ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Advertisements

Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
REITOR (Carlos A. Rosa) PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (Julio Simi) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (Arlete Bordin) COORD GERAL DE LEGISLAÇÃO, LOTAÇÃO, CADASTRO.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
PRÓ-REITORIA DE ENSINO SANTA MARIA, 25 DE OUTUBRO DE 2011
Prof.: Marcos Venicio Cadorin
Avaliação Institucional 2004 Graduação Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação 30 de setembro de 2004.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
UAB UFSC.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
2008 já começou! É hora de definir várias ações!.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
F Ó RUM ESTADUAL DE EDUCA Ç ÃO. Momento atual Cultura de planejamento: os pioneiros.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Propostas para o PDI Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas (84) Natal, 16 e 18 de junho de 2009 Mossoró
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Diretoria de Programas e Projetos Educacionais Coordenação Geral dos Programas de Saúde, Transporte do Escolar.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
CAE.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
Ministério da Saúde Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade-PROBIO II Missão de Supervisão Dez/2010 Lucely Gonçalves.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Processo Eleitoral CNPC. Processo Eleitoral para membros dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC oriundos da sociedade.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO AGOSTO DE 2009 A AGOSTO DE 2010 Início das atividades de elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e Regulamentos de Ensino. Em agosto de 2009 foi solicitado a todos os campi que enviassem cópias dos documentos e regulamentos relacionados a área de ensino utilizados no campus. Com base nos documentos dos campi foram elaboradas propostas de regulamentos que foram disponibilizados para discussão interna no Campus.

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO AGOSTO DE 2009 A AGOSTO DE 2010 Na segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro de 2009, a equipe da Pró-Reitoria de Ensino foi apresentada a todos os campi e foram entregues as propostas de regulamentos para discussão interna. A partir de novembro até o final de dezembro de 2009, foram construídos os Projetos Pedagógicos dos Cursos que seriam ofertados no Processo Seletivo para Ingresso de Alunos no primeiro semestre de Em dezembro também, foram feitas reuniões com os representantes dos Campi onde foram construídos e aprovados os primeiros regulamentos de Ensino da Instituição.

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO AGOSTO DE 2009 A AGOSTO DE 2010 Foram discutidos e aprovados os seguintes regulamentos: Políticas de Assistência Estudantil, Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar, Regulamento da Isenção de Cobrança de Preço Público, Regulamento da Moradia Estudantil, Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Graduação, Regulamento da Organização Didática dos Cursos Técnicos, Regulamento Disciplinar Discente. No primeiro semestre de 2010, foram realizadas orientações sobre questões dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e dos Regulamentos além de auxiliar nas questões rotineiras da Pró-Reitoria tais como o encaminhamento de documentos, planejamento e execução de reuniões e eventos.

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO AGOSTO DE 2010 A SETEMBRO DE 2011 Foi criada, em agosto de 2010, através da portaria 508/2010, a Assessoria de Legislação, cuja função é de fazer levantamentos, análise e disseminação dos preceitos legais relacionados a Educação. Foi feita a pesquisa, organização e atualização do acervo da legislação educacional vigente, bem como, foi dado suporte as necessidades do grupo nestas questões quando solicitado. Participação nas comissões do Regimento e Comissão do Concurso Público para Docentes e Técnicos Administrativos em Educação, representando a Pró-Reitoria de Ensino. Preparação do Encontro Estadual de Estudantes Proeja e o Seminário Currículo Integrado.

Acompanhamento do ensino a distância; Preparação, planejamento e execução das visitas de avaliação das cidades pólo para o Ensino a distancia; Pesquisa sobre as questões de regime domiciliar; Hora aula e hora relógio; Rematrícula; Proeja prisional; Progressão parcial; Regulamento de formaturas; Quitação do serviço militar;

Atividades eletivas; Atividades complementares; Regime especial de avaliação; Dispensa de aluno por crença religiosa; Carga horária total; Revisão da resolução das ações afirmativas; Revisão de editais; Seminário das licenciaturas; Jogos dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul