OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

Brasil Colônia I.
Crise Econômica Colonial
A formação do território brasileiro
FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO
A economia mineradora século XVIII
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Economia - Brasil Colônia
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
Brasil Colônia Expansão Territorial.
A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
Formação do Território Brasileiro
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
Expansão Territorial.
MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
A mineração.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
MÓDULO 04 BRASIL COLONIAL- EXPANSÃO TERRITORIAL : PECUÁRIA , BANDEIRAS E TRATADOS DE LIMITES BRASIL DO TRATADO DE TORDESILHAS.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
A Expansão territorial
Movimento bandeirante (séc XVII):
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Movimento bandeirante (séc XVII):
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
(Frei Vicente do Salvador, cronista do século XVII)
Brasil – Século do Ouro ( e da miséria!!!).
COLÉGIO CEME Profº Bergson Vieira Disciplina: História
A Mineração.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Aula 3 (4-5) – União Ibérica ( ) e mineração (sec. XVIII)
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
O Império luso-brasileiro no século XVIII
A Mineração no Brasil Período: séc. XVII – séc. XVIII
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
DESCOBERTA DO OURO.
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
BANDEIRANTES PECUÁRIA JESUÍTAS ( MISSÕES TRATADOS DE FRONTEIRAS
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
Expansão e ouro na América portuguesa
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Nem tudo que reluz é ouro.
A Ocupação Do Sertão Séculos XVI-XVII-XVIII.
História do Brasil – Aula 06
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
O Período pré-colonial
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
BRASIL COLONIA II/ BRASIL COLONIA III
Formação territorial brasileira
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
Movimento bandeirante (séc XVII):
INTENSIVO 2013 BRASIL COLONIAL
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
Mineração.
Transcrição da apresentação:

OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL

Trabalhador coberto com a lama brilhante, rica em ferro, das minas de Serra Pelada. Brasil, 1986.

Escadas nas minas de ouro de Serra Pelada. Brasil, 1986.

Transporte de sacos de terra nas minas de ouro de Serra Pelada Transporte de sacos de terra nas minas de ouro de Serra Pelada. Cada homem sobe do fundo da mina ao monte de terra, no topo, cerca de 60 vezes por dia. Brasil, 1986.

Movimento bandeirante (séc XVII): O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): A expansão bandeirante propiciou a descoberta de metais preciosos na região mineradora, e assim, iniciou-se a expansão mineradora que rapidamente se converteu na principal atividade econômica do Brasil colonial. Origem: São Vicente (São Paulo).

Tipos de bandeiras (expedições exploradoras): apresamento (caça ao índio), sertanismo de contrato (destruição de quilombos ou outros serviços no interior), busca de metais preciosos. Importância histórica: alargamento informal das fronteiras, ataque/destruição de missões no sul, dando origem a reserva de gado.

descoberta de ouro (nos atuais estados de MG, MT e GO) A administração aurífera (Fiscalização): Intendência das Minas (1702) – órgão criado por Portugal para administrar a região das minas. Divisão em lotes (DATAS); Cobrança de impostos: Quinto (20%). Casas de Fundição (1720).

Capitação (1735 – imposto sobre escravos) 100 arroubas anuais (1500kg/ano). Derrama (cobrança de impostos atrasados). Submissão de Portugal aos interesses ingleses: Tratado de Methuen (1703) – acordo panos e vinhos. Mudanças do Brasil a partir da descoberta de ouro: Aumento populacional. Aumento do mercado interno. Integração econômica.

Integração do sul (gado). Deslocamento do eixo econômico (NE – SE). Mudança da capital (RJ – 1763). Interiorização. Urbanização (Vila Rica, Mariana, Sabará, Diamantina...). Surgimento de classe média urbana. Mobilidade social relativa.

Aumento do escravismo.

Técnicas utilizadas HAVIA DUAS FORMAS DE EXTRAÇÃO AURÍFERA: Faiscação ou Garimpagem- retirada do ouro de lavagem encontrado nos rios e barrancos. (Predomínio do trabalho livre e de poucos investimentos). Lavras – Grandes unidades produtoras que exigiam grandes investimentos para as escavações e para compra de escravos.

O distrito Diamantino: Maior controle de POR. Até 1740 cobrava-se o Quinto. A partir de 1740: concessão de contrato. Contratador. A partir de 1771: monopólio de POR. A arte na época do ouro: Estilo barroco. Obras de caráter religioso. Antônio Francisco Lisboa – O Aleijadinho (maior representante).

A POPULAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XVII

A POPULAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XVIII

As Reformas Pombalinas (1750 – 1777): Marquês do Pombal: despotismo esclarecido em POR. Tentativa de modernizar POR, diminuindo influência inglesa no país. Estratégia: aumentar a exploração sobre o Brasil. Aumento do controle administrativo. Criação de companhias de comércio (reforço do monopólio). Criação da Derrama. Expulsão de Jesuítas de POR – destruição das missões no RS.

2. A EXPANSÃO TERRITORIAL Séculos XVII e XVIII. União Ibérica – anulação prática do Tratado de Tordesilhas. Movimento bandeirante – alargamento informal das fronteiras. Desinteresse espanhol. Ocupação da região NE: defesa da costa (litoral), caça e massacre de indígenas (litoral e interior), criação de gado (ocupação do interior); Ocupação da região N: busca de drogas do sertão e instalação de reduções jesuíticas (ambos feitos a partir da bacia do Rio Amazonas);

Ocupação da região S: Interesse português no comércio da Bacia do Prata. Criação de gado (secundário). Fundação de cidades costeiras para garantir o comércio português no Prata. Desterro (1658) – atual Florianópolis. Colônia do Sacramento (1678) – atual Uruguai. Rio Grande (1737). Porto Alegre (1742).

Ocupação espanhola na região sul deu-se a partir da instalação de reduções nos atuais territórios do RS (oeste), Argentina e Paraguai. Palco de atritos permanentes entre portugueses e espanhóis. Para resolver os atritos entre Portugueses e espanhóis, foram feitos uma série de tratados, visando delimitar o território de ambos. Os principais pontos de discórdia deveram-se a região Sul e o cobiçado comércio do Prata: Tratado de Lisboa (1681). Tratado de Utrecht (1715).

Tratado de Madri (1750): Principal dos tratados. Brasil atual (praticamente). Princípio do “Uti Possidetis” – posse por ocupação reconhecida. 7 Povos das Missões = POR. Colônia do Sacramento = ESP. Tratado El Pardo (1761). Tratado de Sto. Ildefonso (1777). Tratado de Badajoz – confirmação do Tratado de Madri.

PRINCIPAIS TRATADOS TERRITORIAIS:

MEU OURO -

MEU TESOURO -