Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Os projetos.
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
Sistema Web para Departamentos
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Palestra 1 Apresentação da Disciplina
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
GPPP – Gerenciamento de Presídios P.P.
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
Requisitos e Casos de Uso
S.I.S.D. – Soluções Inteligentes para Sistemas Distribuídos
Projeto de Olho na Pista
Visão Geral PRO.NET.
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Sistema de gerenciamento de clínica veterinária
Planejamento e Projeto de Testes
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Sistema de Gerenciamento de Cursos de Inglês Visão geral.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
O Processo de desenvolvimento de software
Levantamento de Requisitos
Projeto de Gerenciamento de Fábrica de Bebida
Levantamento de Requisitos
Sistema de Gerenciamento Clinico
Softbom Software do Corpo de Bombeiros Equipe: André Diniz
Sistema de Gerenciamento de Boates
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Wi-Fi Information Service André Guedes Ronaldo Ribeiro.
Engenharia de Software e Sistemas
E QUIPE Amanda Priscilla Ari Barreto Diego Benício Edmilson Campos Helder Pacheco Kairon Ramon Ystallonne Carlos.
N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas
Automação de Testes de Software
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Rafael MAREGA Renato ADOLFS Bruno OLIVEIRA Daniel GEVAERD Juliana MACHADO.
Kinamo Sistema gerenciamento de filmes Cleunio França - cbff Fernando Rodrigues - frsn João Pedro Kamei - jpmk Pedro Bello - pab2.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
InAction Team. Projeto AKADEMIE - Gerenciando o Bem Estar InAction Team Desenvolvimento de projeto para a disciplina de Engenharia de Software e Sistemas.
I NTRODUÇÃO Do que se trata? RUP Iterativo Incremental Interdisciplinaridade: Engenharia de Software e Interface Usuário- Máquina.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Requisitos Não funcionais
Empresa de vendas de insumos para máquinas industriais
Pergaminho a robust library system Grupo: André Felipe de Melo (afpm) Bernardo Reis (bfrs) Leyla Manoella de Lima (lmmrl) Thiago Henrique da Paz (thfp)
Processo e Qualidade.
PãoSoft Sistema de Gerenciamento para Panificadora
Sistema de Gerenciamento da Academia de Letras(SiGAL)
Projeto Supervisionado de Análise e Engenharia de Software
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
SGP – Sistema de Gerenciamento Penitenciário André Feitosa de Mendonça – afm4 Lucas Aranha Barreto – lab3 Pablo Carvalho Pinheiro - pcp Rodrigo Emanoel.
SGIML – Sistema de Gerenciamento do Instituto Médico Legal
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Sistema Gerenciador de Ensaios de Materiais de Construção Civil Graduando Jean Souza Queres – Matrícula Orientador Professor Mauro Nacif Rocha.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
SISTEMA CONTáBIL PROJETO FINAL DE CURSO – INF 496
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas Projeto de Engenharia de Software Italo Macêdo Vinícius Cantarelli Jorge Falcão Lindoso Humberto Pacheco Telmo Filho

Fábrica de Bebidas Precisa de uma forma de organizar as informações relativas aos serviços oferecidos pela mesma. Organizar a gestão de Recursos Humanos, de Produção, de Pesquisa, de Estoque e de Serviços da empresa.

Visão Geral do Sistema A Proposta do projeto Cachaçaite é oferecer uma melhora organizacional para uma Fábrica de Bebidas, dando suporte à administração de finanças, recursos humanos e serviços.

Plano de Projeto e Cronograma Restrições Organização Funções dos Membros Cronograma Análise de Riscos

Restrições Deve ser uma aplicação web com um módulo desktop para o administrador. Deve respeitar os prazos da disciplina de Engenharia de Software Deve disponibilizar seus documentos em um site. Deve executar em computadores de capacidade limitada.

Organização Dividido em dois módulos Aplicação Web Aplicação Desktop para o Administrador Será implementado por cinco estudantes do curso de Ciência da Computação

Funções dos membros Nome Status Funções Humberto Pachêco Desenvolvedor Programador, Contribuir no levantamento de requisitos , na assimilação de tecnologias e na elaboração de documentos Italo Macedo Programador, Contribuir no levantamento de requisitos e na elaboração da interface, validação da mesma junto ao cliente. Jorge Lindoso Programador, Contribuir nos testes do sistema e na arquitetura do mesmo. Telmo de Menezes Gerente de projeto Organização geral do projeto, programador Vinícius Cantarelli Programador, responsável pelo banco de dados e revisão de artefatos

Cronograma Tarefa Dependências Atividade Início Término T1 Aprendizado das tecnologias 10/10/2007 24/10/2007 T2 Prática / treinamento 25/10/2007 31/10/2007 T3 Elaboração do plano de projeto 16/10/2007 T4 Elaboração do documento de requisitos 23/10/2007 30/10/2007 T5 T2,T4 Elaboração de casos de teste 05/11/2007 19/11/2007 T6 Elaboração do documento de análise e projeto 26/11/2007 10/12/2007 T7 Desenvolvimento da versão final do projeto 12/12/2007 10/01/2008

Problemas na integração de partes do sistema Análise de Riscos Risco Gravidade Possibilidade Impacto Estratégia Problemas na integração de partes do sistema Alta Média Atraso Cada integrante deve está ciente em qual parte do projeto está trabalhando no momento, bem como da arquitetura geral do sistema Falta de experiência com a tecnologia O período de “Aprendizado das tecnologias”, definido no cronograma, deve ser bem aproveitado Tempo insuficiente de desenvolvimento Cumprir rigorosamente o cronograma Ausência de algum integrante Baixa Cada integrante receberá uma carga adicional de tarefas para compensar essa ausência

Requisitos Por falta da oportunidade de buscar um cliente, os requisitos foram elicitados através de brainstorm* em reuniões com os membros da equipe.

Requisitos Funcionais Cadastros: o sistema deverá realizar o cadastro de funcionários (promoção), bebidas, lotes e entregas. Buscas: o sistema deverá encontrar em seu banco e exibir dados de quaisquer tipos de elementos de cadastro. Listas: o sistema deverá listar todos os tipos de elementos de cadastro que fazem parte do banco de dados. Remoção: o sistema deverá remover de seu banco de dados quaisquer tipos de elementos de cadastro.

Requisitos Funcionais Gerar relatórios: o sistema deverá gerar relatórios de quaisquer tipos de elementos de cadastro

Requisitos Não-Funcionais Performance: O tempo de retorno de consultas e inserções no sistema não pode ser maior do que 9 segundos. Usabilidade: A interface com o usuário deverá ser amigável e intuitiva para permitir a utilização do sistema em toda sua potencialidade, evitando-se algum treinamento intensivo prévio. Segurança: O Funcionário comum terá acesso a um conjunto mínimo de funcionalidades e será identificado através de login(CPF) e senha. Segurança: Acesso às demais funções só poderá ser feito pelo supervisor, gerente e chefe da Fábrica de Bebidas, identificado através de login(CPF) e senha.

Casos de Uso Efetuar login no sistema Cadastrar Funcionário Cadastrar Bebida Cadastar Lote Cadastrar Laboratório Promover Gerente Promover Supervisor

Diagrama de Casos de Uso

Efetuar Login

Efetuar Login

Cadastrar Funcionário

Cadastrar Funcionário

Promover a Supervisor

Promover a Supervisor

Promover a Gerente

Promover a Gerente

Cadastrar Bebida

Cadastrar Bebida

Cadastrar Lote

Cadastrar Lote

Cadastrar Laboratório

Cadastrar Laboratório

Arquitetura e Modelagem

Testes Abordagem caixa branca enquanto o código era construído Testes de unidade feitos usando a abordagem caixa preta Testes de integração foram elaborados orientados a casos de uso. Teste de sistema

Casos de Testes Efetuar login Cadastros (promoção)

Exemplo – Cadastro de Funcionário [CT02] Cadastrar Funcionário comum Identificador do requisito RF-02 Requisitos associados Procedimento associado PT02 Entradas Resultados esperados Entrada Pré-condições Descrição da entrada Pós-condições Saídas CPF, Senha, Nome, Nome da mãe, Telefone(opcional) Estar devidamente logado no sistema e o usuário a ser cadastrado como supervisor. O Usuário fornece os dados do novo funcionário. A transação armazenada no log do sistema. O Sistema cadastra um novo funcionário, retornando uma mensagem de confirmação ou de erro se o valor dos campos forem inválidos.