Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Abordagem Entidade Relacionamento
OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE TORAS
Estudo e Distribuição do Trabalho
Teoria da Computação EQUIVALÊNCIA DE PROGRAMAS E MÁQUINA Fabrício Dias
Teoria das filas.
FRANCISCO PEDRO DELIBERADOR IURI GRANVILLE PELISSON MARDEGAN
Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
Lógica de Programação Módulo II
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS
Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA7.
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA3
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA6
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA8.
COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Balanceamento de Linhas
Faculdade União de Goyazes
Planejamento e Controle da produção
Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Diogo Almeida Gabriela Mesquita Mariana Barrozo Suzane Gonçalves.
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
Diagramas de Atividade
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
Estratégia de Operações
PROJETO CADEIA LOGÍSTICA PORTUÁRIA INTELIGENTE
15)Entregar ao cliente o produto desejado no prazo combinado(no momento certo) e o produto deve ser o desejado(o produto certo) e Sem reclamação futura.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Sistemas Operacionais
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Levantamento de Requisitos
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Laboratório de Programação
Professora Cláudia Abreu Paes
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Capitulo 10: Teoria das Filas
Guilherme Amaral Avelino
Prof. Doutor Raimundo Nonato Rodrigues
CÁLCULO DO NÚMERO DE DORNAS
Modelagem e Avaliação de Desempenho
1 Design Fest - Fries Right Um Sistema de Controle de Processamento de Batatas Fritas Distribuído Grupo: Adolfo Neto Marcel Simonette Paulo Salem.
Expansão dos Casos de Uso
UML Statechart CIn-UFPE.
Desenvolvimento Empresarial Aula 5 – Business Process Modeling Notation – Parte 2 Prof.: Guilherme Amorim Data: 26/03/2014.
Introdução à modelagem orientada a objetos
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Disciplina: Organização do Trabalho
GESTÃO DE OPERAÇÕES II Sequenciamento das operações
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
QUARTA SEMANA TÓPICOS ESPECIAIS DE CADEIA DE SUPRIMENTOS - A)QUALIDADE
ARMAZENAGEM CARGAS, EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Estudo e Distribuição do Trabalho
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Grafcet & Partilha de Recursos MIEEC | Automação | 2007/08 Grafcet & Partilha de recursos José António Faria & Armando Sousa.
Transcrição da apresentação:

Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA5 Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA5

Diagrama de Ciclos de Atividades Em uma simulação discreta é necessário: identificar as classes de entidades. considerar as atividades nas quais as entidades estão envolvidas. construir a relação entre elas.

Diagramas de Ciclos de Atividades são uma forma de modelar as interações entre as entidades e é particularmente útil no estudo de sistemas de filas. Embora não modele o sistema por completo, é útil na construção de um esqueleto básico para o processo de modelagem.

Modelo: Cada classe de entidade possui um diagrama de atividades, constituído de uma série de estados. As entidades se movem de um estado para outro durante o seu ciclo de vida. Dois tipos de estados: ativos mortos

Estado ativo: Usualmente envolve a cooperação de diferentes classes de entidades. Sua duração pode ser prevista com antecedência. Por exemplo, através de uma distribuição de probabilidade. Exemplo: No problema do supermercado, “serviço” é um estado ativo pois envolve a cooperação entre um funcionário e um cliente. Além disso, uma distribuição de probabilidade fornece o tempo de demora de cada atendimento. Estado Ativo

Estado morto: Não envolve cooperação entre entidades. Geralmente representa um estado de espera. Tempo de permanência em um estado morto não pode ser determinado com antecedência, pois depende da duração dos estados ativos anterior e posterior. Exemplo: Filas de espera por um serviço. O tempo depende do tempo de chegada do cliente e do tempo de serviço. Estado Morto

Exemplo: Teatro Um teatro possui um funcionário para a venda de ingressos. A venda pode ser realizada na bilheteria do teatro ou através de um número telefônico. A central telefônica tem capacidade de manter as ligações em fila.

Entidades: Diagramas: um funcionário clientes na bilheteria chamadas telefônicas Diagramas: Funcionário: Estados Ativos: at. balcão: atendendo a bilheteria at. telefone: atendendo um telefonema Estados Mortos: livre: funcionário sem atividade at.balcão livre at. telefone

Clientes: Estados Ativos: Estados Mortos: rua chegada at. balcão fila chegada: cliente chega à bilheteria at. balcão: cliente é atendido Estados Mortos: rua: cliente está inicialmente fora do teatro fila: cliente esperando para ser atendido rua chegada at. balcão fila

Chamadas telefônicas: Estados Ativos: at. telefone: chamada sendo atendida chamada: chamada telefônica chega ao teatro Estados Mortos: telefone: ambiente de origem do telefonema espera: fila de espera da central telefônica telefone chamada at.telefone espera

chegada fila rua at.balcão livre at. telefone telefone espera chamada

Exemplo: Depósito Um depósito recebe produtos de uma fábrica através de caminhões e distribui os produtos através de vans. Atualmente, o depósito possui 2 baias para descarregar produtos e 4 baias para o carregamento. Para carregar e descarregar um veículo são utilizados 2 funcionários. Existe um total de 10 homens disponíveis. Somente um caminhão passa pela entrada do depósito. Duas vans podem passar ao mesmo tempo pela entrada, uma saindo e outra entrando.

Entidades: Recursos: Diagramas: vans caminhões baias de descarga: 4 baias de carregamento: 2 grupos de trabalho: 5 pista de entrada: 1 pista de saída: 1 Diagramas: Obs.: neste exemplo, devemos indicar a manipulação dos recursos.

Caminhões: saída fora chegada vazio fila descarrega espera entrada descarga+1 entrada=0 saída=0 entrada=1 saída=1 vazio fila descarga>0? entrada=1? saída=1? grupo>0? descarrega espera entrada grupo+1 grupo-1 entrada=1 saída=1 descarga-1 entrada=0 saída=0

Vans: sair rua chegar cheio estacionamento carregar baia entrar saída=0 saída=1 saída=1? cheio estacionamento carrega>0? entrada=1? grupo>0? carregar baia entrar grupo+1 grupo-1 entrada=1 carrega-1 entrada=0

Exercícios: 1) Uma fábrica consiste em diversas máquinas de cortar iguais. Cada máquina é capaz de realizar um trabalho de cada vez. Trabalhos são alocados para a primeira máquina livre. A fábrica possui empregados que operam estas máquinas. As tarefas dos empregados são as seguinte: reiniciar as máquinas entre a realização de um trabalho e outro; recuperar as máquinas cujas lâminas estão gastas. Construir o diagrama de atividades.

esperando Recuperar Reiniciar ok parada pronta Funcionando