Comunicação Linguística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Advertisements

Concordância Nominal.
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
Classes de palavras: adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Mais concordância....
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Plural dos substantivos e dos adjetivos compostos
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
Pronomes anotações.
Adjetivos. Adjetivos Exemplo: tempo bom / bom tempo Adjetivos qualificativos são palavras que indicam características e qualidades dos nomes. Os adjetivos.
Substantivo, artigo e adjetivo
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Substantivosde Gêneros uniformes
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Classes de palavras: o nome
Concordância Nominal.
Concordância Verbal I.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
Substantivos.
Jogo do Mickey Iniciar Nome: Laurah Valeton e Laura Dias
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Adjetivos: (p “Noções do Grego Bíblico”
Pré-vestibular Quilombo Ilha
PALAVRAS QUE DESIGNAM SERES EM GERAL, REAIS OU IMAGINÁRIOS.
Flexões do substantivo
Substantivo Gramática – Aula 1.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Classe de palavras: substantivos
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
GÉNERO Feminino Masculino A galinha vive no galinheiro com o galo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Linguística Concordância nominal IFTO – Campus Paraíso do Tocantins

Flexões Nominais: gênero Quanto ao gênero, os substantivos podem ser: M = masculinos: o homem, o cavalo, o livro, o problema… F = femininos: a mulher, a égua, a mesa, a libido… 2g = comuns dos dois gêneros: o/a jovem, o/a artista, o/a estudante… Sobrecomuns (um gênero para dois sexos): o ídolo, a criança… Epicenos (um gênero para dois sexos – animais): o jacaré, a cobra

Flexões Nominais: plural dos compostos 1. Substantivo + substantivo (variáveis) = os dois vão para o plural; 2. Se o segundo especifica o primeiro substantivo = os dois vão para o plural ou só o primeiro; 3. Substantivo + adjetivo/numeral = os dois vão para o plural; 4. Verbo + substantivo = só o substantivo vai para o plural; 5. Adjetivos compostos = só o segundo vai para o plural; 6. Cor + substantivo = nenhum se flexiona; 7. Substantivo + preposição + substantivo = só o primeiro vai para o plural; 8. Advérbio/preposição/prefixo + substantivo/adjetivo = só o segundo vai para o plural; 9. Reduplicações = só o segundo elemento vai para o plural; 10. Verbo + palavra invariável = nenhum se flexiona.

Plural dos diminutivos Regras: 1ª) –inho + s: livro+inho= livrinho – livrinhos; casa+inha=casinhas; 2ª) –zinho: papel+zinho= papei zinhos; balõe zinhos; cãe zinhos Numerais substantivados, nomes das letras, nomes próprios e siglas fazem plural normalmente

Flexões Nominais: Plural Caso 1 Terminadas em AL, EL, OL = ais, eis, ois; Terminadas em AU, EU, OI = aus, eus, ois; Caso 2 Terminadas em R e Z = +es; Terminadas em S (oxítonas e monossílabas) = +es; Terminadas em S (paroxítonas e proparoxítonas) = não se flexionam; Terminadas em X = não se flexionam (ou +es); Caso 3 Terminadas em ÃO = ãos (mãos) OU ães (pães) OU ões (botões

Concordância Nominal A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gênero (masculino ou feminino) e o número (plural ou singular). Então temos por regra geral da concordância nominal que os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem concordar com o mesmo em gênero e número. Regras básicas: 1ª) Os adjetivos, os numerais, os pronomes e os artigos concordam com o substantivo em gênero e número; 2ª) Os advérbios, as conjunções e as preposições não se flexionam.

“Hastearam a bandeira brasileira e a argentina”. 1 - Um adjetivo e vários substantivos: Se houver um substantivo masculino, o adjetivo concordará no masculino plural: “Só lia livros e revistas especializados”; 2 - Se o adjetivo estiver antes dos substantivos, deverá concordar com o mais próximo: “Apresentou péssima forma física e desempenho”. 3 - Um substantivo e vários adjetivos: “Hastearam as bandeiras brasileira e argentina”; “Hastearam a bandeira brasileira e a argentina”.

4 – Adjetivos compostos Somente o segundo elemento se flexiona em gênero e número: “Eram questões médico-hospitalares”; “Sempre admirou a cultura greco-latina”. 5 – Cores Adjetivos concordam: “Eram camisas vermelhas, azuis e amarelas”; Cores compostas em que o segundo elemento é substantivo não se flexionam: “Eram camisas verde-limão, azul-céu e vermelho- sangue”.

Concordância Nominal 6 Meio = metade (numeral): concorda; Meio = mais ou menos (advérbio): não concorda. 7 Só = sozinho: concorda; Só = somente: não concorda. 8 Mesmo = próprio: concorda; Mesmo = até, realmente: não concorda. 9 Junto = adjetivo: concorda; Junto a / junto de (ao lado de) = locução prepositiva: não concorda. 10 Anexo = adjetivo: concorda; Em anexo = não concorda

11 É PROIBIDO, É PERMITIDO, É BOM… só se flexionam se o substantivo estiver determinado; 12 - Numerais concordam; 13 - MILHAR, MILHÃO, BILHÃO … são substantivos masculinos; 14 - OBRIGADO concorda com o emissor; 15 - Adjetivos, mesmo reduzidos, concordam; 16 - Substantivos em função de adjetivo não se flexionam; (ex.palavras compostas onde o segundo el. é subst) 17 - HAJA VISTA e MENOS são invariáveis

Exemplos É proibido entrada de crianças. É proibida a entrada de crianças. Caminhada é bom para a saúde. Essa caminhada está boa. Pimenta é bom. Esta pimenta é boa?