QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUINHENTISMO.
Advertisements

AS VIAGENS PORTUGUESAS
A Educação no Brasil Colônia
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
A ocupação da América e do Brasil
Os primeiros jesuítas desembarcam
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
BRASIL DENTRO DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
O Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo.
Quinhentismo no Brasil
Por :Natania Nogueira Professora de História
Literatura Informativa
História da Educação no Brasil
Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
Quinhentismo 1500 a 1601.
História dos Portugueses no Mundo
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
Profª. Karen Neves Olivan
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo – Literatura Brasileira
História dos Portugueses no Mundo
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
QUINHENTISMO Imagem: Oscar Pereira da Silva / Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Museu Paulista / Public.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012
O teatro brasileiro no século XIX
CRONISTAS DO DESCOBRIMENTO
Resumo A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses. Dentre as justificativas da posse e colonização.
Profa. Karen Neves Olivan
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL
Cronistas do descobrimento
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
A conquista da América Portuguesa
O período humanista na Literatura
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Profa. Karen Neves Olivan
Quinhentismo Séc. XVI.
A colonização da América Portuguesa Grupo 07 – Capítulo 11
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Algumas considerações
Produção literária no Brasil-colônia
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
LITERATURA INFORMATIVA
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
LISTA 1 – 8º ANO HISTÓRIA.
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Transcrição da apresentação:

QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña

QUINHENTISMO capitalismo mercantil e grandes navegações; Contexto histórico capitalismo mercantil e grandes navegações; auge do Renascimento; ruptura na Igreja (Reforma, Contra-Reforma e Inquisição); colonização no Brasil a partir de 1530.

QUINHENTISMO Marco inicial Inicia-se em 1500, daí a denominação; Obra inauguradora: não houve livro, é claro, para inaugurar o Quinhentismo. Toma-se como marco do movimento a Carta de Achamento do Brasil, popularmente conhecida como Carta de Pero Vaz de Caminha.

Pero Vaz de Caminha

Como era conhecida a literatura deste período (1500 – 1601)? Literatura Informativa Literatura dos Viajantes Literatura dos Jesuítas

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Os textos não tinham uma função propriamente literária, pois atendiam finalidades específicas, tanto os padres e religiosos, que na aqui aportavam com a finalidade de catequizar os índios, quanto os navegantes, interessados em descrever e explorar a terra recém-achada.

Literatura Informativa a) Feita pelos viajantes europeus, tinha aspecto de relatórios, com informações sobre nossas terras, destacando-se os recursos minerais, a fauna, a flora e os aspectos pitorescos dos nossos índios; b) Esses relatórios eram chamados de Crônicas de Viagem e tinham mais aspecto histórico do que literário; c) Os textos eram formados por cartas de viagem, tratados descritivos e diários de navehação;

Literatura Informativa d) Alguns dos textos mais importantes da Literatura Informativa são: Carta de “Achamento” do Brasil (1500) – de Pero Vaz de Caminha; Diário de Navegação (1530) – de Pero Lopes de Souza; Tratado da Terra do Brasil (1576) – de Pero de Magalhães Gândavo; Tratado Descritivo do Brasil (1587) – de Gabriel Soares de Souza.

Literatura dos Jesuítas ; a) Num trecho da Carta de Caminha, o autor solicita ao rei que envie gente para a terra recém-descoberta: “Não deixe logo de vir clérigo para os batizar...” ; b) Os jesuítas instalados no Brasil eram agentes da Contra-Reforma. Por isso, a atividade principal dos padres era o trabalho de catequese; c) Durante quase todo o século XVI, a educação foi atribuição exclusiva dos jesuítas. Por esta razão, eles fundaram os primeiros colégios no Brasil;

Literatura dos Jesuítas d) Os jesuítas contribuíram para a destribalização dos indígenas, tentando incutir-lhes uma educação européia; e) Pondo em primeiro plano a intenção pedagógica e moralizante, os textos que produziram têm caráter mais didático que artístico;