COMO FOI O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA?

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Transcrição da apresentação:

COMO FOI O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA? Capítulo 11 COMO FOI O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA?

O Fim dos Impérios Asteca e Inca Conquistadores – cavaleiros sem fortuna, aventureiros. Hernán Cortez, 1519, desembarcou no México. Munido de 508 soldados, 14 canhões e 16 cavalos, seguiu dicas dos indígenas do litoral e partiu para Tenotchtitlán.

Como Cortez foi recebido? Montezuma era o imperador e recebeu Cortez muito bem, pois acreditava que ele era o deus Quetzacoatl. Malinche, nativa, era a intermediária da comunicação entre espanhóis e nativos. Malinche e Cortez tiveram uma relação de paixão. Como Cortez foi recebido?

“Nós, os espanhóis sofremos de uma doença que só o ouro pode curar” “Nós, os espanhóis sofremos de uma doença que só o ouro pode curar”. Cortez Cortez aprisiona Montezuma. Saquearam Tenotchtitlán. Destruíram os templos. Mataram milhares de nativos. Astecas reagiram: cercaram a capital, deixando os soldados sem água e comida. Os espanhóis tiveram ajuda das outras tribos. Cortes destruí a capital em 1521.

Pizarro, em 1532 chegou em terras incas. Desembarcou com 172 homens. Aliado do rei, passou a ser governador das terras conquistadas. O Império Inca estava enfraquecido por conta da disputa do trono entre os dois irmãos: Atahualpa e Huáscar. Matou os dois. Os Incas só lutavam de dia, pedindo as bênçãos do deus Sol. Espanhóis passaram a atacar a noite.

Fragilidades dos nativos Sem unidade. Muitos rivais. Superioridade bélica dos espanhóis: espadas de metal, cavalos, armaduras e canhões. Sem imunidade para doenças trazidas pelos espanhóis: gripe e varíola. Fragilidades dos nativos

A Colonização da América espanhola O Rei espanhol dividiu o território: 4 vice-reinados e 4 capitanias – nobres auxiliaram na administração. Exploraram o ouro, prata e cobre. Espanhóis tinham que pagar o quinto ao rei. Os nativos passaram a trabalhar dentro do sistema de encomienda. Trabalhavam em troca de comida, moradia e catequização forçada. Espanhóis utilizaram a mita – trabalho obrigatório. A Colonização da América espanhola

Portos: Cartagena, Portobelo e Veracruz. MONOPÓLIO COLONIAL Exploração, tráfico, posse ou direito exclusivo de uma pessoa ou de uma empresa sobre determinada mercadoria ou serviço. Portos: Cartagena, Portobelo e Veracruz.

Colonização do Império português O Brasil antes dos portugueses. Os portugueses na terra do pau – brasil.

O império ultramarino português Depois de estabelecer colônias na África, América, chegar á Índia os portugueses continuaram a realizar expedições marítimas e chegaram ao extremo Oriente. Várias formas de relação colonial: Relações diplomáticas: relações amistosas, encontro com chefes, trocas de presentes (Macau e Japão). Relações comerciais no litoral: fortes e feitorias (África). Estabelecimento de colônias: governo permanente ignorando a vontade dos nativos (América). Conquista por meio de armas: Ceuta e Calicute.

Ignoraram as diferenças culturais indígenas. Indígenas não dividiam as terras em propriedades privadas. Uso coletivo. Os portugueses quando chegaram nomearam a terra como sendo de propriedade do rei de Portugal. Ignoraram as diferenças culturais indígenas. Terra sem dono

Brasil antes dos portugueses População indígena entre 3,5 – 5 milhões de índios. História pouco conhecida e é objeto de pesquisa de antropólogos e arqueólogos. Diversidade cultural do povo indígena: em alguns grupos a oca era de uso familiar, já outros a oca era de uso coletiva. Diferenciavam-se pela língua, costumes, aspectos físicos e suas lendas. Brasil antes dos portugueses

Índios do Pará Os índios da Ilha do Marajó e do rio Tapajós tiveram alto grau de desenvolvimento. O centro da cultura era na cidade de Santarém. Construíram tesos - morros artificiais para fugir das inundações da ilha. Construíam suas casas em cima dos morros. Chegaram a ter 10 mil habitantes em Santarém.

Os marajoaras construíram vasos de cerâmica – desenhos geométricos Os marajoaras construíram vasos de cerâmica – desenhos geométricos. (ver doc 2 p. 159) Já os indígenas de Santarém produziam cerâmicas que possuíam figuras humanas e animais. Artesanato

Divisão dos grupos indígenas Eram separados de acordo com a língua falada - existiam duas línguas principais: TUPI – grande influência. Tupinambá , Tupinikim, Potiguara. Tiveram grandes contatos com os portugueses. Essa língua foi aprendida e utilizada até o século XVIII pelos colonizadores. (mandioca, Paraná, Ibirapuera)

Divisão dos grupos indígenas MACRO – JÊ: Menor influência. A influência herdada desse grupo está nos gostos e costumes: feijão, churrasco, milho e amendoim. (Cuiabá, Xaxim, Chapecó) Todas as sociedades indígenas eram igualitárias, sem propriedade privada, com divisão do trabalho através do sexo ou da idade.

Pau - Brasil 22/04/1500 – esquadra de Cabral permaneceu 10 dias na costa fazendo contato com os indígenas. Nomes dados ao nosso país: Ilha de Vera Cruz; Terra de Santa Cruz; Apelido – Terra do BRASIL .

Exploração indígena Extração do pau - brasil. Escambo: ferramenta de metal, espelho, tecidos ... As árvores eram levadas para as feitorias – entreposto comercial. Pouco lucro frente ao comércio asiático. Exploração do pau brasil por particulares – 20 % dos lucros era da Coroa portuguesa. Exploração indígena

Pau - Brasil Local de origem: mata atlântica – Rio Grande de Norte ao Rio de Janeiro. Características: Ibirapitanga – nome indígena 20 m de altura Tronco vermelho – corante para tecidos. Os portugueses já conheciam a árvore desde o séc. XI – exportação da ilha asiática- Sumatra.

Por que Portugal decidiu ocupar o Brasil? O comércio com o oriente proporcionou a Portugal um desenvolvimento marítimo. O país passou a ser uma das maiores potências navais. Nos primeiros 30 anos o Brasil não foi colonizado por portugueses, a Cora terceirizou a extração do pau-brasil por não achar este comércio lucrativo. Porém, como o mercado oriental era muito disputado por diversos países europeus, o lucro com a venda diminuiu.

Tarefa: P. 155 – Atividade 1 e 2 P. 157 – DOC 1, atividades 1 e 2 P. 161 – DOC 1, atividade 1 e 2. Leitura do Saiba Mais – Encontro ou confronto entre civilizações? Leitura do capítulo 12.