Comunicação verbal midiática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação verbal midiática
Advertisements

CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
Comunicação Visual Urbana: Uma Leitura da Mídia Mural
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
CULTURA ORGANIZACIONAL
Inconsciente Símbolo - Imagem.
01-Texto, Linguagem e a redação no ENEM – Eixos Cognitivos
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
Qual é a função de um texto literário?
Ó Bem-aventurada Virgem Maria, sois a Mãe da graça, a esperança do mundo, atendei vossos filhos que clamam por vós.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Metodologias de Construção de Sites
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Laboratório de Fotojornalismo
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
CES-41 COMPILADORES Capítulo I Introdução.
Caríssimos, São Lucas narra-nos que Jesus ia a caminho de Jerusalém (Lc 10, 38-42) e entrou numa aldeia antes de chegar à cidade. Parou para descansar.
Tecnologia: Soluções Criativas e Acessíveis Por uma internet profissional – e viável Paulo Henrique Ferreira Gerente de Produto LANCENET! e TV LANCE!
Coisas fora de moda....
O que são os Dons Espirituais
TRANSFORMADOS NA SUA IMAGEM
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Modelos de Iluminação e Tonalização
Missão Visão Valores.
Marketing de Relacionamento
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Professor (a): Oscar Luiz Monteiro de Farias Aluno (a): Andressa da Silva Siqueira Matricula: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
Linguagens Formais e Tradutores Linguagens Regulares (Revisão)
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota.
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Programação Concorrente com Thread Java
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Transcrição da apresentação:

Comunicação verbal midiática Elementos da mídia – jornalismo, design e publicidade

Teorias de McLuhan para a compreensão dos meios O meio é a mensagem Meios frios e meios quentes Os meios como extensões do homem O mundo é uma aldeia global

Meios de Comunicação, na definição de McLuhan Meios frios: alta interatividade / baixa definição; apelam para mais de um sentido. Meios quentes: baixa interatividade / alta definição; apelam mais intensamente para um único sentido.

Convergência dos meios Meios híbridos: alta definição; alta interatividade.

O meio é a mensagem - McLuhan O uso dos meios de comunicação é capaz de modificar o entorno (a cultura, os hábitos e até o nosso corpo).

Os meios como extensões humanas Os meios de comunicação, ao ampliar os nossos sentidos, seriam como extensões humanas. Nos meios híbridos, os meios são extensões cerebrais, pois ampliam vários sentidos ao mesmo tempo.

Hegemonia da publicidade A publicidade determina a linguagem dos meios, inclusive da imprensa: Merchandising em TV (telenovela, talk show, humorísticos); Programação recheada de intervalos; Fragmentação e maior dinamismo nas estruturas; Documentários pautados pelos anunciantes e uso do agendamento como estratégia de MKT.

Hibridismo De meios e de linguagens: uso da intertextualidade e da intersemiose. Na linguagem verbal: o coloquialismo, o humor e o poético como elementos em todos os meios.

Juremir Machado A publicidade, na relação com o objeto que representa, passa por três fases:

Primeira fase: primitiva ou ingênua Vendia-se um valor de uso. Mencionam-se qualidades intrínsecas da mercadoria; Referência explícita (linguagem referencial). Uso de índices. Ex. Omo lava mais branco.

Segunda fase: publicidade conceitual Vende-se um conceito, uma sugestão, uma idéia imprecisa e volátil, analógica ao objeto. Uso da função poética associada à função apelativa. Uso de ícones. Não se promete nada ao consumidor, salvo uma atmosfera anterior ao ato da compra. Exemplos: Campanhas da Benetton.

Terceira fase Venda do imaginário. Reservatório de imagens e sensações. Não há uma promessa concreta. Há o monopólio da aparência. Uso de símbolos. Predomínio da função poética. Ex.: campanhas do desodorante Axe.

Neologismos A mídia se utiliza da linguagem cotidiana e cria neologismos que são assimilados pela linguagem cotidiana. Ex.: não é uma Brastemp (publicidade); sambódromo (entretenimento); presidenciável, candidatável (imprensa); nos trinques (telenovela).

A Internet e os neologismos – os meios recriam a linguagem verbal Deletar; Clicar; Teclar; Infovia.

Neologismos A linguagem é viva e sofre constantes transformações. Arcaísmos: grenha, cinesíforo, ludopédio, quiçá, oxalá, defenestrar. Termos que tiveram seu significado alterado: hospício, amante, formidável, entre outros.

Criação de neologismos As telenovelas são fonte de criação de neologismos; São também mecanismos de transformação contínua de hábitos e moda; Reforçam ou questionam clichês, estereótipos e arquétipos.

Estrangeirismos Palavras estrangeiras inseridas em nossa língua. A mídia e a tecnologia são fontes de estrangeirismos. Usar aspas; Substituir por termo equivalente.

Arquétipos São modelos humanos universais, expressos verbal ou visualmente. A grande mãe; O grande pai; O herói-guerreiro; O mágico; A donzela; A prostituta.

A grande mãe Mulher exemplar; Dá a vida e cuida, zela; É aquela que ama incondicionalmente; Assexuada. Frases: Mãe é só uma! Mãe é mãe. Amor de mãe não tem igual.

O grande pai É o provedor; Exemplo para os filhos; Símbolo de sabedoria e seriedade. Frases: Não basta ser pai, tem que participar! Aquele que trabalha o dia todo, merece o melhor descanso.

Herói-guerreiro Homem forte, jovem, bonito, viril e de ideais nobres. Frase: Homem que é homem não chora (clichê).

Donzela Menina-mulher, meiga, bonita e casta. Uma das características da donzela é o uso dos diminutivos. A linguagem “emo”.

Prostituta Mulher objeto, sensual, fatal. Palavras de ordem: paixão, sedução, desejo.

O mágico É o mediador entre o natural e o sobrenatural.