Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática de Software e Hardware Básico
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Administração de sistemas operacionais
Adaptado do manual do DCC/UFMG e do livro ASO-M
Comandos do Linux SO II.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Shell Script Professor: João Paulo
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Processos no Unix e Linux
Primeira aula de laboratório
Introdução ao Computador
Nosso relacionamento com computadores é baseado em símbolos.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Interpretador Online.
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu Rodrigo Almeida Costa.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Introdução A informatização crescente nas instituições públicas e privadas, a disseminação de diversas tecnologias de redes e o uso cada vez maior de sistemas.
Windows Sistema operacional da Microsoft
Sistemas Operacionais
L INUX G ERENCIAMENTO PRIVILÉGIOS Sistemas Operacionais de Redes José Roberto Cruz e Silva.
MICROSOFT Windows XP.
Sistemas Operacionais
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
PROF PAULO MAXIMO, MSc
PCI- Primeira Aula de Laboratório Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Introdução ao UNIX.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Shell Script Parte 2.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Profº Cláudio Barbosa VBScript Introdução  Visual Basic - Linguagem de uso geral da Microsoft.  VBScript (Visual Basic.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Uranium Backup. Processo de Instalação Depois de baixar o programa clique no executar do programa, depois sim para o modo de segurança.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
Help de ajuda para configurar o BACKUP Esse help servirá para ajudar a realizar a configuração do backup automático do Banco de Dados.
Autorizar Programas para Usuários Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa.
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Aula 03 – 08/11/ – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.
Automatização de Serviços – P1 SHELL SCRIPT Charles J. Busarello - IFPR.
Sistemas Operacionais Comandos de Linux Ubuntu
ELEMENTOS DE INFORMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br

Agenda O que é o Linux? Que linux iremos usar!? Logando no Linux Comandos e Programas Úteis Alguns comandos para manipulação de pastas Comando para a manipulação de permissões Um Editor de texto simples O GCC (GNU Compiler Collection) Como obter ajuda sobre um programa?? Prática!

O que é o Linux? Procurar em Vamos partir para algo mais interessante!

Que linux iremos usar!? Ubuntu 7.04 Mas onde ele está? :-P Usaremos um Linux remotamente Servidor “altinho” acessado pelo Putty Modo de texto... :-D

Logando no Linux Abrir o Putty Setar o host name para “altinho” Clicar em “Open” Usar login e senha do UNIX (Webmail)

Comandos e Programas Úteis Antes de Comecar: Linux é Case Sensitive A tecla Tab é muito util! O Atalho “Ctrl + C” não copia e nem o “Ctrl + v” cola! Sua pasta principal é a /home/

ls Lista arquivos/pastas de um diretório Principais opções (argumentos):  -a: mostra arquivos e pastas ocultas  -l: mostrar detalhes dos arquivos e pastas Exemplo ls –la Esse comando vai listar as arquivos/pastas do diretório atual do terminal

cd Comando para se dirigir para uma pasta Exemplo: cd /home/arss/public_html Com esse comando o terminal vai para a pasta desejada.

mkdir “Make dir” Cria um diretório ou uma cadeia de diretórios Principais opções (argumentos):  -p : Cria cadeia de diretórios se necessário Exemplo: mkdir –p /home/arss/uma/aula/sobre/linux Esse comando vai criar essa pasta

rm “remove” Remove um arquivo ou pasta Principais opções (argumentos):  -r : recursivamente, remova todos os arquivos e pastas Exemplo rm –r /home/arss/uma/ Esse comando vai remover a pasta “uma” e todos os arquivos e pastas que estiverem dentro dela;

cp “Copy” Copia uma pasta ou um arquivo para um determinado destino Sintaxe: cd [args] Principais opções (argumentos):  -r : recursivamente, copia todos os arquivos e pastas para o destino Exemplo cp /home/arss/arquivo.zip /home/arss/Desktop/ Move o arquivo “arquivo.zip” para o Desktop

mv “Move” Move um arquivo ou pasta para um destino Funciona do mesmo jeito que o “cp” Mas também é usado para renomear arquivos. Exemplo:  mv nome.zip nomeNovo.zip  Isso renomea o arquivo para o “nomeNovo.zip”

chmod O linux tem um sistema de permissões restrito por default Todos os arquivos tem um dono(o “owner”) Por default apenas o dono tem permissão para alterar arquivos O “chmod” pode alterar essas permissões

chmod Sintaxe: chmod [args] Argumentos São 3 números: Permissão do dono Permissão do grupo do dono Permissão para todos os usuários Quanto maior o número mais poder o usuário vai ter! O maio número é 7; Exemplo Chmod 777 pasta Todos os usuários poderão fazer qualquer coisa nessa pasta

vim Um Editor de texto bem simples Para poder escrever/alterar um texto é só apertar “insert” Para executar algum comando do vim é só apertar “esc” digitar o comando Comandos uteis: :q - sair do vim :w - Salvar as alterações do arquivo Usar a ! (exclamação) força a execução de algum comando

vim Usando o vim: Sintaxe: vim Se o arquivo não existir, o vim criará um se as alterações no arquivo forem salvas

GCC (GNU Compiler Collection) Uma coleção de compiladores C/C++, Java, Ada, Pascal, Fortran Sintaxe: gcc –o Essa é a forma mais simples de se compilar um arquivo E para executar um arquivo no linux é só digitar:./

Obtendo ajuda no Linux Duas formas básicas: --help : a maioria dos programas ao receber esse argumento mostram como usar o programa. man : mostra o manual do programa, também é muito útil.

Prática! Fazer uma pasta Criar um arquivo hello.c (usar o vim) E criar um “hello world” em C Depois compilar e executar

Dúvidas ?