Memórias de um sargento de milícias

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Transcrição da apresentação:

Memórias de um sargento de milícias Turma: 202

Apresentação do Autor Nascido no Rio de Janeiro, em 17 de novembro de 1831, foi um medico escritor e professor brasileiro. Filho do tenente Antonio de Almeida e de Josefina Maria de Almeida. Começou estudando na Faculdade de Medicina, profissão nunca exercida. Trabalhou no jornalismo, onde desempenhou varias funções e chegou a ser editor de suplementos culturais e de variedades. Veio depois, a assumir cargos públicos importantes. Procurou iniciar uma carreira política , quando ia fazer as primeiras consultas entre os eleitores, morreu no naufrágio do navio Hermes, em 1861, na costa fluminense.

Fatos biográficos relevantes para a obra Foi publicado primeiramente no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, em 1852,anonimamente. Publicado em 1854 e no lugar do autor, constava “um brasileiro”.Usou de uma linguagem conotativa, própria de classe media e baixa, fugindo dos padrões românticos da época, que retratavam ambientes aristocráticos. A infância pobre de Almeida contribuiu para o desenvolvimento de sua obra.

Características românticas exploradas pelo autor Gerais:A obra é considera romântica, apesar de ser a propulsora do Realismo, apresenta características típicas do romantismo. A obra e um romance urbano, que desenvolveu temas ligadas a problemas sociais. A historia, apresenta o exagero sentimental, presente na maioria das obras românticas. O livro abandona a linguagem metafórica e a mulher e o amor não é mais o ideal, como em outras obras românticas. O final feliz dos protagonistas, também é, uma característica tipicamente romântica.

Características românticas exploradas pelo autor Específicos da obra: Sua obra procurou retratar os hábitos, a moda, o folclore e a religiosidade das classes pobres do inicio do século XIX, mostrando de fato a baixa sociedade brasileira colonial, tornando-a singular dentre as obras românticas, que procuravam retratar os valores e costumes da aristocracia. Seu romance de costumes ironizava os padrões e normas românticos, criticava a desequilibrada classe baixa brasileira sarcasticamente e pós em crise a idealização romântica devido ao fato de seus personagens serem malandros.

Apresentação da obra Único romance Almeida, foi publicado em 1852 e 1853 sob a forma de folhetins. O romance tem esse título por narrar a história de Leonardo, um vadio que acaba se transformando num sargento de milícias no tempo de D. João VI. A obra se contrasta com os romances românticos de sua época e possui traços que anunciam a literatura realista do século XX, por muitos motivos. Primeiro, por ter como protagonista um herói malandro. Segundo, pelo tipo especial de nacionalismo que a caracteriza ao documentar traços específicos da sociedade brasileira do tempo do rei D. João VI. Terceiro, pelo tom de crônica que dá leveza e aproxima da fala sua linguagem direta, coloquial, irônica e próxima do estilo jornalístico.

Resumo Conta a história de Leonardo, um homem que conta as memórias de sua vida desgraçada. Filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças, Leonardo foi abandonado ainda criança por sua mãe, que fugiu com um marinheiro, e por seu pai que não o queria. Passou a viver com o padrinho que não tinha filhos e o criara com muita dedicação, encobrindo todas as suas travessuras e com um grande desejo que o mesmo se tornar padre. Era um menino insuportável, cujo principal hobby, era atormentar os outros. Mais tarde torna-se um boêmio arruaceiro. Quando seu padrinho morre, volta a morar com seu pai e sua nova esposa, a filha de sua madrinha. Tendo grande desavença com esta, foge de casa e vai morar com a família de um amigo de infância. La, ele conhece Vidinha, pela qual se apaixona e deixa de lado seu amor da adolescência de lado. Com ciúmes, os primos de Vidinha, que também desejavam o seu amor, armam para ele, criando uma emboscada com o Vidigal. Fugindo dessa emboscada, ele entra no topo da lista do major, que com muito intento e paciência, consegue captura-lo e o leva para servir ao serviço militar e depois, o coloca a seu serviço. Após aprontar com o major, e preso no quartel, mas com a ajuda de sua madrinha, D. Maria e Maria Regalada, que conversaram com o major, conseguiram sua liberdade e sua promoção para sargento de granadeiros e depois de sargento de milícias. Após ganhar tal cargo, decide-se casar para fazer jus à sua patente, casa-se com Luisinha que estava recém viúva e foi o primeiro amor na sua adolescência.

Tipo de romance O romance urbano, também conhecido como romance de costumes ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830 do século XIX. O romance urbano também conhecido como romance de costumes tem como principal característica a preocupação na ilustração de paixões, comportamento e interesses da classe social da época em foco. Os romances urbanos se caracterizam também pela presença do herói e da heroína, que apaixonados precisam quase sempre superar obstáculos para viverem felizes. Outra principal característica é que trouxe uma nova forma de entretenimento a leitura de romances estrangeiros.

Trecho romântico da obra A critica aos costumes e uma característica do romance de época. Podemos percebê-lo nesse trecho, onde um padre tem um caso com uma cigana: “No mesmo instante viu aparecer o granadeiro trazendo pelo braço o Rev. Mestre de Cerimônias em ceroulas curtas e largas, de meias pretas, sapatos de fivela, e solidéu à cabeça. Apesar dos aparos em que se achavam, todos desataram a rir: só ele e a cigana choravam de envergonhados.” ( DE ALMEIDA, Manuel Antonio.Memórias de um sargento de milícias. 1834. P.78)

Meta x Objetivo A obra, originalmente escrita como um folhetim do jornal Correio Mercantil do Rio de Janeiro, e como as novelas, os folhetins eram divididos em capítulos. O objetivo de todo autor e principalmente dos desse gênero, e prender a atenção do leitor, e sempre deixar um suspense, para que o mesmo acompanhe os próximos capítulos. Almeida conseguiu fazer isso, como se pode perceber, sempre à uma questão não esclarecida ou alguma duvida pairada no ar no final de cada capitulo.

Sugestão para melhor composição da obra Em minha opinião, a obra foi ótima e inovadora pra época, trazendo átona o verdadeiro brasileiro, o único erro do autor foi no final, onde ele deixou de esclarecer o final de personagens como os primos e Vidinha, que ta certo ponto, foram extremamente relevantes pra obra.