ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(Quadros sinópticos, esquemas-resumo, infográficos e mapas mentais)
Advertisements

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Antiguidade Oriental
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
ORIENTE MÉDIO MUNDO ISLÂMICO.
Europa – Aspectos Gerais
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
ÁSIA ORIENTE MÉDIO.
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
TIPOLOGIA DE ENERGIA MANUAL / TRAÇÃO: muscular EÓLICA: vento
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
PODER PARALELO.
02/04/2017 O continente africano
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Trabalho De História.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Fontes de Energia.
Professor Luiz Felipe Geografia
África: Aspectos Naturais.
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Fluxos Migratórios.
África um continente explorado.
Revisão 7ª série.
A Dinâmica Populacional
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Oriente Médio: conflitos
Conflitos no Oriente Médio
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
Ásia – questões políticas
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
01. A posição geográfica dos estados da região
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo
REVISÃO 9ºANO.
ORIENTE MÉDIO.
O Oriente Médio A Questão Palestina.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Primavera Árabe.
Complementação do capítulo 8
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Trabalho realizado por: Priyal Ramesh nº 16 Rodrigo Souto nº 17 Tamara Marques nº 24 Tiago Pereira nº 26.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS Localizado na porção sudoeste da Ásia com aproximadamente 7 milhões de KM2 e uma população de aproximadamente 300 milhões de habitantes. Situa-se em uma espécie de confluência dos continentes europeu, africano e asiático. É um elo entre o Ocidente e o Extremo Oriente. É um conjunto de 15 Estados, limitados pelos mares Vermelho, Mediterrâneo, Negro e Cáspio.

DIFERENÇAS ECONÔMICAS Países produtores de petróleo localizados em torno de grandes reservas do Golfo Pérsico, levam vantagem em relação àqueles que não possuem essa riqueza mineral. Arábia Saudita e pequenas monarquias do Golfo (Catar, Kuwait, Barein e Emirados Árabes) são grandes produtores de petróleo. Esses países possuem população pouco significativa e alta renda per capita.

DIFERENÇAS ECONÔMICAS Irã e Iraque, também grandes produtores de petróleo, possuem nº. populacional maior e renda per capita menor. Israel e Turquia não possuem expressão na produção de petróleo porém mostram uma economia diversificada na indústria de alta tecnologia.

DIFERENÇAS ECONÔMICAS - Afeganistão e o Iêmen são os países mais pobres da região pois não possuem petróleo. São os 20 mais pobres do mundo.

O PETRÓLEO É a maior riqueza do Oriente Médio (60% das reservas do mundo). Quando 80% do petróleo consumido na Europa vinha do Oriente Médio, os países da região começaram a reivindicar o controle sobre seus próprios recursos naturais. Exigiam maior participação nos lucros, aumentaram impostos e dólar começou a circular nessa região.

O PETRÓLEO - Em 1970, foi criada a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) com o objetivo de criar uma política de preços e cotas que impedissem crises de superprodução.

OS CHOQUES DO PETRÓLEO Em 1973, a OPEP anunciou ao mundo o aumento do preço do barril de petróleo, que se tornou uma arma política e econômica. - Houve um boicote do fornecimento aos países que haviam apoiado Israel durante a Guerra do Yom Kippur, se espalhando pelo mundo todo.

OS CHOQUES DO PETRÓLEO Em 1979, houve uma nova elevação do preço e os países reagiram de várias formas: Racionaram o produto. Substituíram por carvão, álcool, reatores nucleares, energia solar e eólica, etc. Em 1982, o preço do barril começou a cair.

A QUESTÃO DA ÁGUA Os motivos para sua falta envolvem: clima Rápido crescimento populacional. Danos ao meio ambiente. Mau planejamento no uso dos recursos hídricos. As duas bacias hidrográficas(Jordão, Tigre e Eufrates) são as maiores em volume de água.

A DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO ORIENTE MÉDIO População atual: 400 milhões de habitantes (aprox.) Barein e Catar: Em torno de 1 milhão de habitantes. Densidade demográfica: 40hab/Km2 Barein: 885hab/Km2 Líbano e Israel: 300hab/km2 Arábia Saudita: 8,5hab/km2

A DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO ORIENTE MÉDIO Taxa alta em crescimento vegetativo, devido à alta taxa de fecundidade. A alta taxa de fecundidade se dá devido à exclusão da mulher no mercado de trabalho. Mão-de-obra estrangeira circundam os países produtores de petróleo.

ÁRABES E MUÇULMANOS A religião islâmica e a cultura árabe predomina no Oriente Médio. A partir da Península arábica que os árabes se espalharam para a Ásia Ocidental e do Norte da África. Apenas a Turquia, Irã, Afeganistão e Israel não são considerados parte integrante do mundo árabe.

ÁRABES E MUÇULMANOS A religião islâmica ou muçulmana tem suas origens no início do século VII na Península Arábica(Meca – local de nascimento de Maomé). O Islamismo se expandiu por amplas áreas da Ásia Ocidental, Central e Meridional, África do Norte e Sahel. Todos os países do Oriente Médio com exceção de Israel são de populações islâmicas.

FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO É uma corrente de pensamento existente em todas as religiões do mundo. Seus adeptos acreditam que a religião é a base de toda e qualquer ação humana. O fundamentalismo islâmico é o mais atuante atualmente onde em 1979 uma revolução religiosa no Irã, derrubou a monarquia e com o tempo repassou –o para outros países.

AFEGANISTÃO DOS TALIBANS Tem sido palco de sangrentos conflitos internos, com poucos momentos de paz. 1979/89 sofreu invasão soviética e depois uma guerra civil obrigou a criação da milícia fundamentalista islâmica taliban em 1996. Os talibans instauraram um regime de terror aplicando as leis islâmicas de maneira distorcida.

FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO Proibiam de ouvir rádio, assistir televisão, cinema ou vídeo, dançar, fotografar, soltar pipas, brincar, fazer a barba, jogos em geral. As mulheres tinham que usar vestimentas (burka) que cobria todo o corpo, eram proibidas de trabalhar e sair de casa sozinhas. A Al Qaeda treinava os Talibans em troca de esconderijo para Bin Laden.

PESQUISA EM GRUPO TEMA: A QUESTÃO DA ÁGUA NA PALESTINA. Reservatórios de água. Processo de dessalinização. Poços artesianos. Conclusão.