Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2009 Trovadorismo Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2009
Em meados do século XII, Portugal se constitui como um estado independente = início de sua história literária. http://lh6.google.com/c.alberto.vaz/R9ARb0LuJeI/AAAAAAAAAOw/_aOTZcgvx3w/Portugalem1249_thumb4_thumb%5B2%5D
IDADE MÉDIA http://img291.imageshack.us/img291/3326/piramedemv3.png http://lh4.google.com/c.alberto.vaz/R9AR_ULuJkI/AAAAAAAAAPg/znFE9D_d788/PirmidedosgrupossociaissecXII_thumb3 http://img291.imageshack.us/img291/3326/piramedemv3.png
OS TROVADORES http://tbn0.google.com/images?q=tbn:iIvENFiTpDqxFM:http://bp3.blogger.com/_pn8WzwbRRz4/RgCPjAOx47I/AAAAAAAAAAU/uiCe9aGS7Ak/s320/trovadorismo.JPG Os poetas da Idade Média eram conhecidos como TROVADORES. Trobadeur significa “achar”, “encontrar”. Cada poeta deveria “achar” uma música e adequá-la aos versos. Nessa época as composições eram feitas para serem cantadas ao som de instrumentos como a lira, a cítara, harpa ou viola, daí serem chamadas de CANTIGAS.
Os artistas medievais eram classificados como: Trovador Nobre, não recebia por suas funções. Jogral Compositor saltimbanco, recebia por suas funções. Menestrel Artista que servia a determinada corte. Jogralesa ou soldadeira Moça que acompanhava os artistas, dançando, cantando e tocando castanholas.
PRODUÇÃO POÉTICA LÍRICAS DE AMOR CANTIGAS DE AMIGO DE ESCÁRNIO SATÍRICAS DE MALDIZER
CANTIGA DE AMOR CANTIGA DE AMIGO eu lírico masculino objeto desejado: a dama, a “senhor” o homem presta a vassalagem amorosa, pelo amor não correspondido (“coita”) mulher idealizada, superior ambiente palaciano eu lírico feminino objeto desejado: o amigo a mulher sofre pelo amante, namorado ausente mulher real, mais concreta ambiente rural
CANTIGA DE ESCÁRNIO CANTIGA DE MALDIZER Ataque indireto Predomínio da ironia e do sarcasmo Críticas a costumes, pessoas, acontecimentos Não declaração de nomes Ataque direto Predomínio de palavras chulas (baixo nível) Declaração do nome da pessoa criticada
Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo ao milagre do pão Cio da terra Milton Nascimento/Chico Buarque Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo ao milagre do pão E se fartar de pão Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do mel Se lambuzar de mel Afagar a terra Conhecer os desejos da terra Cio da terra propícia estação E fecundar o chão Disponível em http:letras.terra.com.br. Acesso em 29.05.2008.
A temática explorada no texto remete ao contexto histórico medieval em que se desenvolveu o Trovadorismo. Considerando os referenciais que dão suporte ao entendimento das expressões culturais daquela época, responda: A que atividade produtiva, que tem expressivo significado para o estudo do Trovadorismo, o texto faz referência explícita? Em qual das estrofes do texto é possível reconhecer a potencialidade da terra como produtora de riqueza? Associando a temática do texto e articulando-a ao contexto medieval, identifique o significado da propriedade da terra naquela sociedade?
Que me deixou morta de tanto prazer Texto 2 Iolanda Onde anda você Vinícius de Moraes/Hermano Silva E por falar em saudade Onde andam seus olhos Que a gente não vê Onde anda esse corpo Que me deixou morta de tanto prazer Texto 2 Iolanda Chico Buarque/Pablo Milanez Essa canção é mais que mais que uma canção de amor Quem dera fosse uma declaração de amor Romântica, sem procurar a justa forma Do que me vem assim de forma tão caudalosa Te amo, te amo, eternamente, te amo Quando te vi, eu bem que estava certo De que me sentiria descoberto Disponível em http:letras.terra.com.br. Acesso em 29.05.2008.
Com base nos textos I e II, responda: Que texto serve de exemplo para a categorização das Cantigas de Amigo? Justifique sua resposta citando uma característica deste tipo de Cantiga. 2. Que texto serve de exemplo para a categorização das Cantigas de Amor? Justifique sua resposta citando uma característica deste tipo de Cantiga.