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Orientações Curriculares para a Educação Básica

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Apresentação em tema: "Orientações Curriculares para a Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações Curriculares para a Educação Básica

2 a intenção do documento:
Deflagrar debates, provocar reflexões sobre a educação básica e especificidades; elaborar a proposta curricular para o Estado de Mato Grosso; Princípio democrático.

3 motivos: Art. 210 da Constituição Federal/88:
“dever do Estado para com a educação fixar conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum...”

4 Colocou-se em discussão 5 textos com objetivo de fundamentar as reflexões e indagações sobre currículo para a educação básica.

5 finalidade desenvolvimento multilateral Formação comum indispensável
articular a prática com as capacidades de pensar, de relacionar-se, de desenvolver sua afetividade, de estudar, de liderar e de exercer controle social.

6 Principios gerais dimensão pedagógica da prática social e produtiva.
Todos tem direitos a educação de qualidade – escola única; processo educativo em sua dimensão de totalidade- educação integral ; dimensão pedagógica da prática social e produtiva.

7 Princípios.... organicidade da educação básica; concepção histórica do humano em sua integralidade -síntese do desenv/to social e individual; Integração das etapas, modalidades e especificidades;

8 Princípios... sólida formação geral a todos;
desenvolvimento amplo e harmonioso que confira a capacidade de atuar intelectual e praticamente; Ideais de liberdade e solidariedade humana;

9 princípios metodológicos:
Reconhece a produção do conhecimento como um movimento entre o que está dado e o que se anuncia.

10 A práxis pedagógica compreende...
O ponto de partida é nebuloso, pouco elaborado, senso comum; O ponto de chegada- a compreensão da complexa teia das relações sociais concretas.

11 O processo de produção do conhecimento compreende os homens em sua atividade prática: o trabalho.
...compreende e transforma as circunstâncias, ao mesmo tempo em que é transformado por elas

12 nega a mera contemplação da realidade- recriar construindo novos significados.

13 Princípio da transdisciplinaridade.
descaracterização das disciplinas - nova forma de integração de vários campos do conhecimento; quebra a fragmentação da ciência (bloqueios artificiais); rompe com a lógica formal - propõe a dialética;

14 Princípio da transdisciplinaridade.
propõe a professores e alunos novos e complexos desafios; implica na construção de novos objetos a partir da integração de diferentes disciplinas; nega a soma das partes: propõe a rearticulação.

15 5 CADERNOS: o 1º caderno está organizado...
concepções que fundamentam a educação básica; Ensino Fundamental organizado por ciclos de formação humana, e o Ensino Médio de educação geral-etapa complementar; as especificidade e modalidades: EMIEP, PROEJA, EJA, CAMPO, ED ESPECIAL, ED INDIGENA, a EDUCAÇÃO QUILOMBOLA....

16 2º, 3º e 4º CADERNOS: áreas pretende assegurar a organicidade que conferirá identidade à Educação Básica; as capacidades integram-se na área e se relacionam com as demais áreas – compreensão de totalidade da Educação Básica; busca superar a fragmentação e a desarticulação - eixos.

17 5º CADERNO: diversidades educacionais
contribuir com a redução das desigualdades educacionais, de forma a garantir as especificidades de aprendizagens e metodologias considerando a realidade de todo(as). estreita relação entre as concepções educativas na perspectiva de conhecimento, inclusão e mudança social.

18 às Assessorias: organizar e coordenar em cada município e em cada unidade escolar reuniões pedagógicas visando a reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos.

19 Acompanhamento, orientação a gestão das unidades escolares:
o Coordenador(a) Pedagógico (a) e diretor(a) da escola deverão : organizar os momentos coletivos de estudos para revisitar os conceitos das OC’s; garantir a participação de todos; convidar escolas para reuniões e trocas de experiências.

20 As orientações curriculares –um esforço coletivo para práticas políticas inclusivas;
Espera-se que cada professor compreenda sua prática como parte integrante da totalidade representada pela educação básica.

21 Superintende de Educação Básica
UNIDOS FAREMOS MUITO MAIS. OBRIGADA!!! Aidê Fátima de Campos Superintende de Educação Básica


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