Estado, Nação e Política

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

Profº Paulo Henrique Matos de Jesus
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
O surgimento do Estado Nacional
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo.
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
Unidade 5 O encontro entre dois mundos Os Europeus chegam a América.
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
FORTALECIMENTO DO PODER DOS REIS Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
ABSOLUTISMO EUROPEU.
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
HISTÓRIA GERAL CAPÍTULOS 9 A 12 CAPÍTULOS 12 A 15.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Formação das Monarquias Nacionais
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
Absolutismo Adailton Figueiredo
Professor Vander História Idade Moderna
ABSOLUTISMO.
Expansão Marítima Grandes Navegaçãoes.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
ILUMINISMO As luzes da razão.
Modernidade  A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma.
A Formação do Estado Nacional Moderno
O Liberalismo do século XVIII e XIX
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis). Transição entre o feudalismo.
HISTÓRIA.
O ABSOLUTISMO.
Formação das Monarquias Nacionais
Absolutismo e mercantilismo
ANTIGO REGIME – O ABSOLUTISMO
O Estado Moderno.
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
Formação dos Estados Modernos
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO
ABSOLUTISMO.
ABSOLUTISMO.
“L’Etat c’est moi” (O Estado sou eu) Frase do Rei Francês Luís XIV
ABSOLUTISMO.
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
A Formação das Monarquias Nacionais
ABSOLUTISMO.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
FILOSOFIA.
Absolutismo Monárquico
O Antigo Regime Europeu
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Antigo Regime – parte I.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IDADE MODERNA Prof. David Nogueira O ABSOLUTISMO.
Transcrição da apresentação:

Estado, Nação e Política Este capítulo tem como objetivo entender o processo de formação dos Estados Modernos representando territórios e seus povos.

A divisão política do mundo contemporâneo GEOPOLÍTICA

Casos recentes: Ex-Iugolávia (1991-2008)

O que é Nação? Algumas definições: I. “Para os indígenas, nação é um conjunto de indivíduos com a mesma herança cultural (hábitos, ascendentes, língua, festejos, etc.)”. In: História Temática, p. 123. II. Atualmente, o conceito de nação inclui duas representações: a] nação política, que se refere ao âmbito jurídico-político e à soberania que constitui um Estado e seu território de controle. b.] nação cultural, que é uma noção mais subjetiva e que faz referência a uma comunidade humana com determinadas características culturais comuns. Conclusão: De qualquer forma, na linguajem quotidiana, a palavra nação é usada como sinônimo de país, território, povo e Estado, por exemplo. conceito.de.com.pt

Prestou atenção aonde está a ideia de propriedade nos conceitos de nação? É a partir dessa discussão que buscaremos as respostas para entender a divisão do mundo atual.

Estado Moderno Refere-se ao conjunto de leis que representam e amparam o indivíduo dentro de determinado território, seja por aspectos culturais, religiosos, econômicos, militares e/ou políticos.

Cronologia dos Primeiros Estados Modernos XIV – XIX formação das monarquias nacionais Portugal (1139-1385) Espanha (1035-1492) França (1180-1453) Inglaterra (1112-1485) Obs.: observe que os Estados se formam em tempos e lugares diferentes na Europa. A Rússia só se tornou Estado em 1917.

Monarquias Nacionais A s Monarquias Nacionais foram organizadas pelos interesses de nobres, burgueses e clérigos para resolver a crise feudal. Foi daí que se originou o Estado Moderno representado na figura dos rei. Obs: muitos reinos, condados e ducados se juntaram e se fortaleceram formando um território dirigido pelo Estado na figura de um rei.

Quadro Comparativo Feudalismo Transição para o capitalismo Monarquias Medievais: -Feudos -Poder descentralizado -Diversidade monetária -Diversidade militar -Diversidade tributária -Diversidade jurídica Monarquias Nacionais: -Território nacional -Poder centralizado -Unidade monetária -Unidade militar -Unidade tributária -unidade jurídica A figura do rei se fortaleceu como representante do Estado Moderno.

Formação de Portugal e Espanha Resultado Guerra de Reconquista

Transição do feudalismo para o capitalismo Com a formação do Estado Nacional Português e espanhol estas nações colonizaram outros continentes em busca de riquezas e se tornaram as primeiras potências mundiais no começo do sistema capitalista. Superando a crise provocada pelo antigo sistema feudal.

Absolutismo Conceito O Estado Moderno tem na figura do rei o seu principal representante. Com esse fortalecimento alguns reis se apropriam do poder que o Estado lhe permite. O Absolutismo, sistema político no qual se confere todo o poder a apenas um indivíduo ou a um grupo. O desenvolvimento do absolutismo moderno começou com o nascimento dos Estados nacionais europeus no final do século XV e se prolongou durante mais de 200 anos.

Alguns dos principais monarcas Luis XIV: França – séc XVIII Henrique VIII: Inglaterra - séc. XVI

Resposta de Luis XIV ao parlamento francês a respeito da sua forma de governar (1766): É somente na minha pessoa que reside o poder soberano... é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei, e que lhes é permitido advertir-me o que é do dever de todos os úteis conselheiros; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação, de que se pretende ousar fazer um corpo sepa­rado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente nas minhas mãos.

Marketeiros do Estado e do Absolutismo Thomas Hobbes: “O Homem é o Lobo do Homem” (o Estado como instituição pública capaz de controlar a crise do feudalismo). Nicolau Maquiavel: “Os Fins Justificam os Meios” (o Estado precisa de um rei forte e temido e soberano). Jean Bobin : Teoria Divina dos Reis (o rei governa por vontade de Deus).