QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.

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QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa correta, de acordo com o seguinte código: 01) Apenas a afirmativa I é verdadeira. 02) Apenas a afirmativa II é verdadeira. 03) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. 04) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 05) Todas as afirmativas são verdadeiras. 2001

2001 01. ( ) Considere as seguintes proposições: p: q: Se a>0, b>0 e ab, então r: Tem valor lógico verdade: I. ~p II. q  ~r III. p  q

2001 02. ( ) Considerando-se f: R  R e g: R  R funções tais que f(x+1) = x2 – 1, e g(x) = 2x – 1, tem-se: I. a imagem de f é o intervalo [-1, +[ II. III. o gráfico da função h(x) = f(|x|) é

2001 03. ( ) Identifique as afirmativas verdadeiras sobre equações e inequações: I. Se a, b e c, em que a < b < c, são as soluções da equação ||x – 1| - 1| então O conjunto-solução da inequação log(2x - 1) < 0 é o intervalo ]-, 1] A equação sen tem cinco soluções no intervalo [-2, 2] II. III.

2001 04. A partir do triângulo isósceles ABC retângulo em A, de catetos iguais a 1u.c., é construído um primeiro triângulo ABC1, sendo C1 ponto médio de AC, um segundo triângulo ABC2, sendo C2 ponto médio de AC1, um terceiro triângulo ABC3, sendo C3 ponto médio de AC2, assim sucessivamente. O quadrado da medida da hipotenusa do quinto triângulo assim construído é igual a: 01) 02) 03) 05) 04)

05. Em um grupo de cinco adolescentes, dois têm idade de 15 anos e três de 16 anos. Sorteando-se, simultaneamente, dois adolescentes do grupo, a probabilidade de que tenham a mesma idade é igual a: 2001 01) 02) 03) 04) 05)

2001 06. Sabendo-se que 1 + i é raiz do polinômio de coeficientes reais P(x) = (x - 1) (x2 + bx + c), P(2) é igual a: 01) 2 02) 5 03) 8 04) 10 05) 16

2001 07. O valor da expressão: é igual a: 01) 3 02) 4 03) 10 04) 11 05) 15

2001 08. A solução da equação: é um número: 01) inteiro negativo. 02) real entre 0 e 1. 03) real entre 1 e 2. 04) real entre 3 e 4. 05) inteiro maior que 4.

2001 09. Na figura, x e y são os valores das medidas dos lados do triângulo de área igual a 18 u.a. O valor de é igual a: 04) 05) 01) 24 02) 36 03)

2001 10. Um litro de leite está embalado em uma caixa. 01) 4,25cm 02) 5,00cm 03) 7,80cm 04) 9,55cm 05) 11,20cm Colocando-se do conteúdo da caixa em uma jarra em forma de um cilindro circular reto de raio da base igual 5cm, a altura do nível do leite, no recipiente cilíndrico, fica aproximadamente igual:

11. Da intersecção da reta com a circunferência de raio igual a 1u. c 11. Da intersecção da reta com a circunferência de raio igual a 1u.c. e centro em (1, 1), obtém-se uma corda que mede, em unidades de comprimento: 01) 02) 03) 04) 2 05) 1 2001

2001 12. Sendo f e g funções reais tais que f(x) = cos2x e g(x) = sen(x + 2π), então é equivalente a: 01) 0 02) 4senxcosx 03) 2(cos2x – sen2x) 04) cos2x – sen4x 05) Sem 4x

2001 13. Analisando-se a delegação olímpica de um determinado país nas Olimpíadas, em Atlanta-96 e em Sydney-2000, observou-se que, em Atlanta, a delegação tinha 225 atletas, dos quais 20% eram mulheres; em Sydney, a delegação foi reduzida em em relação à de Atlanta, e o número de mulheres dobrou. Assim sendo, pode-se concluir que o percentual de homens na delegação de Sydney correspondeu a: 01) 30% 02) 40% 04) 60% 03) 50% 05) 70%

2001 14. Duas pessoas fizeram um empréstimo de uma mesma quantia por dois meses, nas seguintes condições: • A primeira, a juros compostos de 2% ao mês. • A segunda, a juros simples de x% ao mês. Sabendo-se que, ao quitar a dívida, as duas pagaram o mesmo valor, conclui-se que x é igual a: 01) 2,01 02) 2,02 04) 4,04 03) 2,20 05) 4,40

2001 15. Em um curso de Inglês, as notas atribuídas variam de 0 a 5. A tabela abaixo mostra a distribuição das notas da avaliação de uma turma de 20 alunos. Com base nessas informações, pode-se afirmar: Notas 1 2 3 4 5 Freqüência 8 01) A média aritmética das notas é menor que a mediana. 02) A média aritmética das notas é igual à moda. 03) A média aritmética das notas é maior que a moda. 04) A moda das notas é maior que a mediana. 05) A mediana das notas é igual à média aritmética.