Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau Geraldes Teixeira - CPAA Gilvan Coimbra Martins - CPAA
Introdução A cor é um dos principais e mais usados atributos para caracterizar e diferenciar solos; A cor de um dado horizonte ou camada pode ser relativamente uniforme ou apresentar padrões mosqueados ou variegados de diferentes cores.
Objetivo Determinar as cores de amostras superficiais do solo em clareiras de diferentes idades e em áreas sob vegetação de floresta na BOGPM, Coari - AM.
Material e Métodos Foram coletadas amostras de solo em cilindros metalicos na profundidade de 0-5cm; A cor foi determinada pelo sistema de Munsell em ambas as extremidades do cilindro (0 – 5 cm), anotando-se o matiz, o valor e o croma; Na ocorrência de mosqueado, determinou-se a cor predominante e a cor das demais manchas, seguido da descrição do arranjamento do mosqueado.
Resultados e Discussão Os solos estudados em sua grande maioria, apresentam coloração vermelho-amarelada (5YR 4/6), com o predomínio de mosqueado a partir de 5 cm de cor bruno-forte que variam entre 7,5 YR 5/8 e 5/6. Esses mosqueados são comuns (abundância), pequenos a médios (tamanho), distintos (contraste) e claros (bordas).
Resultados e Discussão Tabela 1. Cor dos solos em horizontes superficiais em clareiras de diferentes idades na BOGPM, Coari - AM Local Repetição Cor Cilindro (E.S.)* Cilindro (E.I.)* Matiz (0 cm) Mosqueado (5cm) Mosqueado (5 cm) RUC 5 1 10YR 4/8 7,5YR 5/8 5YR 4/6 2 10YR 4/4 - 10YR 5/4 3 Jazida 21 5YR 5/8 5YR 5/6 2,5YR 4/6 Jazida 18 7,5YR 6/8 E.S. = Extremidade superior E.I. = Extremidade inferior
Resultados e Discussão Em áreas de floresta primária verifica-se: horizontes mais escuros próximo da superfície (10YR 4/4 e 4/6); mosqueados aparecem a partir de 0,50 m, sendo bem distintos a partir de 1,20 m.
Resultados e Discussão Solos com cores esbranquiçadas nas camadas superficiais durante o período seco e chuvoso: indicam a presença de ambientes hidromórficos; grande parte do ferro foi removido do sistema.
Resultados e Discussão A presença de mosqueados indica problemas de drenagem em determinada época do ano (ambiente redutor e oxidante). As cores mais uniformes e amarronzadas indica a recuperação da matéria orgânica.
Conclusões A determinação da cor do solo é um parâmetro indicativo de processos importantes no monitoramento da recuperação da qualidade do solo indicando: Recuperação dos teores de matéria orgânica e Ambientes com problemas de drenagem A cor como parâmetro ainda apresenta a vantagem de ser um método imediato e de baixo custo
Agradecimentos Ao CNPq; A FINEP/CTPetro; Ao meu orientador Wenceslau Teixeira e a todos os colobaradores.