Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.

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 Você pode ter objetos e instâncias de ator em diagramas de colaboração, junto com links e mensagens descrevendo como eles estão relacionados entre.
Transcrição da apresentação:

Diagrama de Colaboração

Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação que enfatiza o tempo de seqüência. Mostra os objetos participando em interações de acordo com suas linhas de vida e as mensagens que trocam. Diagrama de colaboração: – Interação que enfatiza o relacionamento entre os objetos. (Será visto mais adiante)

Diagramas de Interação Os dois tipos de diagramas são chamados diagramas de interação O objetivo é de mostrar como as pós-condições dos contratos serão realizadas O diagrama de sequência é mais simples de usar quando se deseja mostrar apenas as sequências de interações O diagrama de colaboração é mais adequado quando se deseja expressar mais detalhes da colaboração entre objetos

Visão da Notação

Exemplo 1 Um objeto pode mudar de estado (valores de atributos e ligações) durante a execução duma interação p: Pedido estado=“Pendente” 1:tratar() p: Pedido estado=“Satisfeito” 1.1: «atende»

Exemplo 2 quem chama: Pessoa : Linha telefónica 1: levanta fone 3: digita(5) 5: digita(1) 6: digita(1) 12: desliga fone quem é chamado:Pessoa 2: dá sinal de chamada ativa 4: fim do sinal de chamada 7: dá sinal de conexão 9: pára sinal de chamada 11: dá sinal de conexão terminada 7: toca o telefone 9: pára de tocar 8: levanta fone 10: desliga fone

Exemplo de Diagrama de Colaboração No exemplo: A mensagem façaPagamento é enviada a uma instância de uma TPDV O TPDV envia a mensagem façaPagamento a uma instância de Venda O objeto da classe Venda cria uma instância de um Pagamento

Objetos Um objeto é representado por um símbolo (retangulo ou um círculo) que mostra seu nome e sua classe sublinhados, separados por dois-pontos: objectname : classname

Objetos Os objetos podem ser usados nos diagramas de colaboração das seguintes maneiras: – Uma classe de objeto pode não estar especificada. Normalmente, você primeiro cria um diagrama de colaboração com objetos e depois especifica a classe. – Os objetos podem não ter nome, mas é recomendável nomeá-los se você quiser diferenciar os diversos objetos da mesma classe. – Uma classe de objeto pode se representar no diagrama de colaboração, caso participe ativamente da colaboração.

Atores É comum ocorrer uma instância de ator no diagrama de colaboração, como aquela que dispara a interação. Se houver várias instâncias de ator no mesmo diagrama, tente mantê-las na periferia do diagrama.

Links Os vínculos são definidos da seguinte maneira: – Um link é um relacionamento existente entre objetos, entre os quais pode haver troca de mensagens. – Nos diagramas de colaboração, o link aparece como uma linha sólida entre dois objetos. – Um objeto interage com outros objetos ou navega até eles através dos links existentes entre eles. – Um link pode ser uma instância de uma associação ou pode ser anônimo, o que significa que sua associação não foi especificada. – Os fluxos de mensagens são anexados aos links. (Ver a seguir Mensagens).

Mensagens Mensagem é uma comunicação entre objetos que contém as informações para o início da atividade em questão. Nos diagramas de colaboração, as mensagens aparecem como uma seta rotulada perto de um link. Isso significa que o link é usado para transportar ou entregar a mensagem ao objeto de destino. A seta ao longo do link aponta na direção do objeto de destino (aquele que receberá a mensagem).

Mensagens A seta é rotulada com o nome da mensagem e seus parâmetros. Ela também pode ser rotulada com um número que indique a seqüência da mensagem no processo geral de interação. Geralmente, os números seqüenciais são usados nos diagramas de colaboração porque são a única forma de descrever o seqüenciamento relativo das mensagens.

Parâmetros O tipo do parâmetro é opcional

Diagrama de colaboração que descreve parte do fluxo de eventos do caso de uso Recebimento de Item de Depósito no Sistema de Máquina de Reciclagem.

Como criar diagramas de colaboração Criar um diagrama separado para cada operação do sistema sendo desenvolvida na iteração corrente. Para cada mensagem de operação do sistema, um diagrama é constuído com essa mensagem inicial Se o diagrama ficar complexo (não cabe numa única página), quebre-o em diagramas menores Usando o contrato das operações (principalmente as pós-condições) e os Use Cases como ponto de partida, projete um sistema de objetos interagindo entre si para realizar as tarefas.

Diagramas: Colaboração X Sequência Os diagramas de colaboração são usados para mostrar como os objetos interagem para executar o comportamento de um caso de uso ou de parte de um caso de uso. Junto com os diagramas de seqüência, as colaborações são usadas pelos designers para definir e esclarecer os papéis dos objetos que executam determinado fluxo de eventos de um caso de uso. Eles são a principal fonte de informações usada para determinar interfaces e responsabilidades de classe.

Diagramas: Colaboração X Sequência Ao contrário de um diagrama de seqüência, o diagrama de colaboração mostra os relacionamentos entre os objetos. Ambos expressam informações semelhantes; o que muda é a forma como elas são mostradas. Os diagramas de colaboração mostram os relacionamentos existentes entre os objetos e proporcionam uma melhor compreensão dos efeitos causados em determinado objeto e para design de procedimentos.

Exercício 1 Um parque de estacionamento dispõe de um cancela automática para saída de viaturas, ligada a um sensor de veículos sob a cancela e uma máquina com leitora para de cartão de estacionamento e mostrador de mensagens. A saída de uma viatura processa-se normalmente da seguinte forma:

– O condutor dirige a sua viatura para junto da cancela e introduz o cartão de estacionamento na ranhura localizada na leitora. – No caso do cartão estar em situação regular (estacionamento pago e não foi excedido o tempo disponível para a saída após o pagamento), mostra a mensagem “Volte Sempre" no mostrador, e envia uma ordem de levantamento para a cancela. – A leitora espera então receber do sensor de veículos sob a cancela uma sequência de notificações de ativação e desativação, e envia uma ordem de descida para a cancela e volta à situação inicial.

Exercício 1 Modele este comportamento através de um diagrama de colaboração em UML. Observação: represente o sistema (cancela, sensor e maquina com leitora) por um objeto composto.

FIM