HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB

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HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
Transcrição da apresentação:

I Seminário de Controle de Infecção em Neonatologia Brasília, 6 de maio de 2014 HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB www.paulomargotto.com.br Brasília, 12 de julho de 2014

6 METAS 5/5 – DIA MUNDIAL DA HIGIENE DE MÃOS

AS MÃOS... constituem o veículo mais comum para transmissão de microorganismos de um paciente para outro, de um local do corpo para outro no mesmo paciente, e de um ambiente contaminado para os pacientes. tornam-se cada vez mais colonizadas com microorganismos bem como com potenciais agentes patogênicos durante o cuidado aos pacientes Na ausência de ação de higienização das mãos, quanto mais longa a duração do cuidado, maior o grau de contaminação das mãos

Por que observar a higienização das mãos? determinar o grau de adesão dos profissionais de saúde às práticas de higienização das mãos promover e aperfeiçoar as práticas de higienização das mãos avaliar as medidas de impacto atingidas pela intervenção.

1. Exemplos: Exame físico; Posicionamento do paciente. Proteger o paciente 1. Antes de tocar paciente Exemplos: Exame físico; Posicionamento do paciente.

2. Antes de procedimento asséptico Exemplos: Coleta de Sangue Proteger o paciente 2. Antes de procedimento asséptico HM imediatamente antes Exemplos: Coleta de Sangue Entubação Manipulação de TOT, CVC Aspiração de VAS

3. Após risco exposição a sangue e fluidos corporais Exemplos: Proteger o profissional e o ambiente Exemplos: Após a coleta de Sangue Após a Entubação Após a manipulação de TOT, CVC Após a aspiração de VAS HM imediatamente após a retirada luvas

4. Após tocar paciente Exemplos: Após exame físico; Proteger o profissional e o ambiente 4. Após tocar paciente Exemplos: Após exame físico; Após posicionamento do paciente

5. Após tocar superfície próxima ao paciente Exemplos: Proteger o profissional e o ambiente 5. Após tocar superfície próxima ao paciente Exemplos: Após contato incubadora do paciente Após contato com ventilador mecânico, bomba de infusão HM mesmo que não tenha tocado o paciente

frascos de álcool gel do tipo pump para cada leito INTERVENÇÃO Disponibilização de vários tipos de preparações alcoólicas: espuma em dispensador automático; frascos de álcool gel do tipo pump para cada leito e álcool gel de bolso de 100 ml para uso individual para cada membro das equipes de assistência

INTERVENÇÃO Educação e treinamento utilizada foi a presencial, com uso de aula expositiva e exercícios práticos semanalmente durante as visitas do NCIH nas unidades foto

INTERVENÇÃO Distribuição de folders para os profissionais de saúde e lembretes nos locais de trabalho: cartazes de “como fazer” e “dos Cinco Momentos” afixados nas unidades e nas áreas comuns das equipes

RESULTADOS Período pré-intervenção (2010) 812 observações Período pós-intervenção (2012) 707 observações

Adesão a higienização das mãos – global (%)

Adesão a higienização das mãos – global (%)

Adesão a higienização das mãos – profissional %

Adesão a higienização das mãos – 5 momentos %

DISCUSSÃO Aumento da adesão sobretudo pelo uso do álcool Aumento em todas as categorias profissionais Maior adesão – 3o momento Menor adesão – 2o momento Melhora significativa do 5o momento

x x x x x x MÉDICO RESIDENTE TÉCNICO DE ENFERMAGEM obrigatório

Somos o que repetidamente fazemos Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito. Aristóteles grsphmib@gmail.com 3445-7552 TERÇAS DE QUALIDADE E SEGURANÇA ÀS 10H CENTRO PEDAGÓGICO - HMIB