Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA8.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Deadlocks Professora: Lúcia Drummond. Deadlocks Recursos: hardware ou informação Preemptivo Não preemptivo Uso do Recurso: 1. Pedido (Request ou Open)
Lógica de programação de jogos
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
WebDesign Redes de Computadores Aula 07
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Recuperação Como garantir a integridade da informação, em caso de avarias de HW ou SW forma de suportar a reposição de um estado consistente da informação.
Rational Unified Process(RUP)
Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres
Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:
Capítulo 4: Estado Global
Geometria Computacional Interseção de Segmentos
Lógica de Programação Módulo II
Sincronização de Processos (5) - Monitores -
Simulação e Modelagem de Sistemas
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA5
Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA7.
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA3
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA6
COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO
Instrutor: Nilo Menezes
Análise e Projeto de Sistemas
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
Threads.
Teoria Geral de Sistemas
Protocolo CMB em simulação distribuída
Prolog Programação Lógica Ícaro A. Souza.
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
Criação do Modelo Conceitual
Sistemas Operacionais Aula 4
Unidade 1-1 Processos e Threads
COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO
COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO
Sistema de Monitoramento das Gerências de Serviço do ITIL
Lógica de Programação de Jogos
Unidade 2 - Parte 1 Programação Concorrente
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Conteúdo Processos e threads Partes do processo
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Linguagem de Programação JAVA
Sistemas Operacionais
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Sistemas Operacionais
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
Princípios Fundamentais e Secundários
Prof. Werley T. Reinaldo 26/05/  Sistemas Operacionais:  Visão geral  As diferentes imagens do SO:  Visão Usuários;  Visão Projeto.  Multiprogramação;
Exercícios de Pilha e Fila
Hardware Description Language Aula 5 -VHDL Prof. Afonso Ferreira Miguel, MSc.
Lançamento de Produtos e Serviços
Capitulo 10: Teoria das Filas
Fundamentos de linguagens de programação
Exercícios Entregar 14/12/ Escreva uma aplicação que controla uma agenda eletronica onde voce tem infromações como: nome, data de aniversario,
Gerenciamento de Memória Sistemas Recentes
Desenvolvimento WEB Prof. Renato de Oliveira Bastos
Desenvolvimento Empresarial Aula 5 – Business Process Modeling Notation – Parte 2 Prof.: Guilherme Amorim Data: 26/03/2014.
Introdução à lógica de programação
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Capítulo 2 Processos e Threads 2.1 Processos 2.2 Threads
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Deadlocks.
Estática Estática Histórico
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Redes de Computadores Prof. Msc. Moisés Pereira Bastos.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
REQUISITOS DE SISTEMAS PROF. Horacio Ribeiro Aula 2- Requisitos de Dominio e de usuário REQUISITOS DE SISTEMAS.
Transcrição da apresentação:

Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA8

Abordagem por Processos n É o mais utilizado atualmente. n Suportada pela linguagem SIMSCRIPT II.5, SIMULA e GPSS. n Lógica do Modelo –Todo o ciclo de vida de uma entidade é tomado como base da simulação baseada em processos.

–Processo: seqüência de operações pela qual uma entidade deve passar durante seu ciclo de vida. –Cada classe de entidades tem seu próprio processo. –Cada entidade criada herda o processo de sua classe. –A simulação consiste em um conjunto de processos, pelo menos um para cada classe de entidades.

n O progresso de uma entidade por um processo é regulado por dois tipos de condições: –Bloqueio incondicional Também chamado de suspensão ativa. Ocorre quando o progresso de uma entidade é bloqueado por um certo período de tempo que, em princípio, pode ser determinado de antemão. Depois de decorrido o período de tempo indicado, a entidade é desbloqueada. Ex.: atendimento de um cliente

–Bloqueio condicional Também chamada de suspensão passiva. Ocorre quando o progresso de uma entidade é bloqueado devido a condições específicas do modelo simulado. A entidade é desbloqueada no momento em que as condições são satisfeitas. Ex.: cliente permanece na fila até que chegue no topo da fila e o servidor esteja livre.

Exemplo: Problema Teatro chegada serviço fila rua nada telefonando chamando lugarespera

n Processos: –ClienteNaBilheteria crie entidade Cliente calcule TempoChegada do próximo Cliente crie e bloqueie novo processo ClienteNaBilheteria por TempoChegada espera até que (topo da fila) e (Funcionário livre) coloque Funcionário em serviço retire Cliente da fila calcule TempoDeServiço bloqueie processo por TempoDeServiço libere Funcionário libere Cliente.

Exercício: 1) Especifique em pseudo-código o processo para a entidade Telefonema.

n Módulo de decisão –O módulo de decisão necessita saber onde, em cada processo, uma entidade está (ou seja, o estado do processo) e necessita também ter a capacidade de parar e reiniciar o movimento de uma entidade pelo seu processo. –Logo, deve manter, para cada entidade: tempo de reativação (se conhecido) ponto de reativação (isto é, a posição dentro do processo)

–O módulo de decisão mantém duas listas com essas informações: lista de eventos futuros: calendário com as informações sobre entidades que sofreram bloqueio incondicional. lista de eventos atuais: contém as informações de dois tipos de entidades –entidades bloqueadas incondicionalmente que atingiram o tempo de desbloqueio, –entidades em bloqueio condicional.

n O módulo de decisão divide-se em três fases: –A lista de eventos futuros é utilizada para se determinar o próximo evento. O relógio de simulação é atualizado para o novo tempo. –As entidades da lista de eventos futuros cujo tempo de reativação for igual ao relógio são movidas para a lista de eventos atuais. –Cada entidade da lista de eventos atuais é movimentada pelo seu processo se as condições permitirem, até o ponto de terminar o processo ou serem bloqueadas novamente.

Iniciar Examinar lista eventos futuros Mover entre listas Examinar lista de eventos atuais Fim? Parar sim não

Exercícios: 2) Para o problema de modelagem das máquinas em uma linha de produção, construa, em pseudo-código, o programa de simulação e os processos.