NORDESTE Com 1.558.196 km² de área e um população de 51.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DAS CAATINGAS Prof. Paulo C. Moura.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
REGIÃO NORDESTE.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
Aula 29 NORDESTE.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Complexo Regional da NORDESTE
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
NORDESTE Professora: Lívia.
O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS
Relevo e hidrografia Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sobre um extenso.
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Região Nordeste.
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Região Nordeste.
Complexo regional do Nordeste
Complexo Regional da NORDESTE
RELEVO.
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Aula de Revisão de Geografia
Domínio dos Cerrados Disponível em:
DOMÍNIO DA CAATINGA.
Região Nordeste 18/04/2017.
Região Nordeste.
Demografia Cristiano Almeida.
COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144.
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Vilela Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Caio Série: 5°ano A
Região Nordeste.
Escola: Coopen Aluno: Lorenzo Série:5º ano B
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
Escola: Coopen Aluna: Maria Eduarda Mendes Série: 5°ano B
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Região Nordeste/Região Sudeste
sub – regiões nordestinas
Escola: COOPEN Aluno:Rafael Série:5º ano A
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Sub-regiões do Nordeste
Sub-regiões do Nordeste
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.
Transcrição da apresentação:

NORDESTE Com 1.558.196 km² de área e um população de 51.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e a maior orla marítima do Brasil.

Aspectos Naturais RELEVO Apresenta Planaltos Depressões Planícies Planalto Nordestino: está subdividido Serras, chapadas e planaltos. Unidades principais: 1- Planalto da Borborema 2- Serra da Ibiapaba 3- Chapada da Diamantina 4- Depressão do São Francisco 5- Planície Litorânea ou Costeira. 6- Planalto Maranhão-Piauí 6 2 1 4 3 5

Localizada no Ceará, é mais um belo local para o turismo. Demais! Serra da Ibiapaba ! Localizada no Ceará, é mais um belo local para o turismo. Demais!

Cidades principais: Caruaru, Garanhuns, Campina Grande e Arapiraca. Chuvas Orográficas ou de Relevo Planalto da Borborema - Esse planalto é também conhecido como Serra das Russas, e estende-se pelos estados Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. O Pico do Papagaio, de 1.260 m, é o ponto culminante. Fica na transição do úmido para o semi-árido. Cidades principais: Caruaru, Garanhuns, Campina Grande e Arapiraca.

Bacias Hidrográficas - 3- Nordeste – 4- São Francisco – 5- Leste - Os rios do Nordeste são perenes e intermitentes ou temporários. O principal rio é o São Francisco. www.olhares.aeiou.pt www.agencia.cnptia.embrapa.br

Uso do rio São Francisco: a) Doméstico b) Energia c) Navegação d) Agricultura e irrigação e) Pesca

Festas típicas da região do Rio São Francisco Festa de Bom Jesus dos Navegantes –Penedo (AL). b) Carnaval – c) Festival de Inverno – Água Branca (AL) d) Forro do Cangaço – Piranhas (AL) e) Gincana de Pesca – Piaçabuçu f) Festa Literária de Penedo g) Festival Nacional de Música Sacra – Penedo.

Penedo

As sub-regiões do Nordeste O Nordeste está dividido em 4 sub-regiões: 1- Zona da Mata; 2- Agreste 3- Sertão 4- Meio-Norte. 4 3 2 1 www.cultura.salvador.ba.gov.br

Economia do Nordeste 1- Zona da Mata: a) É a mais populosa e industrializada do Nordeste b) Principais cidades: Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa e Aracaju. c) A indústria está representada pelo: 1- Pólo Petroquímico de Camaçari 2- Centro Industrial de Aratu 3- Complexo Ford 4- Porto Digital e Complexo Portuário de Suape d) A agricultura de plantation: Cana-de-açúcar, Tabaco e Cacau. e) Mineração: Sal, Fosfato, Petróleo, Gás Natural, Calcário... 2- Agreste: a)Policultura comercial – abastecer a Zona da Mata. b)Predomínio de minifúndios

3- Sertão: a) Maior e mais pobre sub-região do Nordeste. b) Relevo: Planaltos e Depressões. c) Hidrografia: Rios Perenes Temporários ou Intermitentes São Francisco: Parnaíba: Banha Teresina(PI) d)Clima: Tropical semi-árido – Interfere na vegetação e na hidrografia. * Baixa pluviosidade * Chuvas irregulares e)Vegetação: Caatinga – * Xerófila * Armazena água * Espinhos em lugar das folhas * Arbustiva com galhos retorcidos * Cactos e bromélias

Chapada Diamantina – Fica na região central da Bahia e tem forte vocação turística. O Rio São Francisco – Nasce na Serra da Canastra (MG) e atravessa BA, PE, AL e SE.

Chuva Orográfica - ocorre quando uma massa de ar quente e úmida sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha, provocando chuva. Esse fenômeno ocorre no litoral do Nordeste devido ao Planalto da Borborema. É uma das causas da seca no Sertão. É também chamada de chuva de relevo ou de montanha.

A Indústria da Seca: Os grupos econômicos e políticos, valendo-se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio-político do que climático.

4 – Meio-Norte: Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. a) A base econômica tradicional é o extrativismo vegetal: Babaçu, buriti e carnaúba. b) Principais produtos agrícolas: arroz, algodão, mandioca, soja... c) Palmáceas: carnaúba e babaçu. d) Rio principal: Parnaíba.

Fim