Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Educação Permanente em Saúde :
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Orientações Curriculares para a Educação Básica
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROJETO SALA DE PROFESSOR
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Atuação dos agentes de Controle Social
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Construindo a cultura educacional inclusiva
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.

Os Princípios Políticos... “O cidadão não é federal , nem estadual , ele está em um município, e os entes federados têm responsabilidades comuns na garantia de sua condição de sujeito de direitos”. “A educação como política pública só será de qualidade se os entes a planejarem em comum....” Anísio Teixeira, março de1946

Os Princípios Educacionais... Confiamos que toda criança e todo adulto pode aprender. Entendemos que a educação se dá no encontro de várias linguagens. Trabalhamos no sentido de que a educação acontece no território e, portanto, a Seduc tem o olhar sistêmico, e direciona sua gestão política para o regime de colaboração.

Os Objetivos Fortalecer o regime de colaboração entre os entes federados- MEC-Estado e Municípios; Fortalecer à escola; Melhorar o desempenho do Sistema Público da Educação Básica; Valorizar os profissionais da educação; Garantir qualidade da Educação Pública Básica; Conceber educação como instrumento de transformação pessoal e social;

Regime de Colaboração- LC 49 Art. 12 A gestão única se dará através de programas conjuntos e permanentes para: I - cadastro, micro planejamento, transporte, chamada e matrícula da população escolar, visando a alcançar a universalização do atendimento da Educação Básica; II - formação continuada dos professores; III - unificação de piso salarial, carreira, concursos de ingresso, remoção e progressão para os profissionais da Educação Básica através de lei complementar; IV - implantação e aprofundamento da Gestão Democrática em todas as instâncias pedagógicas, políticas e administrativas; V - avaliação permanente do rendimento escolar e da gestão democrática.

Políticas de educação - MT Gestão de colaboração – Mec / Estado/Município – PAR –PARFOR- PRONATEC Garantia de educação com qualidade social. Planejamento integrado das matrículas e projetos institucionais comuns. Priorização de formação inicial e continuada dos profissionais. Avaliação das aprendizagens ,institucional e profissional.

Políticas.... Implementação das políticas orientadas pelo MEC Adequação mínima necessária das estruturas físicas Acompanhamento e gestão das aprendizagens Ampliação dos tempos e espaços escolares Construção e divulgação de orientações curriculares Avaliação institucional e profissional Ensino Fundamental organizado em ciclos de formação humana,

Ensino Médio - ressignificação do ensino médio noturno - ensino médio inovador - ensino médio integrado a educação profissional Educação de jovens e adultos – novas perspectivas educacionais Educação no campo- ciências e saberes da terra Educação indígena- multiculturalidade Educação especial – inclusão Foco especial para a sala de aula. Compreensão de que todo aluno aprende.

Nossas metas ... Ações Integradoras para o fortalecimento das Políticas Educacionais do Estado de Mato Grosso: MATRÍCULA, FORMAÇÃO, TRANSPORTE ESCOLAR, Merenda escolar- Câmara de negócio MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Nossas metas ... Fortalecer o Ensino Médio de forma a atingir, no mínimo, as médias nacionais, e ampliar a oferta do ensino médio integrado à educação profissional: MATRÍCULA INICIAL E FINAL DO ENSINO MÉDIO, O QUE ESTUDAR NO ENSINO MÉDIO.

Nossas metas ... Garantir o fortalecimento, qualidade e eficiência do Ciclo de Formação Humana. CORRIGIR O FLUXO NO ESTADO DE MATO GROSSO, ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS ATÉ O OITAVO ANO DE VIDA. Garantir todos os cidadãos alfabetizados até os 60 anos de idade.

Nossas metas ... Neste compasso a escola na perspectiva do Ciclo de Formação Humana tem como meta garantir o acesso e a permanência de todos, com sucesso no ensino fundamental e ainda, contribui para que no ensino médio tenha base sólida de conhecimentos.

Nossas metas ... A meta para o Ciclo de Formação Humana menciona acesso e permanência de todos, enfatiza o termo sucesso e faz uma interessante ponte com o ensino médio, superando a dicotomia do pensar e do fazer, e aponta a necessidade de conhecimentos, vinculados a cultura , a história e ao trabalho.

Nossas metas ... Ampliar a educação em tempo integral das escolas públicas de educação básica do estado de Mato Grosso. O QUE SIGNIFICA FORMAÇÃO INTEGRAL DO HUMANO E TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA. AMPLIAR AS POSSIBIIDADES DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS.

Garantir o atendimento às especificidades das diversidades educacionais

Nossas metas ... CAMPO, QUILOMBOLAS, INDÍGENAS; DEFICIENTES, EJA... TODOS TEM DIREITO À EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL.

Sobre Formação de Professores A SEDUC-MT propõe uma concepção de formação continuada que possibilite a articulação do desenvolvimento pessoal com o profissional, compreendido como processos contínuos e ininterruptos, orientados pela concepção metodológica dialética que permite responder ao dinamismo da prática educativa, as contradições de seu contexto e orientar para a sua transformação.

Conhecimento historicamente acumulado; Cultura profissional; Na busca da formação de um ‘Bom Professor’.. Conhecimento historicamente acumulado; Cultura profissional; Tato pedagógico; Trabalho em equipe; Compromisso Social.

O bom professor... Trata  o conhecimento como  processo e não como  produto final. Faz  comunicação  dos resultados; Trabalha de forma sistêmica, valoriza a equipe; Desafia os estudantes. Pensar em equipe, agir em equipe, construir em equipe..

A política começa a sair da retórica e pisar na realidade Diálogo da SEDUC com as Instituições formadoras- UFMT/UNEMAT/IF-MT Plano Nacional de Formação de Professores. Construção de diagnóstico das necessidades de formação para as redes públicas de mato grosso.(orientações curriculares) Atuação em vias de integração dos agentes formadores do Estado de Mato Grosso

Estratégias de Formação Implantação do Projeto “Sala do Educador”que constitui-se em um trabalho voltado à formação continuada, que tem como objetivos: fortalecer a Escola enquanto espaço de formação por meio da organização de grupos de estudos para a construção de um comprometimento coletivo com o processo de CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS; e contribuir para a superação das DIFICULDADES apontadas pelo diagnóstico da escola.

Dessa forma, fortalecer a escola como locus de formação proporcionar ao professor espaço e tempo para sua formação de maneira contínua, Os grupos de estudos possibilitam aos professores vivenciarem momentos de reflexão, o que ensinar e o como aprender. Tematização da prática.

Nos próximos 4 anos... INSTITUIR MATRÍCULA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS CENTROS DE FORMAÇÃO; INSTITUIR MATRÍCULA PARA TODOS OS FORMADORES NAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS DO ESTADO (Desafios da articulação)

Nos próximos 4 anos... Garantir todas as crianças alfabetizadas até 8 anos de idade; Garantir conhecimento , reflexão social, espaço de pesquisa para todos os profissionais da educação; Garantir uma escola em que todos sintam alegria ao entrar e sempre o desejo de retornar.

Secretários e Assessores... Vocês são os líderes da Educação Pública do Estado de Mato Grosso. A diferença positiva , as melhorias e a inclusão cidadã passa pelas suas mãos . Vocês são líderes de uma grande equipe , são exemplos . “ As palavras passam , o exemplo arrasta”.

Juntos , MEC, SEDUC ( Assessorias e CEFAPROS) SMEs , construirão a educação que Mato Grosso Almeja .

A consolidação nacional , estadual e municipal de um sistema articulado de educação se dará pela mobilização da nação na busca da valorização social da educação. Condição para isto.... O nosso empenho, nosso credo em nós mesmos e o nosso envolvimento com a causa maior.

Os alunos de nossas escolas públicas

Rosa Neide Sandes de Almeida OBRIGADA!!!!!!!!!!!!! Rosa Neide Sandes de Almeida Seduc – MT Rosa.Almeida@seduc.mt.gov.br (65) 9968.3996