Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais

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Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Subgrupo x: Nathália Koslyk – 09/13898 Davi Montes – 09/0110650 Subgrupo y: Sávio Castro – 09/60462 Nicholli Menezes – 09/60519 Samuel Teixeira – 09/56929 Turma: 14 Grupo: 08

O braço direito do McDonald’s MARTIN-BROWER: O braço direito do McDonald’s

Resumo Iremos apresentar um breve estudo de caso sobre a logística de distribuição da empresa McDonald's, líder no segmento de fast foods brasileiro. Toda a aquisição, armazenagem e distribuição de mercadorias da empresa são feitas pela Martin-Brower, uma das maiores operadoras de logística e distribuição do mundo. O sucesso da MB, nos serviços prestados ao McDonald's, é conseqüência de um alinhamento aos valores e compromissos do seu cliente, conforme veremos a seguir.

Apresentação A MB é a operadora logística que liga os fornecedores aos mais de 500 estabelecimentos da rede brasileira de McDonald’s. A empresa é líder nesse segmento Conceito de Distribution Utility não se aplica Centros de Distribuição e Apoio localizados em cinco regiões do Brasil: Recife, São Paulo, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Curitiba Sucesso da MB devido ao alinhamento com os interesses do cliente: qualidade, consistência, rapidez e preço

Serviços Aquisição, armazenagem e distribuição de produtos secos, refrigerados e congelados, em instalações de altíssimo nível (com temperaturas controladas)‏ Método utilizado: Cross Docking A frequência de entrega dos produtos varia de acordo com a demanda do lugar e a sua capacidade de estocagem. Em Brasília, a entrega é feita de 2 a 3 vezes por semana (rotas, datas e horários pré-definidos). *Frete reverso Veículos padronizados e equipados Rigoroso controle de qualidade

Relação com Fornecedores Importância das relações de parceria (controle de qualidade + prazos)‏ Objetivo: agregar valores para ambas as partes Há quatro fornecedores principais que se ramificam em muitos outros  tendência à unificação

Sistema de Comunicação Computadores de bordo para monitorar as diferentes frotas Pioneira na efetivação do B2B E-pedidos E-atendimentos Tecnologia de Informação (real-time)

Diferenciais Competitivos Criação do Condomínio Food Town, em São Paulo Padronização dos caminhões, divididos em três repartições de temperaturas específicas Desenvolvimento de formulários elêtronicos (Sistema EPR)‏ Customer Service 24 horas Alto investimento em treinamento pessoal Desenvolvimento de ações beneficentes e responsabilidade social

Sistema de distribuição interna Drive-Thru Telentrega Pedidos via internet

Making Of