A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Projeto de Geografia.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
O mundo do ponto de vista de Moscou
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
(Organização dos tratados do Atlântico Norte)
União europeia SÓNIA VICENTE.
Blocos econômicos mundiais
Prof. José Victor GayLussac
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Professor Luiz Felipe Geografia
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
A EUROPA DOS 28.
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
GUERRA FRIA ORDEM BIPOLAR
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
URSS para Rússia Atual.
O pacto de Varsóvia e OTAN
A crise no mundo socialista
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A CRISE NA UCRANIA.
As Tensões entre Rússia e Ucrânia
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
“ “Europa para todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
Ucrania: como entender a crise
URSS.
Europa União Européia:
ESTADOS UNIDOS.
A COMUNIDADE DE ESTADOS INDEPENDENTES
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
UCRÂNIA: NOVA FACE DA GUERRA FRIA ??
Revisão 7ª série.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
Cuba América Central.
AULA 5 CONTINENTE EUROPEU.
Programa Solidariedade Distintivo de Solidariedade Escoteira
Atividade sobre a Economia Europeia
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Conhecendo os personagens...
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
Revisão Percursos 13 ao 16.
Cei (comunidade dos estados independentes)
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
A EUROPA DOS 27.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Professor Hudson de Paula
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
Geopolíticas Asiáticas
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
Transcrição da apresentação:

A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral no Mar Negro e questões energéticas. A Rússia hoje é uma petropotência, sua riqueza (e poder político) vem do petróleo e do gás natural explorados na região ártico- siberiana. A UE, por outro lado, depende em grande parte desse fornecimento. A Ucrânia é o território-ponte que une essa cadeia de produção e consumo. Há, portanto interesse da Rússia em manter seu poder sobre Kiev, e interesse da UE em se aproximar.

Além da questão energética, há outras questões econômicas. Caso a Ucrânia se aproxime da UE, a Rússia perderá gradualmente o acesso a mais um mercado. Com o tempo, é natural que a Ucrânia passe a consumir mais produtos europeus e menos produtos russos. Economicamente, portanto, Moscou tem muito a perder.

Há ainda a questão geopolítica maior, inclusive militar. Desde o colapso do bloco socialista e da própria URSS, a UE e a OTAN ampliaram sua presença no leste europeu. Para os russos, este avanço é visto como uma ameaça potencial. Estônia, Letônia e Lituânia, ex-repúblicas soviéticas, já são hoje membros da UE e da OTAN. Vale o mesmo para países da antiga cortina de ferro, como a Polônia entre outros. Quando um país adere aos blocos econômico e militar ocidentais, dificilmente esta decisão pode ser revertida. Para a Rússia, é um território “perdido”.

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, decidiu se reunir com ex-chefes de Governo do país para discutir formas de solucionar a crise política. O presidente ucraniano, prometeu criar uma comissão multipartidária para pôr fim à crise política que afeta o país. O papa Francisco pediu o fim da violência na Ucrânia e apelou para que haja um diálogo entre governo e opositores, que se manifestam em protesto há dois meses. O parlamento ucraniano aboliu, por ampla maioria, as leis antimanifestação que levaram à radicalização dos protestos no país. Depois de tentar por meses aliviar a crise pela qual a Ucrânia passa, o primeiro-ministro, Mykola Azarov, pediu demissão do cargo.

A Ucrânia, por sua vez, encontra-se dividida. Grande parte da população exige a aproximação com a UE, mas do ponto de vista econômico o processo não é tão simples: UE e Rússia, quase de forma igual, tem a mesma importância econômica para Kiev. Além disso, a energia da Ucrânia vem da Rússia, o que dá a Moscou uma vantagem imediata importante. A vontade popular é pró-UE, mas o ponto de vista pragmático do governo deve levar em consideração todos esses fatores.