A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Conquista da América Latina História da América Latina UNICURITIBA Professor Renato Carneiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Conquista da América Latina História da América Latina UNICURITIBA Professor Renato Carneiro."— Transcrição da apresentação:

1 A Conquista da América Latina História da América Latina UNICURITIBA Professor Renato Carneiro

2 Características da Conquista Os espanhóis, depois de se depararem com a América – mais um obstáculo que um objetivo – buscaram durante muitos anos uma passagem que lhes permitisse atingir às Índias através do ocidente.Tendo falhado em seu intento, buscaram extrair o máximo que pudessem das terras encontradas. Lançam-se à aventura com o mesmo espírito de conquista e cruzada com que expulsaram os mouros do Califado de Córdoba. Muitos dos conquistadores pertenciam à mesma região do sul da Espanha, buscavam fama e riqueza e lutaram na guerra aos mouros.

3 Vantagem dos espanhóis Como um punhado de espanhóis pôde conquistar milhões de nativos da América? Dispunham de 4 vantagens em relação aos índios: Tecnologia militar (aço, pólvora, técnicas) Lendas dos nativos sobre volta dos deuses Imunidade a germes, muito agressivos aos índios, que morriam aos montes por doenças simples Divisão entre os diferentes povos que compunham os impérios americanos (inimigo de meu inimigo é meu amigo!)

4 Da chegada de Colombo... Da fundação do forte de Natividad, em 1492, na ilha de Hispaniola, por Colombo, à conquista do futuro Império Espanhol na América, levou- se pouco mais de meio século. Em 02/1519, encerradas sondagens pelas ilhas antilhanas e pelo litoral do Golfo do México, Hernan Cortés (nasc. Medellin, Estremadura, Espanha, 1485-1547), foi investido pelo poder de Velazques, governador de Cuba. Desembarcou com 600 soldados, 100 canhões, 37 cavalos e 2 intérpretes na Península de Yucatan, informado da riqueza do Império Inca, cujo governante era Montezuma II.

5 A Conquista dos Astecas Em 08/11/1519, Cortés chegou a Tenochtitlan e capturou Montezuma, mas ao regressar à recém fundada Vera Cruz, foi emboscado pelos astecas e perdeu 1/3 dos homens (La Noche Triste). Os espanhóis seguiriam perseguidos pelos astecas, mas conseguiram o apoio dos Tlaxcala, inimigos dos astecas e por eles dominado, reverteram a desvantagem numérica, no cerco a Tenochtitlan, que matou a maioria da população. Em 1526, Cortés, então Marques de Oaxaca, foi substituído no comando do México por Luis Ponce de Leon, burocrata da Corte. “Audiência” de Nova Espanha.

6 A Conquista dos Quíchuas Outra audiência, Nova Castela, seguiu o caminho de sua antecessora. O mote da conquista foi o mesmo: a busca de riquezas. Mas desta vez não havia o idealismo religioso da conversão dos povos ao cristianismo. Nova Castela foi o resultado da conquista dos povos do planalto andino, principalmente o Império Inca, cujo centro era a cidade de Cuzco. O conquistador então seria Francisco Pizarro, um bastardo analfabeto da mesma região que Cortés, de clima árido e severo, também militar na luta contra os mouros.

7 Condições mais difíceis Junto com Diego Almagro e Hernando de Luque (padre), aventureiros, violentos e inescrupulosos como Pizarro, partiram em 1531 com 180 homens e 37 cavalos, para conquistar um território vasto, com altitudes entre 3 e 3,5 mil metros. Em 2 anos de campanha, tomaram Cuzco e prenderam o Imperador. A guerra durou 10 anos. Pizarro capturou Atahualpa em Cajamarca (1533) depois do massacre de sua guarda. Por resgate exigiu uma sala repleta de ouro até o teto, em vão. Pizarro foi assassinado em 1541, por Almagro, morto pelo filho de Pizarro, em Lima, capital do vice-reino de Nova Castela.


Carregar ppt "A Conquista da América Latina História da América Latina UNICURITIBA Professor Renato Carneiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google