Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Técnicas e Projeto de Sistemas
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Técnicas e Projeto de Sistemas
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Arquitetura de Sistemas de Informação
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Segurança de Dados no MAER.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Sistemas de Informação Capítulo 3
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LIDERANÇA.
Conceitos e características dos Projetos
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Marketing de Relacionamento
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Administração de Sistemas de Informação
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Unified Modeling Language
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Técnicas e Projeto de Sistemas
Transcrição da apresentação:

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico Subsequente – Módulo III (22/02/2010)

Introdução o Disciplina de Técnicas e Projeto de Sistemas (TPS) o Aborda elementos da Engenharia de Software (ES) com foco nas práticas relacionadas à análise, design e teste de Software o A disciplina trata-se de um subconjunto da ES o Mas o que é Engenharia de Software? Por que utilizá-la?

Engenharia de Software: conceito o Aplicação disciplinada de técnicas no contexto do desenvolvimento e manutenção de software o Desenvolver software por meio de técnicas que possam garantir que o software atinja seus objetivos o Não desenvolver software de forma artesanal

Engenharia de Software: por que? o Por que toda devemos nos preocupar com o processo de desenvolvimento do SW? o Pressman: SW de computador é a tecnologia mais importante atualmente no mundo o Alterou modelos de negócios (e-commerce) o Aumentou perspectivas da ciência (genética) o Potencializou as telecomunicações o Revolucionou a indústria fonográfica e cinematográfica

Engenharia de Software: por que? o As potências econômicas são dependentes de SW o Como conseqüência, mai$$ e mai$$ empresas dependem de SW para seu sucesso o Além disso, cada vez mais os sistemas mundiais são controlados por SW, incluindo os de Segurança- Crítica o Uma falha pode resultar em acidentes, perdas de vidas ou perdas financeiras (ex.: usina nuclear, controle aéreo, etc.) o Se alguns sistemas de uso global deixarem de funcionar, 40% da população sofrerá o impacto (REED, 2000)

Engenharia de Software: por que? o SW é diferente de outros produtos... o Invisibilidade: SW não pode ser representado por estruturas geométricas ou embutido num espaço físico o É visto como um produto de pensamentos e de fácil alteração o Requer boa habilidade dos projetistas para extrair informações dos clientes o Necessita de boa comunicação entre os desenvolvedores para que o mesmo SW seja desenvolvido por todos o É diferente, por exemplo, da escalabilidade do hardware o Permite a repetição de elementos o Facilita a interação entre elementos

Engenharia de Software: por que? o SW é diferente de outros produtos... o Tem necessidade de evolução constante o Lei da modificação contínua: software deve ser continuamente adaptado ou eles se tornam progressivamente menos satisfatórios o Lei da complexidade crescente: à medida que o software evolui, sua complexidade aumenta (a menos que seja realizado um esforço para minimizá-la) o Lei da qualidade declinante: a qualidade do software parecerá estar declinando ao longo do tempo o A maioria dos softwares é feita sob medida e é difícil utilizá-lo em contextos semelhantes

Engenharia de Software: por que? o Software é um tipo de sistema??? o O que é sistema??? o Conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

Engenharia de Software: por que? o Hierarquia de sistemas o Subsistema x Sistema x Supersistema: o Sistema é o objeto (foco) do estudo o Subsistemas são suas partes componentes o Supersistema: hierarquia imediatamente superior ao sistema estudado

Engenharia de Software: por que? o Relações entre sistemas o Geralmente a saída (output) de um sistema é a entrada (input) de outro sistema o Uma mudança em um sistema provavelmente terá reflexos (reações) nos sistemas relacionados o É necessário o estudo dos sistemas para prever essas reações evitando surpresas o Pode-se dizer que ES provê técnicas que auxiliam nesses estudos de um tipo de sistema que é o software

Engenharia de Software: por que? o Tipos de sistema o Sistemas fechados o Não trocam matéria ou energia com o ambiente em que estão inseridos o Podem ser considerados como uma definição conceitual o Sistemas abertos o Interagem com o ambiente em que estão inseridos o Organizações sociais são sistemas abertos

Engenharia de Software: por que? o Sistemas organizacionais o Conjunto de partes e funções dinâmicas, interdependentes, com objetivos comuns MAGALHÃES, A. D. F., LUNKES, I. C. Sistemas Contábeis. São Paulo: Atlas, o Características o Abertos o Pertencem a sistemas maiores o Contêm sistemas menores o Tem objetivos específicos o Tem estrutura complexa

Engenharia de Software: por que? o Exemplo de um Sistema Organizacional - IFTO Direção Gerencia de Ensino Cursos Técnicos Cursos Nível Médio COTEPECORES Gerencia Administrativa COARDAlmoxarifado Supersistemas: Reitoria, MEC... Ambiente externo: - Político - Social - Econômico - Ecológico - Etc...

Engenharia de Software: objetivo o A Engenharia de Software objetiva prover métodos (i.e.: como fazer), ferramentas e procedimentos (i.e.: sequência em que os métodos serão aplicados) para o desenvolvimento de SW de maneira que ele atinja seus objetivos dentro de contextos de sistemas complexos o Modelos o Ciclo de Vida Clássico (modelo Cascata) o Prototipagem o Espiral o Técnicas de Quarta Geração

Atividade (Em grupo: Máximo 3) 1.Pressman afirma que Software de computador é a tecnologia mais importante atualmente no mundo. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2.Escreva com suas palavras quais são as características que diferenciam o software de outros produtos? 3.Software é um tipo de sistema? Quais são os elementos do supersistema que interagem com o software em uma organização em que ele foi implantado? 4.Descreva com suas palavras o que é um sistema organizacional. 5.Em sua opinião, o que é engenharia de software (ES)? Por que é importante seguir um processo de ES no desenvolvimento de SW?