Características Empreendedoras em Contadores Empresários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIFERENÇAS CONCEITUAIS ENTRE EMPREENDEDOR E INTRAEMPREENDOR
Advertisements

EMPREENDEDORISMO NO SETOR CONTÁBIL.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
EMPREENDEDORISMO.
EMPREENDEDORISMO.
História Económica e Empresarial
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
NOÇÕES PRELIMINARES.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Colégio Santa Catarina Empreendedorismo Prof° Carlos
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
O Desenvolvimento da Visão.
Empreendedorismo.
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo nas Empresas
Projeto - O Empreendedor Comercial
Definições e histórico de empreendedorismo – O espírito empreendedor
Aula - Tema: O empreendedor.
Comprometimento.
PERCEPÇÃO A IMPACTOS FERROVIÁRIOS Aurélia Hermínia Castiglioni
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Empreendedorismo – Unidade 1
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Gestão da Qualidade – Motivação
Levantamento Perfil Empreendedor (Resultados Iniciais) Empreendedorismo Périodo Francilene Garcia.
Sectoral Patterns of technical change: Towards a taxonomy and a theory Hugo Madureira Luis Simões Vitor Lopes.
BENCHMARKING.
A MORAL DA PARCIALIDADE
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Aprendendo a ser empreendedor
O aluno elaborando conceitos
conhecimentos em resultados
Eric Aversari Martins CRC/GO – Agosto Harmonização com IASB Code Law versus Common Law Essência sobre a forma Interpretação da realidade econômica.
ATITUDE EMPREENDEDORA
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A motivação e o perfil do empreendedor
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Introdução ao Marketing
EMPREENDEDORISMO EVOLUÇÃO HISTÓRICA.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Empreendedorismo ________________________________________
O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL - O CASO DO TRADE POINT - FERNANDO BARLEM CÍRIA ORIENTADOR: HENRIQUE.
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Psicologia e Comunidade
Universidade Federal de Alagoas
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
A ULA 1 - EMPREENDEDORISMO Lea Andrade
Daniel Vital Caldeira Isaut Faasen James Guelph Cirqueira Júnior RACIONALIDADE E ORGANIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS FACES DO ENIGMA Projeto Interdisciplinar IES/FUNCEC.
Transcrição da apresentação:

Características Empreendedoras em Contadores Empresários Autoras: Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Belo Horizonte 2009

Antecedentes Percepção da opção entre profissionais de contabilidade por empreender um negócio próprio; No Brasil, 404.649 profissionais da contabilidade ativos, sendo 68.839 empreendimentos contábeis; Em Minas Gerais, 45.731 profissionais ativos e 2.860 organizações contábeis, sendo 586 individuais e 2.274 sociedades.

Empreendedorismo Campo de estudos/ empreender /empreendedor; É uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, mantendo alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios e promover a inovação constante; Um empreendedor continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas; É uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.

Histórico O termo empreendedorismo remonta à idade média; Século XX foi consolidada a noção do empreendedor como a pessoa que se engaja em um processo de criar algo assumir os riscos e as recompensas; Joseph Schumpeter declara que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico; Max Weber foi um dos primeiros autores a se preocupar com o aspecto comportamental do empreendedores; Década 50, foram intensificados os estudos sobre quais características do ser humano poderiam determinar uma maior propensão para a realização empreendedora; David McClelland elabora a Teoria das Necessidades, base do mais consistente estudo sobre as características empreendedoras já realizado.

Objetivo do Trabalho Identificar através de uma pesquisa com contadores empresários de Belo Horizonte quais as características empreendedoras dominantes para esta categoria.

Justificativa Pela possibilidade de esclarecer e de motivar a classe contábil a se conhecer sob a ótica empreendedora; Gerar um direcionamento específico para a disciplina Empreendedorismo que pode ser ministrada na fase de graduação. Aqui se produz uma valiosa informação contábil: aquela sobre a própria contabilidade. E o valor que se agrega é ao capital humano, pelo auto-conhecimento e os benefícios dele decorrentes.

Fundamentação Teórica Teoria das Necessidades, de David McClelland. Necessidade de afiliação; Necessidade de poder; Necessidade de realização. Definição das características empreendedoras. David McClelland; Projeto desenvolvido originalmente pela UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development; Incorporado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Disseminado através de convênios com países em desenvolvimento, batizado de Projeto EMPRETEC. vocação para o empreendedorismo

Características Empreendedoras

Metodologia de Pesquisa Estudo exploratório - busca aprimorar o conhecimento sobre um determinado grupo; Através de questionário com 55 afirmativas, a serem pontuadas por uma escala de 01 a 05 (nunca até sempre) + 12 questões para levantamento de características sobre o grupo; Realizada uma análise estatística simples, correlacionando os resultados com o nível de estratificação aberto na amostra; Amostra piloto com 15 contadores empresários.

Principais Resultados Característica dominante. Amostra completa.

Principais Resultados

Principais Resultados

Principais Resultados Características que se manifestaram em menor intensidade: Correr Riscos Calculados, em 33% dos respondentes; Persistência e Exigência de Qualidade e Eficiência, 27% dos respondentes.

Conclusões Observou-se um interessante perfil, no qual 59% dos contadores empresários apresentaram a mesma característica empreendedora como dominante, numa indicação de homogeneidade entre a categoria; Uma vez identificados alguns padrões, é possível realizar trabalhos específicos para o fortalecimento e estímulo às características entre profissionais da contabilidade; Por ser uma pesquisa piloto, não é possível generalizar os resultados, certamente sua maior limitação é o tamanho da amostra. Dados os resultados obtidos, sugerem-se novas pesquisas para ampliar o conhecimento sobre as características empreendedoras de nossos contadores.

As Autoras Márcia Athayde Matias marcia.athayde@prismaconsultores.com.br Kátia Rocha Pereira katia.rocha@prismaconsultores.com.br www.prismaconsultores.com.br Agradecimento: Grupo Rede Integrar de Contabilistas Consultores