Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lista 3!!!.
Advertisements

Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Espelhos planos e esféricos
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Os dez mandamentos para o bem planejar
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
REVISÃO PARA OS EXAMES FINAIS
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
Luiz Carlos Lisboa Gondim
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A PROMOÇÃO DE GRAU 1. Como é feita a indicação para promoção de grau? a) O Presidente da Assoc. dos Preletores escolhe os preletores.
A Vontade de Deus.
Análise Sintática das Orações Entre Si
Exercícios sobre Orações Reduzidas
Fazendo Slides no Power Point
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PRONOME Pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Sentimentos. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo, e não consegue.
Bruno e Stephanie Bruno Stephanie As diferenças. Ai! Como eu queria pular corda. Ah!Ah!Ah! A mana não pode pular corda...
Caríssimos, São Lucas narra-nos que Jesus ia a caminho de Jerusalém (Lc 10, 38-42) e entrou numa aldeia antes de chegar à cidade. Parou para descansar.
Precisamos de sacrifícios?
Coisas fora de moda....
O que são os Dons Espirituais
Termo da oração que informa algo sobre o sujeito.
São orações sintaticamente independentes.
PRONOMES Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
LIDERANÇA.
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
Tamanho da amostra em pesquisa primária
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Juliane Roitmam Renata Roberto
PRESENTE DO INDICATIVO
Transcrição da apresentação:

Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com

O.S. Substantivas São aquelas classificadas como +ISSO/-QUAL. Significa que a O. S. Substantiva inteira pode ser trocada pela palavra ISSO e que o conectivo que a une não pode ser substituído por O QUAL/A QUAL.

OS Substantivas São 6 tipos, classificadas conforme a relação sintática que estabelece com a Oração Principal: Subjetiva; - Completiva Nominal; Objetiva Direta; - Predicativa; Objetiva Indireta; - Apositiva.

Classificação das OS Subst. 1- Subjetiva: exerce a função de sujeito da O.P. Ex.: É necessário / que você venha até aqui. O.P. OS Subst. Subjetiva QUEM é necessário? ISSO é necessário. Está claro / que você sabe de tudo. O.P. OS Subst. Subjetiva QUEM está claro? ISSO está claro.

Classificação das OS Subst. 2- Objetiva Direta: função de O.D. da O.P. Ex.: Ela pedia / que falasse mais rápido. O.P. OS Subst. Objetiva Direta Ela pedia O QUÊ? Ela pedia ISSO. 3- Objetiva Indireta: função de O.I. da O.P. Ex.: Duvidávamos / de que seria possível. O.P. OS Subst. Objetiva Indireta (Nós) Duvidávamos de quê? DISSO.

Classificação das OS Subst. 4- Completiva Nominal: função de C.N. em relação à O.P. Ex.: Tínhamos dúvidas / de que isso fosse real. O.P. OSSubst. Compl. Nominal (Nós) Tínhamos dúvidas de quê? DISSO.

Classificação das OS Subst. 5- Predicativa: função de predicativo do sujeito. Verbo de Ligação entre NOME e a OS. Ex.: Nossa vontade é / que vocês voltem. O.P. OS Subst. Predicativa Nossa vontade é ISSO.

Classificação das OS Subst. 6- Apositiva: função de aposto de um termo da O.P. Marcada pelo sinal “:” (dois-pontos). Ex.: Queria apenas uma coisa: que ficasse. Queria apenas uma coisa: ISSO.

OS Adverbiais Indicam as circunstâncias em que a O.P. se desenvolveu. Conforme vimos na última aula, é classificada como –ISSO/-QUAL. Subdividem-se em 9 tipos: Causal, Consecutiva, Concessiva, Condicional, Comparativa, Conformativa, Final, Proporcional e Temporal.

OS Adverbiais 1- Causal: apresenta o que provoca o acontecimento expresso na O.P. Ex.: Como estava doente, não foi à aula. OS Adv. Causal O.P. Principais locuções conjuntivas: porque, pois, já que, visto que.

OS Adverbiais 2- Consecutiva: apresenta o efeito de uma causa expressa na O.P. Ex.: Estava tão doente, que não foi à aula. O.P. OS Adv. Consecut. Principais locuções conjuntivas: tão... que, de modo que, de forma que.

OS Adverbiais 3- Concessiva: mostra uma quebra de expectativa em relação ao que é expresso pelo O.P. Ex.: Embora estivesse doente, foi à aula. OS Adv. Concessiva O.P. Principais locuções conjuntivas: embora, apesar de que, mesmo que, ainda que.

OS Adverbiais 4- Condicional: indica uma condição necessária para a ocorrência ou não ocorrência de um fato expresso na O.P. Ex.: Se estiver doente, não irá à aula. OS Adv. Condicional O.P. Principais locuções conjuntivas: Se, caso, desde que, salvo se.

OS Adverbiais 5- Comparativa: apresenta um ser, coisa ou fato com o qual se compara o processo expresso na O.P. Ex.: Ia à escola como um boi (vai) ao O.P. OS Adv. Comparativa matadouro. Principais locuções conjuntivas: como, tal como, feito, que nem.

OS Adverbiais 6- Conformativa: apresenta um fato de acordo com o que se disse na O.P. Ex.: Conforme disse, ele foi à escola. OS Adv. Conform. O.P. Principais locuções conjuntivas: como, conforme, segundo, consoante.

OS Adverbiais 7- Final: indica a finalidade de um processo verbal expresso na O.P. Ex.: Ia à escola a fim de que aprendesse. O.P. OS Adv. Final Principais locuções conjuntivas: a fim de que, para que.

OS Adverbiais 8- Proporcional: apresenta um fato que ocorre numa relação direta ou inversamente proporcional ao que ocorre na O.P. Ex.:Quanto mais ia à escola, mais estudava. OS Adv. Proporcional O.P. Principais Locuções Conjuntivas: quanto mais... mais(menos); quanto menos... menos(mais); à proporção que, à medida que.

OS Adverbiais 9- Temporal: apresenta a circunstância de tempo em que ocorre o processo verbal expresso na O.P. Ex.: Quando era criança, ia à escola. OS Adv. Temporal O.P. Principais locuções conjuntivas: quando, antes que, mal, enquanto, cada vez que.