AVALIAÇÃO LABORATORIAL EM UNIDADES CURRICULARES COM COMPONENTE EXPERIMENTAL: CASO PRÁTICO DA UNIDADE CURRICULAR QUÍMICA-FÍSICA, FFUP Marcela Segundo, Inês.

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO LABORATORIAL EM UNIDADES CURRICULARES COM COMPONENTE EXPERIMENTAL: CASO PRÁTICO DA UNIDADE CURRICULAR QUÍMICA-FÍSICA, FFUP Marcela Segundo, Inês Ramos, Salette Reis, Lab. Química Aplicada, Dep. Ciências Químicas, FFUP

UC: Química-Física 2º semestre do 1º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) 6 ECTS estruturados em aulas teóricas (metodologia expositiva): 26 h aulas teórico-práticas (resolução de exercícios): 13 h aulas práticas (experiências laboratoriais): 26 h estudo autônomo: 103 h

UC: Química-Física Características da componente laboratorial: composta por 9 trabalhos diferentes (Termodinâmica e Cinética Química) trabalhos realizados individualmente (até 2011) ou em grupos de 2 estudantes tem um peso importante na nota final (6/20 valores)

Como introduzir avaliação individual… com mais de 250 alunos inscritos (180 pela 1ª vez)? que conta com uma equipa de 3 docentes? com elevada carga de trabalho experimental e estudo requerido simultaneamente pelas outras UCs do mesmo semestre (Química Orgânica II, Anatomia e Histologia, Química Analítica, Bioquímica I)?

UC: Química-Física DescriçãoTipo Tempo (h) Peso (%) Trabalho laboratorial Participação presencial 65,013,5 Discussão pública dos cálculos e resultados Participação presencial 2,07,5 Exame escrito (laboratorial)Exame0,59,0 Exame escrito (teórico)Exame2,070,0

UC: Química-Física Divisão da componente laboratorial em três níveis de avaliação DescriçãoTipo Tempo (h) Peso (%) Trabalho laboratorial Participação presencial 65,013,5 Discussão pública dos cálculos e resultados Participação presencial 2,07,5 Exame escrito (laboratorial)Exame0,59,0 Exame escrito (teórico)Exame2,070,0

UC: Química-Física (i) execução do trabalho experimental correta, traduzida pela qualidade do trabalho executado, aferida por critérios definidos (9 valores, 1 por cada trabalho experimental) DescriçãoTipo Tempo (h) Peso (%) Trabalho laboratorial Participação presencial 65,013,5 Discussão pública dos cálculos e resultados Participação presencial 2,07,5 Exame escrito (laboratorial)Exame0,59,0 Exame escrito (teórico)Exame2,070,0

UC: Química-Física (ii) confirmação individual dos cálculos efetuados com base nos resultados obtidos na aula laboratorial, com discussão pública dos mesmos no âmbito da turma laboratorial (16 a 20 estudantes; 5 valores) DescriçãoTipo Tempo (h) Peso (%) Trabalho laboratorial Participação presencial 65,013,5 Discussão pública dos cálculos e resultados Participação presencial 2,07,5 Exame escrito (laboratorial)Exame0,59,0 Exame escrito (teórico)Exame2,070,0

UC: Química-Física (iii) avaliação individual escrita no âmbito do exame final, em que é proposta a resolução/discussão de dois problemas sobre os trabalhos experimentais (6 valores) DescriçãoTipo Tempo (h) Peso (%) Trabalho laboratorial Participação presencial 65,013,5 Discussão pública dos cálculos e resultados Participação presencial 2,07,5 Exame escrito (laboratorial)Exame0,59,0 Exame escrito (teórico)Exame2,070,0

Efeitos do novo modelo de avaliação a responsabilização por parte dos estudantes pelos resultados experimentais obtidos em cada aula, dado que todas as aulas contam para a sua nota final, num ambiente de verdadeira avaliação contínua; os estudantes podem efetuar os cálculos a medida que aprendem a matéria teórica correspondente pois não há necessidade de apresentar relatórios escritos semanais;

Efeitos do novo modelo de avaliação as possibilidades de fraude são minimizadas, sendo evitado o plágio através da propagação das partes comuns presentes nos relatórios completos (introdução teórica e discussão geral dos resultados); a componente de avaliação por solidariedade de grupo (freeloading) é minimizada com a discussão individual dos resultados na aula final e com a resolução de dois exercícios no exame final sobre os trabalhos laboratoriais.

Efeitos do novo modelo de avaliação 2009/ /2014

Efeitos do novo modelo de avaliação 2009/ /2014

Obrigada pela vossa atenção! Salette Reis Marcela Segundo Inês Ramos