CSP – Teresópolis Centenário de Dorival Caymmi *30/04/1914 †16/08/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Homenagem ao gênio da raça e do choro
Advertisements

Sivuca e Glorinha Gadelha
Almir Sater Lorrãyne & Brenda
Rio de Janeiro.
CHICO BUARQUE E.E.E.F RUI BARBOSA NOME:Joana Agostini TURMA:83
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
01 de março de de março de 1565 Minha alma canta vejo o Rio de Janeiro Estou morrendo de saudades Rio, seu mar, praias sem fim, Rio, você que.
Samba.
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
O PESCADOR MEXICANO Autor Desconhecido.
CELEBRAR Equipe do Serviço Social do
Chiquinha Gonzaga.
ELIZABETH MINHA HISTÓRIA.
Algumas palavras sobre o compositor e poeta Paulo César Pinheiro
História do:
Ari Barroso.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
A Semiótica da Canção Popular Brasileira Paulo Strogenski.
O maior compositor... maestro latino – americano do século XX...
O Grande Canal (di notte) É o maior e mais importante da cidade italiana de Veneza. É o maior e mais importante da cidade italiana de Veneza. Arquivos.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Movimento Hip Hop.
Memorial Emanuelle Lustosa
Tema da semana: Alvo: Hora da Palavra Avisos: Verifique se os seus discípulos estão fazendo a Escola de Discípulos. Frase para o líder Espaço de anotações.
Laboratório de Informática Professoras: Claudia Rosas e Isa Ruppelt
Carmen Miranda A pequena Notável.
Trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática
A c u c a r By Jorge Corrêa.
GÊNERO MUSICAL.
João de Barros.
DORIVAL CAYMMI PRÉ-I O QUE QUE A BAIANA TEM? RODA PIÃO MARACANGALHA
© M. D. Martins, 2010 Clique Maria do Carmo Miranda da Cunha (Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909 — Beverly Hills, 5 de agosto de 1955), mais conhecida.
Samba.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Clique para avançar (Lucas 1,31)) Meu irmão, minha irmã, Queremos presentear você com essa bela pintura da Renascença. Nela, o pintor retrata dois momentos.
Turma 24 ANO 2014 Trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática
Eu sou poeta.
Trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática
Escola Judith Macedo de Araújo. Um menino que era simpático e querido trabalhava em música e falou para o pai que queria ser cantor. O pai disse: -Sim.
Maria Rita.
Mercedes Sosa, símbolo da música e da liberdade.
Igreja Presbiteriana da Lapa Apresentará LOUVE LAPA DIA 14/03/2010 DOMINGO ÀS 18 HORAS.
Michael Jackson, 50 anos, faleceu nesta quinta-feira (25 de junho de 2009). A informação é oficial do Hospital da Universidade da California, em Los Angeles,
Revisão Autores Nordestinos.
…um pintor que se chamava…
História de amor.
9º Ano 2º Bimestre 2015– Artes - Juventino
INTERPRETADA POR CARMEN MIRANDA NO FILME "BANANA DA TERRA“, A MÚSICA “O QUE QUE A BAIANA TEM?” DE CAYMMI E A IMAGEM ESTILIZADA DA BAIANA GANHARAM FAMA.
violonista violonista Cantora compositora Carreira A paulistana Maria Gadú foi introduzida à prática musical ainda na infância.Aos 7 anos de idade, já.
A Cidade do Rio na Uerj Datas Especiais 450 anos da cidade do Rio Quatro séculos e meio depois que o português Estácio de Sá fundou a cidade, entre os.
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados...” aos homens por Ele amados...” Cantaram os anjos, anunciando e celebrando.
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
Apresenta Osasco - Antiga
HOMENAGEM AOS 100 ANOS LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO...
Recantos da Praça da República – Belém - Pará ROLAGEM AUTOMÁTICA Faixa 5 do CD “Caleidoscópio do Coração” Baía de Guajará – Mercado Ver-o-peso – Belém.
The Great Gatsby By F. Scott Fitzgerald.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 17 DO CD “CALEIDOSCÓPIO DO CORAÇÃO 2”
PROJETO PRODUÇÃO SERTANEJA
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Gilberto Gil Vencedor do Grammy Gênio Evolucionário Ambientalista Ministro Pai Músico Pensador.
Trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática Professoras: Claudia Rosas e Bianca Fernandes.
Carmen Miranda Juliano e Diana. Biografia: o começo  Nasceu dia 9 de fev. de 1909 em Marco de Canaveses  Mudou para o Rio de Janeiro um ano depois do.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
ORIGEM DO SAMBA E SAMBA CANÇÕES
Músicas Africanas.
Ao dar início, deixe os slides sucederem automaticamente, pois a música de fundo, está sincronizada com as imagens.
Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914 — Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.
Foto: Veneza - Itália. APRESENTA COM SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

CSP – Teresópolis Centenário de Dorival Caymmi *30/04/1914 †16/08/2008

O representante mais ''baiano'' entre os grandes compositores e poetas da Música Popular Brasileira nasceu no dia 30 de abril de 1914, em Salvador (Bahia). Descendente de italianos, as gerações baianas começaram com o seu bisavô, que veio da Itália para trabalhar no reparo do Elevador Lacerda, um dos símbolos da capital baiana.

A sua iniciação musical deu-se já quando criança, ouvindo parentes que tocavam piano. Por volta de 1930, sem nunca ter estudado música, já se acompanhava ao violão, que aprendeu a tocar sozinho, criando um estilo muito pessoal. Neste ano escreve a primeira de suas composições, a toada ''No sertão''.

Aos 20 anos, estreou cantando e tocando violão em programas na Rádio Clube da Bahia. Em 1935, ganhou o programa ''Caymmi e Suas Canções Praieiras''. E em 1936, aos 22 anos, como compositor, venceu um concurso de músicas de carnaval com o samba ''A Bahia também dá''. O prêmio: um abajur de cetim cor-de-rosa.

Foi apresentado ao diretor da Rádio Tupi, e, em 24 de junho de 1938, estreou na rádio cantando duas composições, embora ainda sem contrato. Saiu-se bem como calouro e iniciou a cantar dois dias por semana, além de participar do programa Dragão da Rua Larga. Neste programa, interpretou O Que é Que a Baiana Tem, composta em 1938. Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme Banana da Terra, de 1938.

Em 1939 passa a atuar na prestigiosa Rádio Nacional no Rio de Janeiro, onde conhece a caloura Stella Maris, com quem se casa. Emplaca nos anos 40 e 50 sucessos como "Samba da Minha Terra" (1940), "Rosa Morena" (1942), "Marina" (1947), "Não Tem Solução" (1952), "João Valentão" (1953), "Maracangalha" (1956).

Nas composições de Caymmi como a exemplo de Maracangalha de 1956 e Saudade de Bahia da 1957, a Bahia surge como um local exótico com um discurso típico que estabelecera-se nas primeiras décadas do século XX. Referências à cultura africana, à comida, às danças, à roupa, e, principalmente à religião.

Em 1965, traduzida para o inglês por Ray Gilbert, a valsa-samba ''Das Rosas'' estourou nos Estados Unidos na gravação do cantor americano Andy Williams. O sucesso o levou àquele país, onde fez shows, gravou um programa de TV e um LP, passando quatro meses em Los Angeles. Em 1968, o governo da Bahia retribuiu-lhe a divulgação internacional da cultura com uma casa de presente, em Salvador.

Importantes homenagens dentro e fora do Brasil marcaram os anos 80 para Caymmi. Em 1984, no seu septuagésimo aniversário, ele foi condecorado em Paris pelo ministro da cultura francês, Jack Lang, com a Comenda das Artes e Letras da França, atribuída a importantes personalidades culturais. No ano seguinte, inaugurou-se em Salvador a avenida Dorival Caymmi. Em 1986, no Rio, o artista virou enredo da Estação Primeira de Mangueira, com o qual a escola de samba venceu o desfile do carnaval daquele ano.

A obra de Dorival Caymmi é caracterizada pelos temas praianos e pela exaltação às belezas de seu estado natal, a Bahia. Com problemas cardíacos, passou a apresentar-se esporadicamente em shows ao lado dos filhos Dori, Nana e Danilo, também músicos de sucesso. Em 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos, mas o número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes é praticamente incalculável. Sua obra, considerada pequena em quantidade, compensa essa falsa impressão com inigualável número de obras-primas.

Ao lado de Jorge Amado, Dorival Caymmi está entre os maiores representantes da Bahia e da cultura brasileira, seja nas canções ou nas telas de pintura. Outra obra marcante foi Suíte de pescadores, onde retrata a preocupação com a vida do pescador pra ganhar o pão de cada dia: “Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecer” Sua obra carrega a tinta e as notas de sua herança africana, contando a tragédia de negros e pescadores da Bahia. Caymmi é um dos grandes representantes do nascimento do tema urbano na MPB ao lado de Noel Rosa, Pixinguinha e tantos outros.