998a e b TraduzidoAdaptadoComplementadoValidado

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS AMOSTRA DA PESQUISA Composta por Empresas de Pequeno Porte localizadas no Vale do Taquari/RS Composta por Empresas de Pequeno Porte localizadas no Vale do Taquari/RS População aproximada: 770 EPP População aproximada: 770 EPP Amostra pretendida: cerca de 100 EPP Amostra pretendida: cerca de 100 EPP Amostra Estratificada Amostra Estratificada Cidade (06 principais cidades) Cidade (06 principais cidades) Número de Funcionários (10 a 99 - EPP) Número de Funcionários (10 a 99 - EPP) (com ou sem) (com ou sem) Base no Cadastro Empresarial RS elaborado pelo Sebrae/RS Base no Cadastro Empresarial RS elaborado pelo Sebrae/RS

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CONTEXTO DE APLICAÇÃO As Micro e Pequenas Empresas no Brasil As Micro e Pequenas Empresas no Brasil Número de empresas 98% Pessoal ocupado 59% Faturamento 28% Participação no PIB 20% Número de empresas exportadoras 29% Valor das exportações 1,7% Participação das MPEs na Economia Brasileira (Sebrae/SP, 2000, Participação das MPEs na Economia Brasileira (Sebrae/SP, 2000, elaboração a partir de dados do IBGE, FUNCEX, PNAD e elaboração a partir de dados do IBGE, FUNCEX, PNAD e RAIS/MTb, 1994, 1995 e 1996) RAIS/MTb, 1994, 1995 e 1996)

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CONTEXTO DE APLICAÇÃO O Vale do Taquari/RS O Vale do Taquari/RS Total de Empresas , sendo (cfe. IBGE): Total de Empresas , sendo (cfe. IBGE): ME ,30% ME ,30% EPP 769 6,93% EPP 769 6,93% MDE 73 0,66% MDE 73 0,66% GE 14 0,13% GE 14 0,13% Formado por 36 municípios Formado por 36 municípios Seis principais, segundo PIB: Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Taquari, Encantado Seis principais, segundo PIB: Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Taquari, Encantado

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CONTEXTO DE APLICAÇÃO Empresas dos municípios foco Empresas dos municípios foco LAJEADO ESTRELA TEUTÔNIA ARROIO DO MEIO TAQUARI ENCANTADO Participação no 21,38% 10,16% 10,04% 8,10% 7,59% 7,14% PIB regional Nº empresas - IBGE Nº EPP - IBGE Nº EPP - Cadastro Principais municípios do Vale do Taquari, segundo participação na geração do PIB (Sebrae/RS 2000a e Sebrae/RS 2000b) EPP dos 06 municípios: aproximadamente 600 EPP EPP dos 06 municípios: aproximadamente 600 EPP EPP do Cadastro: 183 EPP, das quais será extraída a amostra EPP do Cadastro: 183 EPP, das quais será extraída a amostra

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CRONOGRAMA ANO 2000 ANO 2001 MÊS MÊS ETAPA ETAPA ORGANIZAÇÃO DO INSTRUMENTO X X X X 2. TESTE DO INSTRUMENTO X X X X 3- PESQUISA BIBLIOGRÁFICA X X X X X X 4- FINALIZAÇÃO DA PROPOSTA X X X X 5- DEFESA DA PROPOSTA X 6- SISTEMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS X X 7- COLETA DOS DADOS X X X X X X X 8- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO X X X X X X X 9- APURAÇÃO DOS RESULTADOS X X X X X 10- REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO X X X X X X X X 11- DEFESA DA DISSERTAÇÃO X

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CONTRIBUIÇÕES POTENCIAIS Contribuições para o contexto: Referencial de problemas e ações decorrentes da adoção de novas TI Contribuições para o contexto: Referencial de problemas e ações decorrentes da adoção de novas TI Contribuições para a mestranda: Aperfeiçoamento do conhecimento e melhor auxilio às EPP Contribuições para a mestranda: Aperfeiçoamento do conhecimento e melhor auxilio às EPP Contribuições para a área de Sistemas de Informação: Estudo sobre o impacto de novas TI em pequenas empresas Contribuições para a área de Sistemas de Informação: Estudo sobre o impacto de novas TI em pequenas empresas

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TI): UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS E AÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI Aluna: Cristina Dai Prá Orientador: Henrique Freitas UFRGS

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO Tradução e adaptação: Tradução e adaptação: profissional com 15 anos de experiência profissional com 15 anos de experiência pesquisador da área e discussão entre membros do projeto pesquisador da área e discussão entre membros do projeto discussão de dúvidas com os pesquisadores americanos discussão de dúvidas com os pesquisadores americanos Criação de novas questões: Criação de novas questões: novo grupo de questões e novas questões acrescidas aos grupos já existentes novo grupo de questões e novas questões acrescidas aos grupos já existentes Validação: Validação: discussão entre membros do projeto discussão entre membros do projeto refinamento com especialistas refinamento com especialistas pré-teste com profissionais da área e com empresas com o perfil da amostra pré-teste com profissionais da área e com empresas com o perfil da amostra

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CATEGORIAS DE PROBLEMAS 1. Nova integração 1. Nova integração 2. Sobrecarga de suporte 2. Sobrecarga de suporte 3. Demandas de treinamento 3. Demandas de treinamento 4. Resistência 4. Resistência 5. Dilemas de aquisição 5. Dilemas de aquisição 6. Falsa promessa do fornecedor 6. Falsa promessa do fornecedor 7. Necessidades em cascata 7. Necessidades em cascata 8. Negligência do fornecedor 8. Negligência do fornecedor 9. Desempenho Pobre 9. Desempenho Pobre 10. Falhas inexplicáveis 11. Erros

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CATEGORIAS DE AÇÕES 1. Consultores e outros usuários 1. Consultores e outros usuários 2. Educação e Treinamento 2. Educação e Treinamento 3. Suporte de Fornecedor 3. Suporte de Fornecedor 4. Novos Procedimentos 4. Novos Procedimentos 5. Staffing 5. Staffing 6. Atraso 6. Atraso 7. Inação 7. Inação 8. Suporte Interno 8. Suporte Interno 9. Persuasão 9. Persuasão 10. Tecnologia Adicional 11. Tolerância

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS CONTEXTO DE APLICAÇÃO EPP do Cadastro EPP do Cadastro Município LAJEADO ESTRELA TEUTÔNIA ARROIO MEIO TAQUARI ENCANTADO Nº de func c/ s/ c/ s/ c/ s/ c/ s/ c/ s/ c/ s/ Indústrias 20 a Indústrias 30 a Indústrias 40 a Indústrias 50 a Com/serv 10 a Com/serv 20 a Com/serv 30 a Com/serv 40 a

Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS EPP DOS 06 MUNICÍPIOS EPP do Cadastro EPP do Cadastro Município LAJEADO ESTRELA TEUTÔNIA ARROIO TAQUARI ENCANTADO DO MEIO Segmento c/ s/ c/ s/ c/ s/ c/ s/ c/ s/ c/ s/ Indústrias Com/serv TOTAL Pequenas empresas do Cadastro Empresarial RS, categorizadas por segmento e município (Sebrae, 2000a)