Método OWAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ergonomia na produção e projeto
Advertisements

Engenharia e Segurança do Trabalho
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Prevenção de Lesões na coluna vertebral
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
Ergonomia no uso do computador
10 Princípios em Ergonomia.
DICAS PARA PREVENIR DORES NAS COSTAS
UML Modelando um sistema.
O movimento e o exercício
Saltos.
? Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTICULARES E AMPLITUDES FISIOLÓGICAS
Métodos de análise postural e a contribuição do sistema OWAS
Universidade Federal de Santa Catarina
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
Como ter uma COLUNA saudável: Deslocamentos
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Dicas para uma boa ergonomia na Informática
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
Como viver bem com ela e prevenir
DICA DE SAÚDE – Setembro 2011
Movimentos da Capoeira
Principais movimentos de defesa da capoeira
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Sinais de formação Sinais de apito; Vozes de comando; Sinais manuais.
A posição correta na cadeira
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Como manter uma Boa Postura?
ERGONOMIA.
Movimentos de Ataque.
Ergonomia.
Apostila de Ordem Unida Básica
POSTURA CORPORAL.
DOENÇA OCUPACIONAL Movimentação de Cargas
Fundamentos de Biomecânica e Posturas para Trabalhar
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
LINHAS DE CUIDADO: AO PROFESSOR
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
EQUILIBRIO DO CORPO E POSTURA.
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
Federação Paulista de Futebol Quadro de árbitros Programação de treinamentos TREINO FÍSICO ABC 10 x 40m no máximo de velocidade rec. 1min 30seg e 15 x.
Basquetebol.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Informações para a indústria da construção
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
Ergonomia Kevin Gabriel Goetz RA
NADO CRAWL.
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
AULA 10 ERGONOMIA.
Profa Dra Fabiana Abrahão
Fundamentos do Voleibol
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
SEMINÁRIO DA MECÂNICA CORPORAL Aline Mayara Salles Abranches Elena Ropero Gimenez Ivani de Fátima Gonçalves Santiago Silvano Pereira de Souza ESCOLA DE.
A postura “SENTADA” UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI - Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas clique.
OVACO WORKING (POSTURAL) ANALISYS SYSTEM - OWAS
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
Transcrição da apresentação:

Método OWAS

DESCRIÇÃO DO MÉTODO OWAS Histórico Desenvolvido na Finlândia para analisar as posturas de trabalho na industria de aço, e foi proposto por três pesquisadores finlandeses (KARKU, KANSI e KUORINKA:1977) para Ovaco Oy Company em conjunto com o Instituto finlandês de Saúde ocupacional, seu nome deriva de OVACO Working Posture Analysing System. Análise fotográficas das principais posturas típicas, observando o trabalho dos refrataristas no reparo e troca da proteção refrataria dos conversores para fabricação de aços especiais onde as posturas requeridas pelo trabalho eram muito constrangedoras para os operários (SANTOS,2000).

Os pesquisadores definiram 72 posturas típicas que resultaram de diferentes combinações das seguintes posições: Dorso – 4 posições típicas; Braços – 3 posições típicas; Pernas - 7 posições típicas) Mais de 36 mil observações em 52 atividades para testar o método. Registros com concordância média de 93 % . Em função dos dados concluiu-se que o método apresentava razoável consistência (ITIRO,1993).

PERNAS 1 - Sentado 2 - De pé com ambas pernas esticadas 3 - De pé com o peso em uma das pernas esticadas 4 - De pé ou agachado com ambos os joelhos dobrados 5 - De pé ou agachado com um dos joelhos dobrados 6 - Ajoelhado em um ou ambos os joelhos 7 - Andando ou se movendo

Valoração das posturas pelo método OWAS Classe 1 – Postura normal, dispensa cuidados, a não ser em casos excepcionais. Classe 2 – Postura que deve ser verificada na próxima revisão dos métodos de trabalho. Classe 3 – Postura que deve merecer atenção a curto prazo. Classe 4 – Postura que deve merecer atenção imediata.

Categoria OCORRÊNCIA 1 Não são necessárias medidas corretivas - Prioriza-se o corpo alinhado. Nesta situação torna-se irrelevante o valor dos esforços e as posições dos braços - Andando com as costas ereta ou torcida, a posição dos braço é basicamente irrelevante, sendo que o grau de esforço pode provocar a mudança de categoria.

São necessárias correções no Futuro Categoria Ocorrência 2 São necessárias correções no Futuro - Em geral são posturas de transição entre as categorias 1 e 3. - Mais freqüentes quando as costas estão eretas e ocorre um arqueamento das pernas, com esforços moderados -Pode ser encontrada em quase todas as seqüências de combinações entre costas , braços, pernas e esforço moderados.

São necessárias correções logo que possível Categoria Ocorrência 3 São necessárias correções logo que possível -Está relacionada com muitas combinações de costas pernas, braços, com maiores esforços. -É mais freqüente quando as pernas não estão eretas, ou as costas estão curvadas -Esta categoria não ocorre se as pernas estiverem eretas e o esforço for de no máximo 10kg , ou ainda na maioria das posturas com as costas eretas para qualquer esforço acima de 20 kg.

São necessárias correções imediatas Categoria Ocorrências 4 São necessárias correções imediatas -Concentra-se na combinação de pernas arqueadas, costas curvas, torcidas ou curvadas e torcidas. A Posição dos braços e os graus de esforços chegam a ser irrelevantes. -Sentado com braços na altura do ombro,costas curvadas e torcidas, realizando qualquer esforços superior a 10 kg -Andando com as costas curvas , ou curvadas e torcidas com esforços superiores a 20kg -Não há ocorrência com as pernas eretas

Exercício