O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução dos meios de propulsão utilizados
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Segunda Revolução industrial
ENERGIA A ENERGIA existe em nós próprios e em tudo o que nos rodeia, pelo que não é possível viver sem a sua presença. Por ex.: num moinho a vento, num.
Os sectores de actividade
Professora: Helena Felgueiras
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Energia.
FONTES DE ENERGIA.
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
Escola Padre Vítor Melícias
Física – 1º ano EM Eixo temático I: ENERGIA NA TERRA
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
RECURSOS NATURAIS.
A Revolução Industrial
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
O Neolítico A idade da pedra polida
Exploração de recursos naturais
Professor Felipe Monteiro Lima
Gestão Sustentável dos Recursos
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Evolução Social do Trabalho
Professora Carol/Geografia
Governo de D. Maria I Tempo de mudança ou tempo de ajustamento? Rumos da economia 2009 / 10 / 28.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
A primeira Revolução Industrial
Os sectores de actividade
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM QUASE TUDO O QUE É CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO.
ENERGIA.
Energia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Globalização.
“Semear para os frutos colher…”
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Evolução Industrial.
PALEOLÍTICO Representavam a caça, danças, rituais ou guerreiros.
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
A partir do século XVIII
Ambiente & Energia Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Setembro, 2014.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
MATRIZ ENERGÉTICA Conjunto de todos os recursos energéticos disponíveis em um determinado território. A matriz energética é uma representação quantitativa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Máquinas para Restauração Florestal
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Consumo energético e meio ambiente
Desenvolvimento e crescimento econômico Segundo Roscow.
1.Evolução Histórica da Questão Ambiental
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Ciências Naturais – 8.º ano
Transcrição da apresentação:

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

A utilização dos recursos energéticos pelo Homem ao longo da História (evolução e esgotamento).

Índice O Homem e a Energia Porque tem aumentando o consumo de energia? Esgotamento de energia Como podemos usar a energia, sem prejudicar o ambiente?

O Homem e a Energia A história da humanidade confunde-se com a história da energia, uma vez que a primeira forma de energia utilizada pelo homem foi a do seu corpo na luta pela sobrevivência . A história da energia começa na pré-história quando os homens das cavernas descobriram as utilidades do fogo para a sua alimentação e protecção. Com a descoberta do homem pré-histórico de como fazer fogo, com pedras e madeiras, onde as fagulhas incendiavam a palha seca, começou então o domínio do homem sobre a produção de energia em seu benefício, como cozer os alimentos, aquecer as noites frias, iluminar e afastar os animais e outros grupos inimigos. Mais tarde ele usaria o fogo para fundir os minerais e forjar as armas e ferramentas de trabalho, assim como utilizar o fogo para dar resistência às peças cerâmicas que produziam. 1. Homem pré-histórico 2.fogo

Outra fase marcante na história da energia corresponde ao momento em que o homem passou a utilizar a energia dos animais que domesticava, para realizar os trabalhos mais pesados, como arar a terra e transportar cargas. A energia dos ventos teve papel primordial no desenvolvimento da humanidade, uma vez que tornou possível aos navegadores europeus fazerem grandes descobertas, aventurando-se nas suas caravelas movidas pela força dos ventos para navegarem pelos mares, descobrindo e colonizando novos continentes. A energia dos ventos também teve grande importância na transformação dos produtos primários através dos moinhos de vento que foram um dos primeiros processos industriais desenvolvidos pelo homem. 3. Energia do Vento

Porém o grande marco da utilização da energia pelo homem teve lugar durante o século XVIII, com a invenção da Máquina a Vapor, que deu início à era da Revolução Industrial na Europa, marcando definitivamente o uso e a importância da energia nos tempos modernos. As invenções da Locomotiva e dos teares mecânicos foram umas das primeiras aplicações para o uso da energia das máquinas a vapor, em seguida vieram os navios movidos a vapor que contribuíram para o desenvolvimento do comércio mundial Na 2ª metade do século XIX inicia-se a utilização das novas fontes de energia – petróleo e electricidade – que seriam as responsáveis pelo grande salto no desenvolvimento da humanidade. Actualmente, e em virtude das mudanças operadas, o homem alcançou feitos imensuráveis (como por ex. ultrapassar as fronteiras do espaço), e pode ambicionar alcançar muito mais. 4.Navio 5.Locumotiva

Esgotamento de energia O esgotamento progressivo das reservas mundiais de petróleo é uma realidade cada vez menos contestada. A Bristish Petroleum, no seu estudo “Revisão Estatística de Energia Mundial de 2004”, afirma que actualmente as reservas mundiais de petróleo durariam em torno de 41 anos, as de gás natural, 67 anos. 6.Petróleo

> Porque tem aumentando o consumo de energia? Existem duas grandes razões: a primeira delas é o aumento da actividade económica e humana devido ao crescimento demográfico. A população mundial tem aumentado de tal forma, nos últimos duzentos anos, que os consumos energéticos dispararam. A segunda razão é  o próprio desenvolvimento dos países. A energia é essencial para termos qualidade de vida. Por isso, em geral, quanto mais desenvolvida é uma sociedade, maior é o seu consumo de energia. No entanto, uma sociedade desenvolvida deve ser também uma sociedade eficiente, que não desperdiça energia.

> Como podemos usar a energia, sem prejudicar o ambiente? Para que possamos manter ou aumentar o nível de conforto e qualidade de vida torna-se necessário usar a energia de forma mais eficiente, ou seja, alternando hábitos e comportamentos para eliminar os desperdícios de energia eléctrica e fomentar a utilização de energias renováveis. 7. Energias renováveis