Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROVADORISMO EM PORTUGAL
Advertisements

Literatura TROVADORISMO x HUMANISMO Profª. Mara Magaña.
Literatura Prof. Henrique
Século XII ao século XIV.
Trovadorismo.
Trovadorismo Origem do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa, história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de.
O Sagrado e o Pecado : A presença feminina na lírica galego–portuguesa medieval Nathaly Felipe Ferreira Alves Orientadora: Prof.a. Dr.a. Diva Valente Rebelo.
TROVADORISMO Panorama Histórico Cronologia Poesia Trovadoresca
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
Literatura na Idade Média
Idade Média Trovadorismo.
Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2010
Resumex I.O que é literatura?
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Cantigas de Amigo As Cantigas de Amigo têm origem tradicional-popular e baseiam-se num lirismo muito antigo. Como características basilares destacamos.
Literatura de Cordel Projeto interdisciplinar – II Média Professora Daniela Mendes e Sara Porcu.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Esta manhã, quando Deus abriu uma janela do céu, me viu e perguntou…
Idade Média Prof Luiza Monteiro
Maria a Bem-Aventurada
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A Semiótica da Canção Popular Brasileira Paulo Strogenski.
Passado de saudades sem magoas...
Organizado por Andréa Motta
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
TROVADORISMO -- Primeira manifestação literária da língua portuguesa.
Milton Nascimento - Chico Buarque
Trovadorismo: Local de Produção: Modo de Circulação:
Trovadorismo ( ).
Literatura Prof.ª Francieine Lisowski
Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo
Trovadorismo Literatura – Aula 1.
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA
Prof.ª Carol TROVADORISMO.
YOLANDA Chico Buarque e Simone.
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Literatura : expressão de uma época
Encontros Virtuais. De: Cleuza Villas/ Leoaymel Encontros Virtuais. De: Cleuza Villas/ Leoaymel.
Versos para ti Ligue o Som.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
TROVADORISMO.
Música: Juan Carlos Calderón Letra: Juan Carlos Calderón
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
TROVADORISMO Matéria: Literatura Profª.: Aline Bernar.
Poemas Professora Janete.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Trovadorismo Contexto histórico
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
Trovadorismo Era Medieval.
CORAÇÃO DESCOMPASSADO
Períodos Literários e estilos de época
Eu não existo sem você Eu não existo sem você Eu sei e você sabe,
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
A ARTE DE VLADIMIR VOLOGOV
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Clicar com o mouse Música:Onde anda você por Vinicius de Moraes Denise Severgnini Mardilê Fabre Vilma Cláudia Zin Vitória Magna Mari Saes Sunny Lóra.
A construção do sentido
POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária
Esquemas-síntese das cantigas de escárnio e maldizer
UNIDADE 1 Poesia trovadoresca.
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
2 Reis NÓS SOMOS RESULTADOS DE ALGUÉM.* Ou seja você foi favorecido por alguém agora é sua vez de estender a mão a quem precisa. 1c12.7 Ou seja.
LITERATURA PORTUGUESA
TROVADORISMO EM PORTUGAL Suzete Beppu
Transcrição da apresentação:

Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2009 Trovadorismo Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2009

Em meados do século XII, Portugal se constitui como um estado independente = início de sua história literária. http://lh6.google.com/c.alberto.vaz/R9ARb0LuJeI/AAAAAAAAAOw/_aOTZcgvx3w/Portugalem1249_thumb4_thumb%5B2%5D

IDADE MÉDIA http://img291.imageshack.us/img291/3326/piramedemv3.png http://lh4.google.com/c.alberto.vaz/R9AR_ULuJkI/AAAAAAAAAPg/znFE9D_d788/PirmidedosgrupossociaissecXII_thumb3 http://img291.imageshack.us/img291/3326/piramedemv3.png

OS TROVADORES http://tbn0.google.com/images?q=tbn:iIvENFiTpDqxFM:http://bp3.blogger.com/_pn8WzwbRRz4/RgCPjAOx47I/AAAAAAAAAAU/uiCe9aGS7Ak/s320/trovadorismo.JPG Os poetas da Idade Média eram conhecidos como TROVADORES. Trobadeur significa “achar”, “encontrar”. Cada poeta deveria “achar” uma música e adequá-la aos versos. Nessa época as composições eram feitas para serem cantadas ao som de instrumentos como a lira, a cítara, harpa ou viola, daí serem chamadas de CANTIGAS.

Os artistas medievais eram classificados como: Trovador Nobre, não recebia por suas funções. Jogral Compositor saltimbanco, recebia por suas funções. Menestrel Artista que servia a determinada corte. Jogralesa ou soldadeira Moça que acompanhava os artistas, dançando, cantando e tocando castanholas.

PRODUÇÃO POÉTICA LÍRICAS DE AMOR CANTIGAS DE AMIGO DE ESCÁRNIO SATÍRICAS DE MALDIZER

CANTIGA DE AMOR CANTIGA DE AMIGO eu lírico masculino objeto desejado: a dama, a “senhor” o homem presta a vassalagem amorosa, pelo amor não correspondido (“coita”) mulher idealizada, superior ambiente palaciano eu lírico feminino objeto desejado: o amigo a mulher sofre pelo amante, namorado ausente mulher real, mais concreta ambiente rural

CANTIGA DE ESCÁRNIO CANTIGA DE MALDIZER Ataque indireto Predomínio da ironia e do sarcasmo Críticas a costumes, pessoas, acontecimentos Não declaração de nomes Ataque direto Predomínio de palavras chulas (baixo nível) Declaração do nome da pessoa criticada

Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo ao milagre do pão Cio da terra Milton Nascimento/Chico Buarque Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo ao milagre do pão E se fartar de pão Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do mel Se lambuzar de mel Afagar a terra Conhecer os desejos da terra Cio da terra propícia estação E fecundar o chão Disponível em http:letras.terra.com.br. Acesso em 29.05.2008.

A temática explorada no texto remete ao contexto histórico medieval em que se desenvolveu o Trovadorismo. Considerando os referenciais que dão suporte ao entendimento das expressões culturais daquela época, responda: A que atividade produtiva, que tem expressivo significado para o estudo do Trovadorismo, o texto faz referência explícita? Em qual das estrofes do texto é possível reconhecer a potencialidade da terra como produtora de riqueza? Associando a temática do texto e articulando-a ao contexto medieval, identifique o significado da propriedade da terra naquela sociedade?

Que me deixou morta de tanto prazer Texto 2 Iolanda Onde anda você Vinícius de Moraes/Hermano Silva E por falar em saudade Onde andam seus olhos Que a gente não vê Onde anda esse corpo Que me deixou morta de tanto prazer Texto 2 Iolanda Chico Buarque/Pablo Milanez Essa canção é mais que mais que uma canção de amor Quem dera fosse uma declaração de amor Romântica, sem procurar a justa forma Do que me vem assim de forma tão caudalosa Te amo, te amo, eternamente, te amo Quando te vi, eu bem que estava certo De que me sentiria descoberto Disponível em http:letras.terra.com.br. Acesso em 29.05.2008.

Com base nos textos I e II, responda: Que texto serve de exemplo para a categorização das Cantigas de Amigo? Justifique sua resposta citando uma característica deste tipo de Cantiga. 2. Que texto serve de exemplo para a categorização das Cantigas de Amor? Justifique sua resposta citando uma característica deste tipo de Cantiga.